Software para oficina mecânica: lista com tudo que você precisa para escolher

Um software para oficina mecânica ajuda o proprietário do estabelecimento a lidar melhor com as suas demandas. De fato, o acompanhamento das ordens de serviço de modo manual é muito suscetível a erros, sem contar que o atendimento ao cliente pode ser mais demorado. Além disso, o controle de estoque pode se tornar deficitário sem o uso de um bom sistema ERP.

Ao longo deste post completo, vamos apresentar as principais características dos softwares para oficina mecânica. A ideia é destacar as particularidades das ferramentas, de modo a embasar a sua decisão acerca de qual solução melhor atende às necessidades do seu negócio.

Continue a leitura até o final e saiba mais!

Quais as funcionalidades essenciais em um bom software para oficina mecânica?

Sem dúvidas, o que o cliente mais deseja na hora de levar o seu carro até a oficina é ser atendido com qualidade e no menor tempo possível. Afinal, talvez ele esteja deixando de trabalhar ou abdicando de outras responsabilidades para estar ali, na tentativa de fazer algum procedimento no seu veículo.

Dito isso, é muito importante que a oficina mecânica tenha pessoas e sistemas trabalhando de modo coordenado, por meio de um fluxo organizado e padronizado de informações. A seguir, veja as funcionalidades que um software de gestão precisa ter para alcançar esse fim.

Plataforma em nuvem

Uma das principais vantagens do software que funciona na nuvem é que ele não requer instalação. Em outras palavras, o programa funciona totalmente online, permitindo que tanto computadores quanto aparelhos móveis possam acessar as suas funcionalidades.

Com a mobilidade do sistema, é possível ter acesso a todas as informações, como fluxo de caixa e controle de estoque, de qualquer dispositivo com acesso à internet. Sendo assim, o software em nuvem oferece maior agilidade nos processos internos da empresa.  

Teste gratuito

O programa com teste gratuito é uma boa opção, pois, somente inserindo o sistema no cotidiano da sua empresa, poderá verificar se ele atenderá às demandas da oficina.

Por exemplo: se a geração de ordem de serviço ou emissão de boletos é uma prioridade na sua empresa, com o teste, é possível confirmar se essas ferramentas vão atender por completo suas necessidades.

Com o teste, você também consegue analisar a qualidade do atendimento do suporte técnico da empresa escolhida, pois é importante que ela conte com uma equipe para auxiliar sempre que precisar.

Emissão de notas fiscais

Com o passar do tempo, ter um software que emite notas fiscais ajuda a equipe da oficina a ganhar mais tempo. Além disso, evita problemas ligados a erros de digitação nos documentos fiscais, por exemplo. Automatizando o processo, é possível evitar esses erros e imprecisões, que podem ocasionar problemas junto à SEFAZ, a Secretaria da Fazenda.

Gestão de estoque

Caso o proprietário queira uma solução completa para gerir sua oficina, é importante pensar em programas que fazem uma boa gestão do estoque. Afinal, problemas com falta de peças e materiais podem prejudicar a eficiência do atendimento.

Com o controle de estoque feito da maneira correta, é possível, por exemplo, criar avisos de estoque baixo, para não deixar seu cliente sem o que precisa. Ou então, verificar períodos em que algum tipo de material tem mais saída, preparando-se com antecedência para datas específicas.  

Ferramentas focadas em experiência do cliente

Em meio às características dos softwares para oficina mecânica citados até aqui, existem os que levam um pouco mais a sério o relacionamento com o cliente. Em outras palavras, eles têm funcionalidades que agregam valor à experiência do público com a oficina, sendo as principais delas:

  • o envio de mensagens para o e-mail ou para o celular, informando ao cliente acerca de atualizações de status do serviço, facilitando a abertura de ordens de serviço;
  • o envio de mensagens parabenizando o cliente em sua data de aniversário;
  • o envio de avisos referentes às manutenções preventivas dos veículos.

Como fazer uma ordem de serviço (OS) para oficina mecânica?

Basicamente, ao usar um software para oficina mecânica, é preciso inserir qual serviço será prestado, os materiais empregados, os funcionários responsáveis e o seu valor total.

São informações de extrema relevância, pois vão transmitir ao cliente que o lugar é sério e transparente o suficiente para fazer o reparo do veículo da melhor forma possível. Dados adicionais que podem ser inseridos na OS são:

  • laudo técnico;
  • horário de início e de término de cada procedimento;
  • motivo específico pelo qual o cliente levou o seu carro até a oficina.

O que considerar para fazer o gerenciamento de estoque?

Mesmo em oficinas de pequeno porte, é importante que a gestão do estoque seja informatizada. Na prática, o ideal é ter um controle robusto das peças empregadas em um serviço, e um software pode ser muito útil, notificando a equipe sobre os itens que logo precisarão ser repostos.

Dessa forma, como dito, o processo de compras passa a ser mais otimizado, evitando a aquisição de itens em quantidade além ou abaixo do necessário.

Como escolher o melhor sistema para a oficina?

A escolha do melhor sistema depende basicamente de dois fatores: entender as necessidades do estabelecimento e saber se o software cabe no orçamento. Nesse sentido, existem soluções completas e de baixo custo, inclusive com a possibilidade de teste gratuito. Assim, o dono do negócio consegue verificar se o software em questão atende a todas as suas necessidades.

O software para oficina mecânica é fundamental para o proprietário lidar melhor com as suas demandas. A otimização no fluxo das informações, a emissão de ordens de serviço e a gestão do estoque são apenas alguns aspectos que podem ser aprimorados pelo uso de um sistema.

A TagPlus pode ajudar o seu negócio. Temos um software completo de gestão que vai auxiliar você a lidar com o cotidiano de forma mais eficiente. Com um plano mensal bastante acessível, é possível ter muitas das funcionalidades citadas no texto, como controle de estoque, Ordem de Serviço, emissão de notas fiscais, envio de SMS para clientes e cadastro de produtos e fornecedores.

Temos um teste gratuito de 15 dias, além de suporte especializado e um excelente custo-benefício, sendo um dos sistemas mais em conta do mercado.

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