Nota Fiscal de devolução: Chega de dúvidas!

Você sabe como proceder em relação a Nota Fiscal em casos de devolução? E no caso de recusa de mercadoria?
Se não, descubra lendo esse nosso post, onde vamos tratar do assunto!

Devolução de Nota Fiscal

No caso de devolução, há duas maneiras que ela pode ocorrer, vamos conferir:
Devolução com nota fiscal emitida pelo destinatário
O destinatário fica responsável por emitir a Nota Fiscal de devolução após o recebimento das mercadorias, que acompanhará as mesmas.
O contribuinte adquirente deve emitir nota fiscal de devolução apenas nos casos em que se efetivou o recebimento, ou seja, quando tenha recebido fisicamente a mercadoria, assinado o canhoto de recibo anexo ao documento fiscal e registrado a entrada dessa mercadoria. Para a devolução, após o seu recebimento, o estabelecimento adquirente deve emitir nota fiscal em nome do fornecedor da mercadoria, nela citando o número, a série e a data do documento fiscal originário, declarando, ainda, o motivo da devolução.
Devolução com a mesma Nota Fiscal
Quando a devolução de uma mercadoria utilizar a mesma Nota Fiscal, o destinatário também deverá escrever no verso dela os motivos que levaram à recusa, datar e assinar.
Em ambos os casos:
Para os estabelecimentos que estão fazendo a devolução, além de dizer o motivo da devolução, devem se assegurar que a nota fiscal de devolução tenha o número, a data da emissão e o valor da operação da nota fiscal originária, e também informar o IPI e destacar o ICMS relativo às quantidades devolvidas.
Essa nota fiscal de devolução deve ter uma via extra que deve ser arquivada.
É importante observar que nessa Nota Fiscal de devolução não se deve lançar o imposto que foi devido por ocasião da aquisição, mas, apenas, indicá-lo (dados adicionais) para efeito de crédito pelo estabelecimento fornecedor.
Para os estabelecimento que recebem o produto devolvido, devem lançar as notas fiscais recebidas nos livros de Registro de Entradas e Registro de Controle e do Estoque. É aproveitado o crédito do IPI e do ICMS destacado na nota fiscal de devolução do produto/mercadoria que foi objeto de incidência desse impostos, por ocasião da saída.
Informações para emissão da nota fiscal
Natureza da operação: devolução
Código Fiscal:
Quando for mercadoria adquirida para industrialização:
CFOP – 5.201 – Operações no Estado
CFOP – 6.201 – Operações em outros Estados
Quando for mercadoria adquirida para comercialização:
CFOP – 5.202 – Operações no Estado
CFOP – 6.202 – Operações em outros Estados
Quando for mercadoria adquirida para ativo fixo ou consumo próprio:
CFOP – 5.553 e 5.556 – Operações no Estado
CFOP – 6.553 e 6.556 – Operações em outros Estados

Recusa de recebimento de mercadoria

Neste caso, o destinatário deve emitir uma nota fiscal de devolução ou recusar a mercadoria no verso do DANFE, explicitando os motivos da recusa.
Caso o destinatário opte por recusar a mercadoria pelo DANFE, é dever do emitente da nota fiscal emitir uma NF-e de entrada para receber a mercadoria devolvida.
Importante:

  • Como houve a circulação da mercadoria, a NF-e original não poderá ser cancelada.
  • Caso a nota fiscal de devolução emitida pelo comprador também seja eletrônica, esta deverá, como todas as NF-e, ser previamente autorizada pelo Fisco e enviada para o destinatário da NF-e que deu origem a NF-e de devolução.

Ainda possui dúvidas em relação a Nota Fiscal de devolução? Fale com a gente pelos comentários!

Foto do perfil do autor ou atora
  • Bom dia!
    Estou com uma dúvida. Meu cliente não fez nota de devolução e eu tenho que fazer uma de entrada. Quem coloco no destinatario dessa nota, o cliente ou a minha empresa?

    • Olá Susana, tudo bem?
      Você precisa então devolver essa mercadoria para o seu estoque, e a própria empresa é quem deve emitir a NF-e, já que neste caso o cliente final (geralmente pessoa física) não tem como emitir uma nota de devolução.
      A forma com a qual você deve retornar essa mercadoria para o seu estoque é emitindo uma NF-e de entrada, com o devido CFOP (Código Fiscal de Operações e Prestações) e o tipo de Movimento (que no caso é entrada).
      Quanto ao CFOP, deve ser utilizado um dos seguintes:
      1.201: Devolução de venda de produção do estabelecimento
      Classificam-se neste código as devoluções de vendas de produtos industrializados pelo estabelecimento, cujas saídas tenham sido classificadas como “Venda de produção do estabelecimento”.
      1.202: Devolução de venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros
      Classificam-se neste código as devoluções de vendas de mercadorias adquiridas ou recebidas de terceiros, que não tenham sido objeto de industrialização no estabelecimento, cujas saídas tenham sido classificadas como “Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros”.
      No caso então, a sua empresa.

      • tenho outra duvida em cima da Susana Sousa, no caso eu sou o fornecedor e preciso fazer uma nota de devoluçao o destinario seria eu mesmo? ja que meu cliente nao tem a opção de emitir nota?

          • Sempre que efetuei devolução de vendas, eu emiti uma NFE de entrada onde preencho a razão social, endereço, etc, como sendo os dados do cliente que efetuou a compra. Estou fazendo errado?

      • HA UMA NOTA FISCAL DE DEVOLUÇÃO DE MERCADORIA EMITIDA EM 03/2015 ESTA NOTA NÃO FOI LANÇADA.
        ESTA NOTA GERA IMPOSTO DO SIMPLES NACIONAL

  • Boa tarde!
    Gostaria que se possível você me ajudasse a solucionar um probleminha ocorrido: Fizemos a aquisição de um produto, no caso Bobina, porém estas vieram lisa e nós pedimos sanfonada. Eu preciso fazer a devolução desta mercadoria, mas estou tendo dificuldade, pois emito NFe apenas de saída dos produtos que nossa empresa fornece aos supermercados. Não sei como preencher uma nfe de devolução. Solicitei da Meneplast embalagem que eles nos enviassem uma Nota e nós imprimiríamos e retornaria para eles, mas não me respondem. Meu emissor de NFe eh o 3.10
    Poderia me ajudar informando por favor os dados que devo preencher? Falo da cidade de Ilhéus- Bahia.
    Obrigada, no aguardo!

