Dicas básicas para um melhor controle de estoque

Como melhorar o controle de estoque visando a melhora do lucro da empresa e satisfação dos clientes? Com um bom controle de estoque e gestão de produtos, é possível atender as demandas com mais agilidade e de forma mais fácil, oferecendo mais qualidade nos serviços e produtos de sua empresa, e até reduzindo custos. Que tal ver algumas dicas para melhorar o seu controle de estoque?

O estoque de uma empresa representa o capital do seu negócio. Se o número de itens estocados é alto, o capital de giro é menor. É preciso ter um controle de estoque eficiente para atender a demanda de pedidos e otimizar o custo operacional de manutenção de estoque. Algumas dicas simples podem lhe ajudar!

Dicas para um melhor controle de estoque

Planejamento

Um bom planejamento é necessário para todas as áreas da empresa, e no estoque não é diferente.
Na hora de definir o local onde irá armazenar seus produtos, escolha um ambiente que oferece fácil acesso e boa visualização dos produtos, e que tenha melhores condições de armazenamento. É necessário também a avaliação do que deve ser armazenado, de acordo com a análise de saída de produtos, o que pode ser feito facilmente através de um Software de Gestão que tenha a ferramenta de controle de estoque, como o TagPlus.

Controle rígido

Todas as entradas e saídas de produtos devem ser registradas. A melhor forma de fazer isso é de forma automatizada, como sugerimos, através de um Software de Gestão.

Automatize os processos

Independentemente do tamanho do seu negócio, a automatização através de um sistema de ERP (Enterprise Resource Planning) é importante. Vale um ponto especial para frisar a importância do Softwate de gestão, afinal, ele torna a gestão da empresa em todos os aspectos muito mais fácil, prática e correta. Os erros são reduzidos, e a troca de informação é melhor.


A visualização e geração de relatórios é mais confiável e melhor. Os preços de um Sistema ERP/de Gestão hoje são acessíveis e realmente fará maravilhas para o seu negócio, além de economizar muito mais tempo nos processos e poder focar no que realmente é preciso.

Organize

Não basta apenas registrar tudo perfeitamente, é preciso ter um estoque organizado. Adote rotinas e processos de controle, e sempre que houver saída ou entrada de um item, não deixe para depois, lance imediatamente.

Analise o histórico de vendas

É através desse processo que você poderá dizer o que precisa repor mais rápido e o que não deve comprar demais para não ficar encalhado no seu estoque. O histórico de vendas irá fazer com que você possa se programar com a sazonalidade de vendas e demandas de seu cliente, e se programar para as compras de forma que não perca vendas.

Atente-se aos fornecedores

Fique atento a prazos de entrega e disponibilidade de produtos junto ao seu fornecedor.
São dicas simples, mas segui-las é fundamental para não deixar o seu cliente insatisfeito pela falta de um produto ou perder dinheiro com produtos que nunca saem do estoque. Para saber como melhorar ainda mais o seu controle de estoque, fique atento ao nosso blog, onde oferecemos várias dicas para você gerir sua empresa da melhor forma!

Imagem de Freepik

Sistema online

TagPlus é o sistema ideal
para a gestão da sua loja!

Controle seu estoque, financeiro, clientes,
notas fiscais, venda online e muito mais.

Imagem ilustrativa monitor com o Sistema Tagplus
Foto do perfil do autor ou autora

Escrito por

Nenhum comentário

Deixe o seu Comentário

Categorias