5 ideias de promoção para o Dia do Cliente
De forma geral, para as empresas, pode-se dizer que todos os dias são “o Dia do Cliente”. Afinal, os gestores têm que estar sempre atentos para vender produtos e/ou serviços e, claro, fidelizar o público, seja na loja física, no Ponto de Venda, ou no ambiente virtual. Mas você sabia que, de fato, há uma data formal voltada aos consumidores no calendário brasileiro?
A propósito, na cultura organizacional do seu empreendimento, existe a tradição de criar promoções para o Dia do Cliente? Você já pensou no quanto esse tipo de estratégia, quando bem-feita, pode potencializar os resultados da organização?
A data surgiu como uma forma de homenagear os consumidores e, inclusive, ajudar as companhias a implementarem ações táticas em um período que, normalmente, é de baixa para o varejo. Neste post, vamos falar um pouco mais sobre o tão esperado dia 15 de setembro e como criar promoções para o Dia do Cliente. Boa leitura!
O que é o Dia do Cliente?
O Dia do Cliente é uma ocasião comemorativa celebrada em todo dia 15 de setembro no Brasil. A data surgiu em 2003 após uma ideia do empreendedor João Carlos Rego, no Rio Grande do Sul.
O seu objetivo declarado era criar uma época de celebração para o setor comercial que ajudasse a estreitar o relacionamento entre os consumidores e as marcas. Assim, acreditava-se que se tornaria mais fácil fidelizar os clientes.
A data também serve para valorizar o público e incentivar as compras em um mês que costuma ser de baixa para o varejo, como dito. Afinal, setembro fica longe do Natal e de outros eventos comemorativos tradicionais.
Nesse contexto, é importante notar que o período — e, consequentemente, as promoções para o Dia do Cliente — ganhou ainda mais força em 2019. Isso porque houve a criação da chamada “Semana do Brasil”, que estimula os lojistas a criarem ofertas para impulsionar o consumo e a economia brasileira.
Pensando nesse propósito, além de homenagearem a clientela, os negócios aproveitam o Dia do Cliente para implementar iniciativas especiais, como sorteios, concessão de descontos e distribuição de brindes.
Quais são as melhores ideias de promoções para o Dia do Cliente?
O ideal é que as estratégias voltadas ao Dia do Cliente sejam focadas na valorização do público e no reforço do compromisso, por parte da empresa, com a satisfação dos consumidores.
Por isso, é interessante pensar sob uma perspectiva customer centric. Ou seja, colocando o cliente no centro das suas ações. Nesse dia, ele não deve ser apenas atendido, mas também ouvido, reconhecido e conquistado.
Nesse sentido, vale a pena recorrer a algumas práticas de sucesso. A seguir, listamos as principais!
1. Ofereça descontos
Comemorar o Dia do Cliente sem oferecer ao menos um desconto é contraproducente. Afinal, para que celebrar a data se o intuito não for disponibilizar condições especiais para o consumidor? Por isso, aproveite a oportunidade para praticar preços reduzidos.
Inclusive, uma boa dica nesse sentido é trabalhar com descontos progressivos, em que a dedução do valor final aumenta à medida que o cliente compra mais. A concessão do frete grátis também pode ser explorada, por exemplo, atrelando a gratuidade a um determinado valor gasto.
2. Faça sorteios
Os sorteios são mais uma ação bem-sucedida para movimentar a sua base de clientes. Além disso, nem é preciso promover eventos físicos/presenciais e/ou que demandarão, por exemplo, o envio de mercadorias ao ganhador, pois você pode sortear cupons promocionais, viagens e serviços de lojas parceiras.
Uma ideia bastante válida, porém, é, sim, oferecer alguns dos itens mais vendidos do seu portfólio para aumentar o engajamento. Você pode até incluir alguns dos produtos “encalhados” no estoque, mas, nesse caso, é possível que o sorteio não atraia um grande número de participantes.
3. Ofereça amostras e brindes
Oferecer amostras de produtos e testes gratuitos das mercadorias e dos serviços da marca é uma excelente maneira de atrair novos clientes. Inclusive, a medida também estimula os consumidores já fidelizados a testarem outras soluções.
Também é possível criar brindes personalizados com a logomarca da empresa, que agradam aos consumidores e ainda elevam o alcance da companhia.