    • Olá Raquel, tudo bem?
      Podemos lhe ajudar em relação ao preenchimento da NFe utilizando o nosso sistema, TagPlus.
      Para emitir utilizando o programa da SEFAZ, é melhor dar uma olhada no próprio site da SEFAZ!
      tenha um bom dia, e qualquer outra dúvida, só dizer! 😉

  • Bom dia!
    Estou com uma dúvida. Exemplo: Um fornecedor emite uma nota para a minha empresa, entretanto, o produto vem em desacordo e faço a recusa no verso da nfe. O fornecedor dara entrada nesta nota para acoberta-la. Mesmo recusando a nota devo primeiramente dar entrada nela e depois dar saida, já que a empresa emitiu uma nfe de entrada em nome da minha empresa?
    Não sei se consegui ser clara.
    Obrigada.

  • Ola,
    somo uma loja de roupas femininas, recebemos uma nota fiscal de compra com itens errados, preciso emitir uma nota fiscal de devolução para nosso fornecedor, mas somos simples nacional, o cfop seria 5202? preciso destacar os impostos na nota de devolução tbm?
    Muito Obrigada!

  • Bom dia Anny!
    Como você está realizando a anulação de uma operação, os impostos devem ser destacados exatamente como na entrada. Se a operação foi tributada, deve-se tributar da mesma forma.
    Se a operação for não-tributada, deve-se isentar da mesma forma.
    A mercadoria devolvida deve ser necessariamente a mesma.
    Se você não for contribuinte do IPI e tiver adquirido de uma indústria ou importadora com destaque do IPI na Nota Fiscal de Compra, deve indicar na NF de Devolução o valor do imposto em “DADOS ADICIONAIS” e agregrar o valor do IPI no preço unitário e no total da nota fiscal.
    Nunca utilize o campo destinado à IPI (caso não seja contribuinte do IPI.
    CFOP p/ Devolução:
    5.201/6.201 – (Operações Internas/Interestaduais) – Indústria.
    5.202/6.202 – (Operações Internas/Interestaduais) -Comércio

  • Bom dia, por favor esclareçam um dúvida com relação a devolução total com a própria nota da origem. Minha dúvida é: É obrigado ter o carimbo da empresa que está recusando, ou apenas datar, assinar e colocar o motivo?

    • Bom dia Marcelo! Tudo bem?
      Essa legislação varia de Estado para Estado. Sendo assim, o ideal é consultar seu contador.

  • olá, boa noite
    um certo fornecedor realizou uma nota fiscal no nome da minha loja sendo que era de outra, porem os produtos foram entregues na loja certa que nao é a minha,
    agora eles estao pedindo para que eu faça a nota de devolução, sendo que eu nem recebi esses produtos.
    devo ou não devo realizar essa nota, ate porque éso eles cancelarem a nota fiscal, certo?
    obrigada

    • Bom dia Rayana!
      Talvez eles não consigam mais cancelar a nota pelo tempo de emissão. Neste caso, é bom você conferir com seu contador as implicações de gerar uma nota fiscal de devolução de mercadorias que você não recebeu.

      • Boa tarde,
        Emitimos uma venda para um cliente em 27/01/2016, porem, hoje, dia 24/02/2016, ele nos ligou dizendo que nao aceitaria a mercadoria pois nem entrada deram na nota fiscal. O problema é que nos ja lançamos no movimento, pagamos os devidos impostos e agora eles querem fazer uma recusa no verso da nota fiscal pois nem entrada na mercadoria deram.
        Qual o prazo maximo por lei que um destinatario pode efetuar a recusa no verso da nota fiscal? E existe a possibilidade de recuperarmos os impostos ja recolhidos?

          • Bom dia consultor
            Recebi varias recusas de um cliente da Bahia.
            Mas verificamos que é um problema interno dele, e o mesmo não procede com a entrada de nossa nota por isso recusou.
            O problema é que as notas são de:
            1 de 2015, as outras de meses variados deste ano.
            Qual o prazo de recusa para a BA efetuar para nós?
            Obrigada

  • Bom dia, a minha dúvida é a seguinte: Comprei um certo produto por exemplo uma mesa, essa mesa tem a parte de cima e os pés, só que, a parte de cima veio com defeito e eu preciso fazer a devolução somente da parte de cima da mesa e não da mesa toda. Qual seria forma correta de fazer essa devolução?
    Obrigado.

    • Bom dia!
      Apollo acredito que o produto deve ser enviado pro completo. Mas confesso que não temos essa informação com certeza.

  • Olá, minha dúvida é a mesma que a Thamiris Botassi postou em 21/12/2015, e que não foi respondida. Devo dar entrada em uma nota que eu recusei? Pois conforme a orientação da minha contabilidade, todas as notas emitidas contra meu CNPJ devem constar no SPED fiscal.
    No aguardo.

  • Boa tarde!
    Para os casos em que o destinatário emite uma nota de devolução sem ao menos a mercadoria ter deixado a indústria. Esta nota de origem (no caso a nf de venda que originou a devolução), precisa ser selada?

  • Bom dia!
    Gostaria de sanar uma dúvida, por favor.
    Tenho uma empresa Camisetas e meu fornecedor é de outro Estado. Fiz meu primeiro pedido, recebi as camisetas, porém algumas vieram com defeito e será necessário devolver para que sejam corrigidas.
    Como devo proceder com relação a nota sendo que me enquadro no regime MEI?

  • não estou conseguindo por na nota fiscal o icms consta erro situação tributaria informação cst para emissor de simples nacional crt=1 pode me ajudar

    • Bom dia!
      Você utilizar o TagPlus?
      Qual seu e-mail?
      O erro é devido ao uso de CST, ao invés de CSOSN, para emitente do Simples Nacional.

