Dicas básicas para um melhor controle de estoque

Como melhorar o controle de estoque visando a melhora do lucro da empresa e satisfação dos clientes? Com um bom controle de estoque e gestão de produtos, é possível atender as demandas com mais agilidade e de forma mais fácil, oferecendo mais qualidade nos serviços e produtos de sua empresa, e até reduzindo custos. Que tal ver algumas dicas para melhorar o seu controle de estoque?

O estoque de uma empresa representa o capital do seu negócio. Se o número de itens estocados é alto, o capital de giro é menor. É preciso ter um controle de estoque eficiente para atender a demanda de pedidos e otimizar o custo operacional de manutenção de estoque. Algumas dicas simples podem lhe ajudar!

Dicas para um melhor controle de estoque

Planejamento

Um bom planejamento é necessário para todas as áreas da empresa, e no estoque não é diferente.
Na hora de definir o local onde irá armazenar seus produtos, escolha um ambiente que oferece fácil acesso e boa visualização dos produtos, e que tenha melhores condições de armazenamento. É necessário também a avaliação do que deve ser armazenado, de acordo com a análise de saída de produtos, o que pode ser feito facilmente através de um Software de Gestão que tenha a ferramenta de controle de estoque, como o TagPlus.

Controle rígido

Todas as entradas e saídas de produtos devem ser registradas. A melhor forma de fazer isso é de forma automatizada, como sugerimos, através de um Software de Gestão.

Automatize os processos

Independentemente do tamanho do seu negócio, a automatização através de um sistema de ERP (Enterprise Resource Planning) é importante. Vale um ponto especial para frisar a importância do Softwate de gestão, afinal, ele torna a gestão da empresa em todos os aspectos muito mais fácil, prática e correta. Os erros são reduzidos, e a troca de informação é melhor.
A visualização e geração de relatórios é mais confiável e melhor. Os preços de um Sistema ERP/de Gestão hoje são acessíveis e realmente fará maravilhas para o seu negócio, além de economizar muito mais tempo nos processos e poder focar no que realmente é preciso.

Organize

Não basta apenas registrar tudo perfeitamente, é preciso ter um estoque organizado. Adote rotinas e processos de controle, e sempre que houver saída ou entrada de um item, não deixe para depois, lance imediatamente.

Analise o histórico de vendas

É através desse processo que você poderá dizer o que precisa repor mais rápido e o que não deve comprar demais para não ficar encalhado no seu estoque. O histórico de vendas irá fazer com que você possa se programar com a sazonalidade de vendas e demandas de seu cliente, e se programar para as compras de forma que não perca vendas.

Atente-se aos fornecedores

Fique atento a prazos de entrega e disponibilidade de produtos junto ao seu fornecedor.
São dicas simples, mas segui-las é fundamental para não deixar o seu cliente insatisfeito pela falta de um produto ou perder dinheiro com produtos que nunca saem do estoque. Para saber como melhorar ainda mais o seu controle de estoque, fique atento ao nosso blog, onde oferecemos várias dicas para você gerir sua empresa da melhor forma!

Foto do perfil do autor ou atora

Nenhum comentário

Deixe o seu Comentário

Categorias

Guia grátis do Micro Empreendedor Indivídual (MEI) Guia grátis do Micro Empreendedor Indivídual (MEI) Guia grátis do Nota Fiscal Consumidor eletrônica (NFC-e) Guia grátis do Nota Fiscal Consumidor eletrônica (NFC-e)