Qual o segredo de um site de sucesso?
Os sites são plataformas que funcionam como uma vitrine virtual. No caso de sites de empresas, a principal função é mostrar informações essenciais dos produtos ou serviços ofertados, como descrição, preços, formas de pagamento e canais de contato.
No mercado tão competitivo como dos dias atuais, é imprescindível a criação de um site para vendas online. Muitas empresas utilizam as redes sociais como principal endereço na internet, mas o ideal é que sejam canais de complemento ao site, assim como o blog.
As plataformas
As redes sociais são utilizadas para atrair e relacionar, através do contato próximo e direto com o cliente. Já os blogs, tem a função de atrair os leads pela produção de conteúdo que seja relevante para eles. Além disso, a aplicação das métricas SEO colaboram uma boa posição no ranking do Google.
As três plataformas (site, blog e redes sociais) se misturam e se complementam da seguinte maneira:
- no site, disponibilize abas ou botões para que os visitantes consigam acessar os conteúdos do blog e das redes sociais;
- nas redes sociais, promova os conteúdos do blog e do site, através da criação de stories e feed interativos;
- no blog, divulgue conteúdos institucionais e assuntos do nicho em que atua, de forma que convença seus visitantes a procurarem outros canais da sua marca.
Criação do site
Para a criação do site, alguns fatores são essenciais e não devem ser esquecidos. Saiba:
- briefing: reúna todas as informações que você julga mais importantes para que o público entenda os objetivos da empresa. Como por exemplo, a motivação, missão, visão, valores, fatores estes, que representam a essência da existência da marca;
- abordagem de conteúdo: faça um planejamento e defina os tipos de conteúdos que serão abordados, a fim de atingir e garantir o acesso ao público alvo desejado;
- layout: é interessante escolher características marcantes e condizentes com o manual de identidade da marca;
- testes: Antes de colocar no ar, faça quantos testes forem necessários para evitar problemas futuros e garantir uma boa navegabilidade;
Atuação do site
- domínio (endereço): é ele que é lembrado pelos seus usuários, por isso, escolha bem o endereço do seu site. Seja simples e objetivo, evite símbolos e palavras complicadas;
- mapa do site: é a organização das seções, subseções, páginas e abas. Use e abuse da usabilidade e fatores de UX Design (experiência do usuário).
- atualização: Lançado o site, certifique-se de mantê-lo atualizado. Comunique seus clientes caso haja mudanças de endereço e contatos. Além disso, publique conteúdos relevantes, que sejam interessantes e inovadores.
Conclusão
A escolha das plataformas que irão melhor orientar seu negócio online, deve ser baseada em informações pre-existentes e um bom planejamento. Lembre-se de todos os processos, se organize, pesquise, faça testes, reformule e esteja sempre disponível a adotar melhorias para levar o melhor aos seus visitantes e clientes.
Seu negócio já tem site? Blog? Atua nas redes sociais? O que você faz? Conta pra gente, vamos conversar!
Image by peoplecreations on Freepik
Sistema online
TagPlus é o sistema ideal
para a gestão da sua loja!
Controle seu estoque, financeiro, clientes,
notas fiscais, venda online e muito mais.
Escrito por
Renata Scaff
Conteúdo bastante esclarecedor!