  • boa tarde, no início dos negócios comprei material elétrico com o CNPJ do Petshop que abrimos, mas tive que devolver parte do material, pois a pessoa que faria o serviço calculou muito mais do que o necessário. Preciso ter certificado digital para fazer a Nota de Devolução? Não tem outra alternativa?
    obriga.

  • Ola bom dia. Gostaria de saber se tem um prazo para que eu emita a nota fiscal de devolução. Exemplo: comprei a mercadoria em Abril de varios itens, e agora em Junho vi que tem um item que veio errado ou não me serve, posso emitir uma devolução 2 meses depois? isso é permitido? tem alguma regra para isso?
    Se puderem me ajudar ficarei grato.
    obrigado.
    Claudinei

  • Estou com uma dúvida. Cliente PF de SP não emite nfd, nesse caso a empresa emitiu uma nota fiscal de entrada. Essa nota fiscal de entrada precisa do carimbo de recusa?

  • Bom dia, sou de uma instituição publica e recebi uma nfe com diversos itens. Dentre esses itens 80% está certo queria saber se posso devolver os 20%? O problema é que a instituição não pode emitir nfe de devolução. O que fazer?

  • Bom dia!
    Tenho uma duvida, no caso quando eu vendo um produto de revenda para outro estado e por motivo de força maior o cliente não quer mais a mercadoria, como devo fazer essa nota de entrada, qual o CFOP devo utilizar?

  • Olá, bom dia!
    Gostaria de tirar uma duvida.
    Se o cliente ( pessoa física ) efetuar a devolução parcial da nota fiscal, posso devolver os volumes ao meu fornecedor com a mesma Nota fiscal de venda? ou será necessario a emissão de uma nova Nota Fiscal?
    no aguardo é obrigado!

    • Olá!
      Esta pergunta abrange a legislação estadual da sua UF. Sendo assim, o mais aconselhável realmente é consultar um contador capacitado.

  • Estou com um problema.
    Tenho que emitir uma nota fiscal de devolução, a empresa é filial, mas não temos o certificado digital. Com isso não conseguimos emitir…Qual seria a solução?

  • Ola, meu problema é que recebi produto defeituoso, enviei para troca e o mesmo não foi consertado nem enviado a mim,porem, recebi uma nfe no valor do produto como procedo para receber o valor. Muito obrigado adiantado pela ajuda amigos.

  • boa tarde!
    recebi uma mercadoria errada, fiz a devoluçao total dos produtos. eu tenho que dar entrada nessa nota de devoluçao no meu sistema de lançamentos com uma saida ? tem alguma embasamento?
    att
    David Kevin
    grato

  • recebi uma mercadoria errada, fiz a devoluçao total dos produtos. eu tenho que dar entrada nessa nota de devoluçao no meu sistema de lançamentos com uma saida ? tem alguma embasamento?
    att
    David Kevin
    grato

  • Boa Noite.
    E quando o cliente pessoa jurifica se recusar a emitir uma nota fiscal de devoluçao??
    Posso realizar uma entrada para devoluçao interna normalmente?
    Corro algum risco com isso?

    • Boa tarde!
      Se foi você que vendeu, você mesmo pode fazer a entrada sim, mas deve ter a recusa oficial do seu cliente para se resguardar.

  • Bom dia,
    Tenho duvida com relação a nfe de entrada. Ela poderá ser emitida antes da mercadoria chega a origem, ou seja, ainda em transito, ou somente quando o produto retornar fisicamente ao local de origem?

  • Trabalho em uma empresa que presta serviços de pintura industrial, então nossas notas são de industrialização cfop 5.124, algumas vezes meu cliente recusa a nota por divergência na nota e não com a mercadoria, eles ficam com a mercadoria e nos somos obrigados a emitir outra nota para ele, o problema é que normalmente não dá tempo de cancelar e temos que fazer a devolução no sefaz, essa devolução é feita uma nota de entrada que eles chamam de recusa da Mota fiscal, mas tenho dúvida se está sendo utilizado o cfop correto e se essa nota de recusa deve ser feita em nome do nosso cliente ou no nosso?
    O procedimento é esse mesmo?

  • Boa tarde gostaria de uma luz!
    eu recebi umas notas de saidas de alguns fornecedores de devolução de venda. gostaria de saber se isso está correto? não deveria ser uma nota de entrada? como é o proceder correto?

  • emitimos uma nota fiscal de remessa de equipamentos para locação em Manaus. O cliente não tem I.E., e para não pagar o frete emitiu uma declaração de retorno. é correto ele emitir uma declaração de Retorno de Mercadoria ou eu teria que enviar uma nota de entrada e enviar para meu clinte? obrigado

    • Olá!
      Esta pergunta abrange a legislação estadual da sua UF. Sendo assim, o mais aconselhável realmente é consultar um contador capacitado.

    • Olá!
      Esta pergunta abrange a legislação estadual da sua UF. Sendo assim, o mais aconselhável realmente é consultar um contador capacitado.

  • Boa tarde
    O tomador de um serviço pode cancelar um NF por erro do prestador no valor da nota emitida?
    Obrigado

  • Bom dia
    estou com uma dúvida, tenho um fornecedor que exige que eu coloque o valor bruto da mercadoria e depois o liquido na Nf de devolução, porém o sistema que eu emito as NFs não aceita, tenho que colocar o valor liquido direto e a empresa não quer aceitar a devolução. Qual a maneira correta?

    • Olá!
      Esta pergunta abrange a legislação estadual da sua UF. Sendo assim, o mais aconselhável realmente é consultar um contador capacitado.

  • Bom dia!
    Estou com uma dúvida urgente. Emiti uma NFe com o CNPJ errado. É o seguinte, a empresa distanatária é possui a fabrica e a loja para revender seus próprios produtos. Cada uma possui um CNPJ. Ao invés de emitir para a fábrica, emiti para a loja. O que deve ser feito agora? Como devo proceder? Será que fazer uma espécie de devolução com a mesma nota, escrevendo no verso os motivos, dá certo?
    Por favor, me respondam.