4. Promova um concurso
O que você acha de promover um concurso para engajar os clientes e fortalecer de vez a marca? Trata-se de uma maneira de estimular uma competição saudável e a criatividade. Nesse sentido, algumas possibilidades são:
- um concurso em que ganha a melhor frase, a melhor foto ou o melhor vídeo acerca de determinada temática;
- um concurso que premia a melhor história de um cliente com a marca, contada por ele;
- um concurso que siga a linha “Complete essa frase”, premiando as mais criativas.
Uma boa pedida é incentivar as pessoas a participarem com o compartilhamento das suas tentativas nas redes sociais. Acredite: isso ajudará no fortalecimento da presença digital da sua empresa.
5. Aproveite a data para apresentar alguma novidade
Além de apostar em promoções para o Dia do Cliente, a empresa pode tornar a ocasião perfeita para apresentar alguma novidade na sua operação — desde que essa notícia esteja diretamente ligada à melhoria da experiência do consumidor, é claro.
Assim, a companhia pode inaugurar um novo meio de contato (explorando a tendência omnichannel na integração dos canais), apresentar um novo produto (com preços especiais nesse dia), entre outras iniciativas.
Quais são as ideias de campanhas para o Dia do Cliente nas quais vale a pena apostar?
O Dia do Cliente é uma ocasião perfeita para promover a sua empresa, como vimos. No entanto, você também precisa divulgar todas as ações que foram criadas especialmente para essa data. A seguir, confira as dicas que elencamos!
Crie um vídeo institucional com a participação dos clientes
Para tornar isso viável, é possível começar com uma campanha exclusiva para o Dia do Cliente que tenha um dos seus consumidores fidelizados como o personagem principal de um vídeo institucional, por exemplo. Também é interessante pedir que outros mandem os seus vídeos.
Assim, o passo seguinte será montar um compilado disso tudo. Para compor o material, uma boa dica é utilizar números que representem o seu negócio, como métricas de clientes satisfeitos e de vendas concretizadas.
Na prática, você pode buscar conectar isso ao consumidor, mostrando como a empresa só conquistou aqueles marcos por conta das pessoas que apostaram no negócio.
O seu empreendimento também pode utilizar dados positivos da sua reputação, como uma nota boa no popular “Reclame Aqui” e nas redes sociais. Outra boa aposta é incluir depoimentos com elogios de clientes e qualquer outro dado que diferencie a companhia dos concorrentes.
Disponibilize recompensas especiais
Caso você tenha um cadastro de clientes ou uma solução que ajude a registrar os dados deles (como o TagPlus), será possível aproveitar essa base de informações. Assim, você poderá pesquisar as pessoas que mais compraram na sua empresa nos últimos tempos.
Com os dados em mãos, uma boa pedida é enviar um pacote com brindes e descontos especiais para esses clientes. Agora, se o negócio ainda não tiver recursos para investir em homenagens assim para muitos consumidores, uma alternativa é enviar e-mails personalizados para os compradores que se destacaram.
Mande mensagens automatizadas com ofertas
A sua empresa também pode criar uma hashtag (como o nome da marca acompanhado de “dia do cliente”) e disparar mensagens com ofertas relâmpagos. A ideia é oferecer boas condições de compra para incentivar as pessoas a realmente clicarem na mensagem.
Isso pode ser colocado em prática com a automatização e com ferramentas de WhatsApp Marketing, por exemplo, elevando o alcance da campanha e possibilitando o envio de milhares de mensagens em alguns segundos.
O SMS é outra opção relevante de automatização. É possível enviar mensagens diretamente pelo TagPlus, por exemplo, como mostra este tutorial.
Como vimos, a data que homenageia o público consumidor é uma ocasião que objetiva fortalecer a relação entre as empresas e o seu público. Com um bom planejamento e com promoções para o Dia do Cliente, todos saem ganhando: as organizações vendem e fidelizam mais compradores, enquanto as pessoas conseguem condições especiais no dia 15 de setembro.
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Escrito por
Isabella TôrresAnalista de Marketing e Criadora de Conteúdo com foco em estratégias de awareness. Experiência em temas como empreendedorismo, marketing, vendas e SaaS para o varejo.
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