Manual de Identidade Visual

Você já parou para pensar porque a criação de uma marca é tão importante?

De cara posso dizer que as pessoas optam por adquirir produtos em que o valor percebido é maior que o valor real. Como dito no texto anterior, a marca quando vista por muito tempo, constrói confiança e é isso que faz com que o cliente volte e compre mais.
Unindo a justificativa de marca, logo, papelaria, escolha das cores, reduções de assinaturas e tipografia, temos o básico para um Manual de Identidade de Marca. Trata-se de um documento técnico desenvolvido por designers gráficos e publicitários, que contém especificações de propriedades visuais, para facilitar a propagação, percepção, identificação e memorização da marca na mente das pessoas.

A MARCA

Marca é a soma intangível (que não se pode sentir/apalpar, como por exemplo, a música) dos atributos de um produto. É também definida pelas impressões dos consumidores sobre as pessoas que a utilizam.
Propósito, missão, valores e visão também são definidos junto à marca.

O LOGO

O logo serve para identificar a marca e diferencia-la dentre tantas outras existentes no mercado. Como princípios básicos para a criação, há 6 (seis) mais importantes: originalidade, significado, lembrança, equilíbrio, harmonia e adequação. Além disso, os logos devem adotar alguns “ingredientes” para que se tornem memoráveis aos clientes, sendo alguns deles: 

–  Relevância e Adequação, de forma com que a empresa seja identificada;
Tradição, pois modas vêm e vão. Foque em elementos que não irão ficar “batidos” e perder a graça;
Memória: O objetivo é fazer com que só de olhar, as pessoas reconheçam sua marca;
Elementos: Opte por um único elemento base, para assim, não perder detalhes quando for aplicado em pequenos formatos (falaremos mais a frente).

TIPOGRAFIA

A tipografia serve para que a empresa mantenha uma coerência visual em seus textos e materiais. Procure fontes de fácil entendimento e leitura. 

REDUÇÕES

Como dito um pouco acima, o ideal é que sua logo tenha somente um elemento, de forma que as reduções de assinatura não comprometam sua identificação/leitura em diferentes materiais.

CORES

Uma das principais definições do Manual de Identidade é a escolha da paleta de cores. Isso permite a uniformização em diferentes tipos de aplicações, virtual ou impresso. As cores podem ser em CMYK, Pantone e RGB, ou todas.

CORES DA ASSINATURA

Às vezes é necessário aplicar a logo de sua empresa em fundos coloridos ou de texturas diferentes. Pode ser sua logo em fundo branco, fundo preto, em negativo ou em fundo colorido.

PAPELARIA

Para cada ramo empresarial, uma série de materiais de papelaria é utilizado para padronizar as atividades. No geral, são compostos por papel timbrado, cartão de visitas, envelope carta, envelope saco, todos personalizados. 

  • Papel Timbrado
papel timbrado
  • Cartão de Visitas
cartão de visitas
  • Envelope Carta
envelope carta
  • Envelope Saco
envelope saco

Aqui na TagPlus, optamos por desenvolver outros artigos para a marca, como camisas, canecas, placas, quadros, ploters automotivo, adesivos, almofadas, marcadores de página, chinelos e pantufas. Esse produtos podem ser adquiridos por qualquer pessoa. E são a coisa mais linda!!
Olha só:

  • Caneta
caneta esferográfica
  • Xícara
Xícara para tomar café

CONCLUSÃO

Desenvolver o Manual de Identidade Visual de uma empresa não é simples, mas é muito importante padronizar a maneira como a marca se apresentará ao mercado, para clientes ou fornecedores.
Não faça o Manual de qualquer jeito, isso poderá ser retrabalho no futuro!

Justamente pelo nível de dificuldade em desenvolver uma Identidade Visual que vá de acordo com as expectativas do mercado, é que algumas organizações se tornaram especialistas nisto. Como é o caso da UPLOGOS, empresa composta por uma equipe capacitada que tem como principal interesse entregar um trabalho bem feito e com resultado satisfatório. Bem bacana, não é? E o melhor é que clientes TagPlus tem condições especiais na contratação da montagem do Manual de Identidade Visual com a Up Logos, clique aqui e entre em contato!








Foto do perfil do autor ou atora

Ecóloga, estudante de Publicidade e Propaganda. Na TagPlus, é Auxiliar Analista de Marketing e Publicidade, com ênfase em redação.

Nenhum comentário

Deixe o seu Comentário

Categorias