  • GOSTARIA DE SABER QUANDO TEM UMA RECUSA NA NOTA COMO FAÇO O PROCEDIMENTO, POIS ESTOU COBRINDO FERIAS E NÃO SEI DIREITO ME AJUDA??

  • Boa tarde,
    Uma dúvida…a concessionária vendeu um carro pro meu cliente revendedor de veículos, no entanto, no mesmo dia, a própria empresa fez a devolução com o CFOP 1.202 até aí ok. Minha pergunta, devo lançar estas duas notas, correto? porém eu vou me creditar do ICMS que entrou ou não, já que foi devolvido a mercadoria? como ficará o lançamento no livro do ICMS?

    • Bom dia!
      Confira mais certamente com seu contador. Mas acredito que não seja necessário lançar as notas, visto que você nem recebeu a mercadoria.

  • o que fazer quando o fornecedor fica demorando a emitir a nota de devolução???
    há alguma alternativa melhor do que ficar cobrando esses irresponsáveis?

  • Assunto: Devolução
    Bom dia!
    Minha dúvida é se devo receber nota em devolução com valores diferentes da nota de saída/venda?
    Exemplo: emiti uma nota de R$ 1.000,00 e o cliente me devolve com uma nota de R$ 1.005,00 alegando ser arredondamento. Pode ocorrer tanto para valor à maior como para valor à menor.
    Atenciosamente, Rose

  • Boa tarde, tenho uma duvida.
    Preciso fazer um NF-e de devolução de uma mercadoria, mas, a nota fiscal de origem possui mais mercadorias descrita nela… Posso fazer uma nota de devolução apenas de um item que tenha na nota de origem, já que a mesma possui outras mercadorias juntas que eu nao quero devolver?

  • Olá, efetivamos uma venda. Nosso cliente recusou a mesma e pediram que fizessemos a NF de devolução. No entanto quando da contabilização, o contador de meu cliente não aceita a NF emitida por nós, quer que cancelemos a Nf de devolução e eles farão a tal NF de devolução, o que desde o início deveria obviamente ter ocorrido. No entanto esta nossa NF de devolução não conseguimos cancelar. Alguma lei/regra de possa nos prejudicar nesse caso?? Eles são de fato impedidos de lançar a NF de devolução que emitimos??
    Aguardo

    • Olá!
      Esta pergunta abrange a legislação estadual da sua UF. Sendo assim, o mais aconselhável realmente é consultar um contador capacitado.

    • Ola Regina, eu trabalho em um Supermercado na parte de recebimento de Notas fiscais, Quando eu recuso uma nota, as empresas emitem uma Nf de Devolução, em nome da minha empresa, mas isso é apenas para que a mercadoria volte para o estoque. eu não faço mais nada com essa nota.
      tem sido assim há muito tempo e com as grades empresas.

  • Olá,
    Gostaria de saber se em todas as devoluções posso utilizar o mesmo procedimento de fazer a recusa no verso da mesma DANFE informando motivo e datando.
    Muito obrigada.

  • Ola, Eu sou responsável por recebimento de notas fiscais em uma empresa, e sem querer recusei uma nota que não era para recusar.
    A empresa emitente se recusa a faturar uma nova nota para mim, pois já teve fechamento do mês em questão.
    queria saber se posso dar entrada em uma nota que eu mesmo já recusei uma vez?

    • Olá!
      Esta pergunta abrange a legislação estadual da sua UF. Sendo assim, o mais aconselhável realmente é consultar um contador capacitado.

  • olá, estou como uma dúvida, preciso fazer uma nota de devolução, mas antes me informaram que eu preciso de uma pré-devolução, como eu faço isso?

  • Bom dia!
    Estou com uma dúvida. Meu cliente não tem como emitir nota fiscal de devolução, e ele devolveu uma mercadoria que deu defeito. Eu posso emitir uma nota de entrada dessa mercadoria? Eu não vou devolver a nota fiscal completa, vai ser uma devolução parcial apenas com o item que ele irá devolver.

    • Olá,
      Sim, você deve emitir uma nota de devolução para você mesmo, usando como referência a nota de compra do cliente.

      • O emitente não deve emitir uma nota fiscal de devolução parcial de sua venda, parcial devolução somente pelo destinatário.

  • Boa noite! estou com uma duvida…. emiti a nota de devolucao para um fornecedor porem 2 itens da nota estavam a quantia errada para mais e valores diferentes. devido a demora na resposta passou o prazo de 7 dias para o cancelamento da nota fiscal. Pedi para emitirem uma nota de devolucao identica a que fora enviado e emitiria nova nota correta porem nao quiseram! agora preciso retorna a mercadoria simbolicamente para meu estoque para posteriormente emitir outra nota fiscal de devolucao correta! qual o cfop que tenho de utilizar para a nota de entrada sendo que a empresa eh de outro estado????

  • Bom dia,
    Eu recebi uma NF do fornecedor aonde nela consta o frete na descrição do produto, e o mesmo não consegue fazer uma nota de devolução como devo proceder.

    • Olá,
      No caso de uma devolução você precisa de verificar com mais detalhes, porque você pode optar por indicar o valor rateado por produto conforme enviado pelo fornecedor ou indicar um só valor de frete total na nota. Nesse caso será necessário avaliar a nota que você recebeu para que seja possível que você tenha mais precisão. De qualquer forma, sugerimos que consulte um contador para avaliar qual das duas opções melhor lhe atende.

  • Boa tarde, fiz uma compa através do meu CNPJ e tive que fazer a baixa do CNPJ, agora uma cliente me reclamou que sua garrafa térmica esta vazando, defeito de fabrica, entrei em contato com a importadora e a mesma disse nao ser possível fazer a troca pois meu CNPJ está baixado. Há uma outra forma de obrigar a empresa a trocar a garrafa?

    • Olá!
      Nesse caso será necessário consultar um contador e/ou advogado para lhe auxiliar. Pelo que foi informado não é possível realizar esse procedimento de devolução pelo fato do seu CNPJ estar baixado.

  • Tenho uma dúvida.
    Minha empresa emitiu uma nota de devolução com o valor errado a maior, isso já esta com alguns dias, portanto, não se pode mais cancelar, a outra empresa não pode dar entrada na nota por causa do erro, como faço para resolver o problema?

    • Olá,
      Para realizar o cancelamento de uma NF-e fora do prazo deve-se primeiro entrar em contato com seu contador(a) para que seja solicitado na SEFAZ a autorização para o cancelamento da NF-e fora do prazo. Assim que autorizado na SEFAZ basta realizar o procedimento de cancelamento normalmente no seu sistema de emissão de NF-e.

  • Bom dia.
    Preciso emitir NF de devolução de apenas um item da nota emitida para a empresa em que trabalho, como sou simples e emito somente NFs, posso fazer avulso pelo SEFAZ?

    • Olá!
      O MEI poderá solicitar às Secretarias de Fazendas estadual ou municipal a emissão de nota fiscal avulsa, impressa ou eletrônica, sempre que necessário, caso não tenha autorizado a emissão dos talões próprios de Notas Fiscais.

  • ola eu emiti uma nota fiscal para uma impresa so q os dados foi de uma empresa e o cnpj de outra como faço a nota de devolução?
    e o imposto q foi cobrado nesta nota q ja foram pago como faço pra ressasci?

  • Olá!
    Tenho um problema. O cliente, devolveu a mercadoria, o vendedor fez uma nota de entrada – devolução. Mas o cliente fez depois uma nota também de devolução. Agora na Sefaz Ba, não tem mais como cancelar essa nota. E o cliente não quer aceitar uma nova nota de saída. Como poder emos proceder? Ele aceitando, qual seria a CFOP? Para o cliente é material de uso/consumo. E com qual CFOP o cliente escrituraria?
    Desde já agradeço!
    Ane Santos.

    • Olá!
      Como foram feitas duas notas para a mesma finalidade você precisa verificar, com um(a) contador(a) de confiança, como proceder, pois será preciso cancelar a nota. Para realizar o cancelamento de uma NF-e fora do prazo deve-se primeiro entrar em contato com seu contador(a) para que seja solicitado na SEFAZ a autorização para o cancelamento da NF-e fora do prazo. Assim que autorizado na SEFAZ basta realizar o procedimento de cancelamento normalmente no seu sistema de emissão de NF-e.

  • Olá gostaria de sanar uma dúvida. Minha empresa vendeu alguns equipamentos através de um financiamento bancário. Uma das exigências do banco, era uma garantia adicional. Por questões judiciais, o cartório não averbou a garantia. Por consequência o banco não nos repassou o pagamento. Isso já aconteceu a mais de 90 dias, fomos tributados e o cliente se nega a nós emitir a nota de devolução pois vai brigar judicialmente com o cartório. Enquanto isso, a empresa está com um capital considerável preso a este cliente, impossibilitada de vender a outros. Existe alguma maneira de proceder para devolver as notas?

    • Olá!
      Visto que a situação é muito delicada, não é possível lhe auxiliar com uma resposta precisa, já que são muitas questões a serem avaliadas. Nesse caso sugerimos que entre em contato com um(a) advogado(a) e um(a) contador(a) para lhe auxilar.

  • Boa tarde,
    Emiti uma nota de entrada para uma devolução parcial que recebi de um cliente. Após isso, meu cliente emitiu uma NF-e de devolução com os mesmos itens. Haverá conflito entre as duas coisas?

    • Olá!
      Como as duas nota se referem à mesma transação é sugerido que cancele uma das notas, pois está em duplicidade.
      Para realizar o cancelamento de uma NF-e fora do prazo deve-se primeiro entrar em contato com seu contador(a) para que seja solicitado na SEFAZ a autorização para o cancelamento da NF-e fora do prazo. Assim que autorizado na SEFAZ basta realizar o procedimento de cancelamento normalmente no seu sistema de emissão de NF-e.

  • Bom Dia. Preciso de ajuda
    Fizeram uma recusa no verso da DAMFE, preciso fazer um Nota de Entrada de Devolução da mercadoria, qual CFOP devo colocar?

    • Olá,
      É importante que você saiba de onde a mercadoria foi adquirida para determinar qual o CFOP, segue abaixo a lista:
      Quando for mercadoria adquirida para industrialização:
      CFOP – 5.201 – Operações no Estado
      CFOP – 6.201 – Operações em outros Estados
      Quando for mercadoria adquirida para comercialização:
      CFOP – 5.202 – Operações no Estado
      CFOP – 6.202 – Operações em outros Estados
      Quando for mercadoria adquirida para ativo fixo ou consumo próprio:
      CFOP – 5.553 e 5.556 – Operações no Estado
      CFOP – 6.553 e 6.556 – Operações em outros Estados
      É importante que você consulte um contador para um detalhamento melhor.

  • ESTOU COM UMA DUVIDA PRECISO FAZER UMA NOTA DE DEVOLUÇAO PARA MEU FORNECEDOR,POIS A MERCADORIA VEIO ERRADA O QUE DEVO COLOCAR? NOTA DE ENTRADA OU de SAIDA?

  • Bom dia!
    Estou com uma dúvida, o cliente recusou a mercadoria devolveu para a transportadora em volumes menores onde constatamos o retorno com produtos faltantes na devolução, como procedemos neste caso, demos a entrada na nota fiscal parcial, porém surgiu a dúvida de ter feito o processo errado, pode me ajudar?
    em caso de termos que emitir uma nota de saída novamente para “anular” parte desta devolução, emitimos com qual CFOP? Ah, o estado é MG.
    Grata pela atenção.

    • Olá!
      Nesse caso será necessário avaliar as notas em questão mais detalhadamente para que você tenha mais precisão. De qualquer forma, sugerimos que consulte um contador para avaliar qual das opções melhor lhe atende.

  • Bom dia!
    Realizei uma venda para outra UF e o destinatário devolveu a mercadoria com a mesma nota, colocando a observação no verso. Preciso dá entrada nesta nota, como vou proceder? Vou emitir a nota com o destinatário minha empresa, neste caso terei que usar CFOP interno para uma devolução interestadual? Como devo agir.
    Grata!

  • Fiz a compra de um notebook por 1.800,00 reais ( valor informado pela vendedora). Porém quando cheguei em casa verifiquei que na nota fiscal o valor era inferior, consta o valor de 1.649,00 reais. Como devo proceder? Está ocorrendo alguma sonegação de imposto pela empresa quando essa faz essa pratica ?

  • Ola, preciso de ajuda. Emitimos uma nota de devolução de uma mercadoria cujo o lote deu problema. Porem a nota fiscal foi emitida com erros e não conseguimos mais cancelar por ter ultrapassado o tempo de cancelamento. Como faço pra retornar com estas mercadorias estornando a Nf emitida de devolução ??

  • Boa tarde.
    Comprei uma mercadoria e devolvi uma que estava com defeito. Sou optante do SIMPLES NACIONAL, informei a Base ST e o valor da ST no campo “dados adcionais”. A empresa no qual eu devolvi, esta reclamando que não coloquei as informações no corpo da NFE. Disse que a NFE esta errada.
    Procede???

    • É possivel emitir nota de entrada de devolução parcial ? Ex. fiz emissão de uma venda mas meu cliente recusou apenas um item da nota, posso fazer a entrada apenas deste item ?

      • Olá!
        É possível emitir nota fiscal de devolução parcial sim. Neste caso, basta emitir a nota de devolução indicando corretamente apenas o produto desejado e referenciando a nota que foi vendida anteriormente.

        • O emitente não pode fazer nfeliz devolução de sua venda parcial, visto que o destinatário ficaria errado

    • Olá!
      Devido a falta de detalhes da situação não será possível lhe informar com precisão como proceder. Porém uma sugestão de solução seria entrar em contato com a empresa que você deseja devolver a mercadoria, solicitar uma orientação de como deveria ser preenchida a nota e logo após entrar em contato com seu contador para que ele possa avaliar se a solução informada pela empresa é viável. Veja também se você colocar as informações, desejadas pela empresa, no campo de observações, atenderia a necessidade deles.

  • Sou um Micro Empreendedor Individual, fiz uma compra e um dos ítens veio errado.
    Para ser ressarcido a empresa que me vendeu quer que eu faça uma Nota Fiscal de Devolução.
    Isto está correto?

    • Olá,
      Sim, isso é correto. O MEI pode emitir notas fiscais. Nesse caso você irá emitir uma nota de devolução referenciando a nota que você fez a compra da mercadoria.

  • Sou almoxarifado de unidade saúde Especial..No caso de uma compra chegue a maioria da mercadoria tá batendo com a nota fiscal,apenas um ou dois itens estão na contidade errada.O que devo fazer nesse caso?

    • Olá,
      Nesse caso é importante, antes de receber a mercadoria, entrar em contato com o fornecedor e notificar a situação e documentar via email (no mínimo). Depois disso entrar em contato com seu contador para avaliar o risco de se aceitar a entrega com quantidade incorreta.

  • Boa tarde.
    Em situações de venda e após recusa, como devo proceder ?? Pois a maioria das vezes a empresa nega-se a emitir a NFe, sendo assim dou entrada com o CFOP 1949, está correto ???

  • Boa tarde!
    Preciso fazerdevolução de produtos.
    Eu fiz nf de devolução so que no campo observação está dizendo que paguei x por esta nf.será que é porque deixamos de ser empresa simples Nacional?

  • Boa tarde
    Uma industria fabrica um produto e transfere para loja vender, mas esse produto da problema, eu devolvo na cfop 5208 ou 5209 < devolução para industrializaçao ou devolução para comercializaçao , e dou entrada na devolução 1208 ou 1209 entrada de devolução para industrialização ou entrada para comercialização.
    Gostaria de saber de que forma devo proceder.
    Desde já agradeço
    Aguardo retorno

  • Ao emitir nota fiscal de devolucao pelo remetente, devo reter a nota ou cupom fiscal original? Ou pela copia serve?

  • Tirei 01 Nf-e e o cliente devolveu, tenho q retornar essa mercadoria p/minha empresa.
    Como não tenho estoque, posso devolve-la de quem eu comprei?
    Nesse caso tenho que tirar Nf-e em nome de quem?
    Desde já, agradeço.

  • Eu trabalho com Prestação de Serviço, emiti a nota fiscal normal ao cliente e foi concedido após um desconto para o mesmo devido a uma irregularidade sistema e o prazo de correção de nota fiscal ja passou. Posso manter a nota emitida?

  • Boa tarde, consigo emitir uma nota de devolução somente da mercadoria a ser devolvida ou tenho que emitir de todos os itens?

  • Boa tarde!!
    Gostaria se possível pedir ajuda, pois emiti duas notas fiscais cobrando e devolvendo a mesma e única nota do cliente. Qual seria o processo para reverter esta situação?

  • Por exemplo,comprei umas mercadorias do fornecedor e veio faltando um produto, foi emitida a nota de devolução e vinculada a sua nota de origem para desconto, o fornecedor informa que não dá desconto em no boleto e que vai fazer depósito da nota de devolução no dia do vencimento que está no corpo da devolução, sendo que pagarei o boleto dele duas semanas antes do vencimento da devolução.
    O certo é esperar o vencimento da devolução ou eu exigir que ele pague a devolução no dia que eu pagar o boleto dele.

  • UM CLIENTE MEU FEZ UMA DEVOLUCAO EMITINDO NOTA FISCAL EU POSSO EMITR UMA NOTA DE ENTRADA EN COMA DA NOTA DELE OU DEVO USAR A NOTA DELE MESMO PARA O RETORNO AO MEU ESTOQUE

  • Fiz uma nota de devolução para um fornecedor e ele me disse que tinha coisa errada. Pediu que eu emitisse outra nota certa. O prazo de cancelamento já tinha passado. Como devo proceder com a nota que foi errada?

  • Bom dia,
    Emiti uma NF com preço errado e a NF já circulou.O cliente deverá recusar e eu emitir uma entrada, correto?

  • Olá preciso de ajuda.Realizei uma devolução de um telefone celular, mas esqueci de colocar a nota fiscal junto, porém no rejeita empresa acesso a nota fical eletrônica neste caso eles podem rejeitar o meu pedido. Uma observação a loja não me informou que precisava enviar a nota fical junto com a mercadoria. Obrigada.

    • Olá!
      No caso de uma devolução você precisa de verificar com mais detalhes, entre em contato com a empresa em questão e eles vão lhe informar o procedimento correto!

  • Olá preciso de ajuda.Realizei uma devolução de um telefone celular, mas esqueci de colocar a nota fiscal junto, mas a empresa tem acesso a nota fical eletrônica. Neste caso eles podem rejeitar a minha devolução. Uma observação a loja não me informou que precisava enviar a nota fical junto com a mercadoria. Obrigada.

  • Bom dia sou de uma empresa de atacados e fiz uma venda pra produtor rural mais agora ele quer devolver a mercadoria mais ele nao tem nota fiscAl de devoluca, como devo proceder

  • Boa tarde!
    Precisava de um auxilio, tenho que fazer uma nota de remessa para conserto, porém não estou sabendo como monta-lá. Eles já me mandaram o modelo de nota, mas como a que eu tenho que fazer é nota manual não sei preencher, se possivel me instruir, agradeço!! Obrigada

  • Minha empresa vendeu um veículo, e preciso agora emitir uma nota fiscal de devolução de venda deste veiculo, que tipo de operação tenho que fazer ? preciso constar o nome do comprador ?

  • Prezados, boa tarde.
    Fizemos uma venda e o cliente preferiu devolver alguns produtos. Emitimos uma nota de devolução e o cliente recusou esta devolução e emitiu a devolução com sua nota. O que devo fazer com a minha nota de devolução, sendo que já passou o prazo de cancelamento?

  • Olá,
    fiz uma compra online e o produto chegará após o prazo combinado, o que inviabilizará o seu recebimento. Para que a mercadoria retorne pela transportadora à loja, preciso descrever o motivo da recusa do recebimento no verso da NF, datar e assinar, certo? O problema é que estarei viajando. O porteiro poderia fazer este procedimento por mim?

  • Meu cliente vendeu uma mercadoria a um condomínio no mês de março. O condomínio solicitou no mês de abril que esta mercadoria seja devolvida, apos a mesma ter circulada e entregue.
    Pedimos ao condomínio a efetuar uma nota de devolução avulsa, uma vez que o condomínio não e contribuinte ICMS-SC
    Gostaria de saber se esta correto?

  • Encomendei um produto via sedex seguro, a nota fiscal foi retirada em meu nome, porem me arrependi da compra, o emissor da nota vai ter algum prejuízo?

  • Boa tarde!
    Estou com uma dúvida, pois a empresa que tenho é MEI e emito as NF’s pelo SAT. Preciso fazer uma devolução de mercadoria, consigo fazer por lá a NF de devolução?

  • o cliente me devolveu uma nota fiscal antiga do mês 10/16 recusada e com os canhotos intactos, podemos dar entrada no sistema de forma normal ou tem um prazo para dar entrada?
    Entendo que eles deveriam ter emitido uma devolução mais não foi isso que ocorreu e para não entrar em operação simbólica demos entrada no sistema, podemos correr algum risco pelo fisco?

  • Preciso fazer uma nota de devolução,minha duvida é,somente eu que posso fazer ou minha contabilidade pode fazer essa devolução já que o certificado digital esta com a contabilidade?

  • Boa tarde!
    Estou com um certo problema na empresa em que trabalho. Alguns de nossos clientes quando emiti nota de devolução, emiti uma nota de devolução com uma nota de devolução referenciando uma nota incorreta que não tem o produto que ele está devolvendo. E em alguns casos alguns devolvem produtos que não compraram. EX: Redes de supermercados o supermercado MATRIZ comprou o produto e repassou para as demais lojas dentro de sua rede. E uma dessas lojas emitiu a nota de devolução contra a empresa em que trabalho, como vou dar a entrada dela sendo que o CNPJ que está devolvendo não comprou o produto. Como faço para resolver isto?

  • Boa tarde, preciso de uma ajuda. Trabalho em uma empresa de contabilidade, e um cliente recebeu uma nota de um fornecedor, como se ele tivesse feito uma nota de devolução pra esse fornecedor, pois a nota estava emitida pelo fornecedor como entrada CFOP 1202 e o dest/rem nosso cliente, essa nota deverá ser escriturada como devolução para meu cliente? Como se ele tivesse emitido? Grata desde já.

  • Boa Noite!
    Estou com duvida em relação a NF de material, que foi aplicados peças no equipamento no estabelecimento do fornecedor, a ordem de compra foi enviado pelo comprador para fornecedor gerar a NF já com desconto do matérias, porem a fornecedor gerou a NF dos materiais aplicado sem o desconto, o setor da área fiscal foi fazer o lançamento os valores da ordem de compra não era o mesmo da NF, pedimos para fazer uma recusa porem o fornecedor não irá acertar a recusa da NF. Por gentileza o que devo fazer?
    E quais o valores sao gerado apos o cancelamento da NF?
    Obs: a nota ja tem mais de 40 dias que foi emitida

  • Bom dia.
    Recebemos uma mercadoria em que não houve nota fiscal de venda ou remessa.
    o Caso foi o seguinte recebemos um motor de uma empresa estrangeira que fui utilizado em um navio em plataforma entre o Brasil e outro pais. a Empresa que era dona desse moto não era brasileira . então esse motor ficou dentro do navio e logo o navio ficou em território nacional e motor continuou sem nota fiscal, quando o nosso cliente informou que o motor não seria da responsabilidade dele e sem utilização para ele ,então precisamos coletar esse compressor. Quais os procedimentos para coleta desse material? visto que não houve nota fiscal de entrada e precisamos dar a saída desse material.

  • Como faço quando enviamos uma mercadoria trocada para um determinado comprador, mas a nota fiscal é com o nome de um outro destinatário, mas o erro foi do selo dos correios? A cliente que pediu 3 itens , recebeu um, que seria da outra. Então comodá baixa?

  • Bom dia
    deixa eu tirar uma duvida com vocês enviei uma mercadoria errada com nfe para fora do estado
    eles emitiram uma nota de devolução deu entrada no sistema desta nota posso emitir uma nfe
    complementar para acompanhar a mercadoria correta ou preciso fazer uma nova nfe?
    aguardo obrigada

  • fiz nota de venda em dezembro de 2016 , e hoje 01/06/2017 meu cliente fez nota de devoluçao , preciso fazer alguma alteraçao no site da receita ou isso é automatico ?

  • Em caso de devolução de clientes não contribuintes (não possui inscrição para emissão de NF-e) Tem alguma portaria que me autoriza realizar uma emissão de NF-e internamente em nome do cliente?

  • Olá, eu entreguei uma mercadoria via uma transportadora, e agora a devolução será feita por outra… como proceder com a nota de devolução? Se o cliente for devolver com a nota que eu emiti a transportadora não irá aceitar

  • Boa tarde!
    Estou com uma dúvida.Preciso fazer uma carta de correção eletrônica e tenho que Mencionar a nota fiscal no qual o mesmo esta devolvendo.
    Número da NF se é a minha ou do Cliente?

  • preciso fazer uma nota de devolução pra o meu fornecedor, porém foi incorporado um novo CNPJ na empresa dele e o CNPJ do qual compramos esta desabilitado, posso fazer uma nota de devolução para um CNPJ diferente da nota originária ?

  • Uma dúvida eu adquiri um produto e devolvi o mesmo para a loja… porém eles estão me cobrando o valor do imposto que a empresa pagou para liberação da NF… é certo isto?
    E outra dúvida se ele fizer uma NF de devolução esse valor entra novamente para a empresa?
    Estou preocupada quanto a Receita Federal no ano que vem… pois eu não fiquei com o produto eu devolvi neste caso ele deve me entregar a NF de entrada e uma de devolução?

  • Olá,boa tarde.
    Por gentileza, preciso de um relatório de todas NFDS emitidas contra o meu CNPJ. Existe esta possibilidade e como conseguir?

  • Olá, boa tarde!
    Estou com a seguinte dúvida: O destinatário recusou a NF. posso prosseguir com a mesma NF de entrada com devolução ao fornecedor?

  • Bom dia foi emitido uma nota e o cliente devolveu algumas mercadoria com nota de devolução agora ele quer que eu emita uma nota so com as mercadorias que ele ficou tem como?

  • Sou empresa optante pelo simples e estou fazendo uma nota de devolução, posso destacar o IPI em dados adicionais?

  • Tenho uma duvida quando ao período que posso manter o material aguardando a coleta do fornecedor em caso de material reprovado, com nota fiscal pronta.

  • Boa tarde, meu fornecedor que é do estado de SP fez uma venda e depois fez uma NFE de devolução (por motivo de não fabricar mais a mercadoria)Sou do estado do MT gostaria de saber se ele emitindo a NFE de Devolução mesmo assim preciso emitir a NFE de devolução Também?

  • bom dia ! meu cliente emitiu a NF-E de devolução mas na nota em questão, havia outras mercadorias e apenas um a foi devolvida o que devo fazer neste caso?já que uma vez só uma mercadoria foi devolvida, pq tenho que da o batimento do item que oi devolvida?como faço isso?

  • Ola tenho uma duvida comprei um produto com nota fiscal, mais perdi a mesma mais agora o produto estar dando defeito eu posso trocar o produto sem a nota fiscal?

  • O cliente fez uma compra de mercadoria no mes 07/2017 e essa nota foi registrada. Mas depois de alguns dias foi devolvida. DEVO ANTECIPAÇÃO DE ICMS

  • bom dia!
    A empresa que eu trabalho fez um empréstimo( mercadoria com destaque de ICMS) a um fornecedor onde este emitiu uma nota com cfop 5949( outra saida de mercadoria ou prestaçao de serviço n especificada), agora preciso emitir uma devoluçao deste produto, como devo proceder? qual CFOP usar? deve-se creditar ICMS?.

  • Estou com uma dúvida , um cliente meu é do interior e tirou uma devolução que passou mais de 15 dias para chegar aqui na loja . Só que o departamento fiscal não quer dar entrada por conta desse prazo. Tem problema fiscal e contábil dar entrada nessa nfe de devolução por conta desses dias que demorou para chegar ?

  • tenho uma revenda de automovel comprei um veiculo no leilao e entrou bloqueio judicial e me impediu de fazer a transferencia mais tirei a nota de entrada desse veiculo entrei na justiça e o mesmo tera que ser devolvido ao banco qual o procedimento da nota fiscal agora ?

  • Boa Noite.
    estou com dúvida.
    a empresa faz consulta no serrasa.
    A empresa do Serrasa emitir a nota fiscal sendo que antes a empresa usava um cnpj e depois mudou. A empresa do Serrasa emitir com cnpj que não existe mas na empresa? Esta com novo cnpj.Quais as consequências?

  • Boa tarde.
    Minha duvida é seguinte, a empresa recebeu a mercadoria, porém identificou que não era o produto que tinha comprado. Sendo assim emitiu a nota fiscal de devolução da mercadoria. Ai quero saber se o cliente fica com o imposto de fronteira para pagar ?

  • Olá bom dia!
    Emiti nota fiscal duas vezes do mesmo cliente e não vi que já tinha feito a nf. Ela foi tirada ano passado (2018), e hoje (21/02/2019) o cliente me pediu o cancelamento de uma dessas notas. Como eu faço? A contabilidade me disse que não tem mais o que fazer.

Deixe o seu Comentário

Categorias

Guia grátis do Micro Empreendedor Indivídual (MEI) Guia grátis do Micro Empreendedor Indivídual (MEI) Guia grátis do Nota Fiscal Consumidor eletrônica (NFC-e) Guia grátis do Nota Fiscal Consumidor eletrônica (NFC-e)