NF-e de entrada: o que é, legislação e devolução de produtos

A NF-e de entrada

As notas fiscais de entrada são documentos emitidos por fornecedores. É também utilizada em outros casos, como por exemplo, retorno de industrialização e devolução de vendas.

A gestão de NF-e de Entrada é algo tão importante quanto a gestão das Notas fiscais eletrônicas de Saída (aquelas emitidas para o consumidor final). As informações de entrada são importantes para vários setores da empresa, como por exemplo o controle de estoque, financeiro, contábil, produção, entre outros.

Ao receber uma mercadoria e de posse do DANFE, a empresa pode conferir se a NF-e está realmente autorizada na SEFAZ (Secretaria da Fazenda) e verificar se o fornecedor encaminhou o arquivo XML da Nota. Com as informações do DANFE a empresa pode efetuar a entrada dos dados em seu sistema de gestão.

Legislação da NF-e de entrada

A legislação especifica que, o contribuinte emissor de NF-e também está obrigado a armazenar as NF-e recebidas e deve cobrar de seus fornecedores o envio delas. é uma exigência fiscal recepcionar, armazenar e garantir a validade de todas as NF-e recebidas. A empresa precisa saber se a NF-e que está recebendo está realmente validada junto a SEFAZ. Se estiver, é preciso armazenar ela durante o período fiscal.

O Livro Registro de Entradas é obrigatório para todas as empresas comerciais, estabelecido pelo Regulamento do ICMS de cada estado, com o objetivo de registrar as notas fiscais de entradas, destacando-se os ICMS incidentes pelas compras.

Nota Fiscal Eletrônica de Entrada no caso de devolução

Quando uma NF-e de venda não é recebida pelo cliente e é devolvida, é preciso gerar uma NF-e de Entrada da mercadoria, através do Faturamento.

Por exemplo, o consumidor final (seu cliente) adquiriu uma mercadoria na qual você emitiu uma NF-e, e logo depois esse cliente devolveu a mercadoria. Você precisa então devolver essa mercadoria para o seu estoque, e a própria empresa é quem deve emitir a NF-e, já que neste caso o cliente final (geralmente pessoa física) não tem como emitir uma nota de devolução.

A forma com a qual você deve retornar essa mercadoria para o seu estoque é emitindo uma NF-e de entrada, com o devido CFOP (Código Fiscal de Operações e Prestações) e o tipo de Movimento (que no caso é entrada).

Quanto ao CFOP, deve ser utilizado um dos seguintes:
1.201: Devolução de venda de produção do estabelecimento
Classificam-se neste código as devoluções de vendas de produtos industrializados pelo estabelecimento, cujas saídas tenham sido classificadas como “Venda de produção do estabelecimento”.

1.202: Devolução de venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros
Classificam-se neste código as devoluções de vendas de mercadorias adquiridas ou recebidas de terceiros, que não tenham sido objeto de industrialização no estabelecimento, cujas saídas tenham sido classificadas como “Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros”.

Você ainda possui alguma dúvida em relação a NF-e de entrada? Deixe sua dúvida nos comentários!

Sistema online

TagPlus é o sistema ideal
para a gestão da sua loja!

Controle seu estoque, financeiro, clientes,
notas fiscais, venda online e muito mais.

Imagem ilustrativa monitor com o Sistema Tagplus
Foto do perfil do autor ou autora

Escrito por

  • Bom dia!
    Temos uma situação nova na nossa empresa de destinação de resíduos que é a cobrança para destinação final de resíduos.É possivel usar a CFOP 1949 com a cobrança por esta entrada de produto? Se sim, como seria o lançamento dessa nota por parte do cliente para pagamento?
    Obrigada

  • Quanto a “Nota Fiscal Eletrônica de Entrada no caso de devolução”
    Perg: sendo o cliente pessoa fisica, ao gerar uma nfe de entrada, Emitente e Destinatario da Nfe será a propria Empresa ?

  • Trabalho com auto peças e recebo diversas vezes peças q ñ trabalho e nem tenho cadastro na empresa. Como devolver? Tenho que cadastrar esse novo item, mesmo ñ sendo de meu interesse comercializa-lo? Ou tem algum código para essa devolução, para q ñ precise cadastrar?

  • emitimos uma nota fiscal de bonificação 6910 errada e o cliente recusou, como devo dar entrada propria dessa mercadoria???

  • Prezados!
    Minha duvida é : Meu cliente devolveu a nota para minha empresa,então terei de emitir uma nova nota de entrada,essa nota será emitida com o destinatário do cliente ou como o nome da minha empresa?

  • Boa tarde! Estou com uma dúvida quanto a entrada de devolução. Ocorreu o seguinte, a empresa emitiu uma nota fiscal de devolução para um fornecedor, só que o fornecedor não recebeu a nota fiscal porque estava errada,como já passou o prazo para cancelamento como faço para dar entrada nessa nota fiscal?

  • Recebi Uma NF de um fornecedor, com os cálculos de impostos incorretos, não consegui dá entrada na mercadoria.
    Não a tempo mais para cancelar a NF. Ele pode receber devolução da NF para emitir uma nova nota?
    Ele insiste em que eu dê entrada e o envie uma cara da não aproveitamento de imposto.
    Mas meu sistema não permite entrada incorreta nos cálculos?
    Como proceder?
    Agradeço desde já!

  • Como devo dar entrada em uma NF de Dev. Rem. para Industrialização e de Industrialização, sendo que o meu cliente efetuou apenas uma recusa nas NF´s emitidas com CFOP 5.925 e 5.125?
    Grata;

  • Emiti uma NFe p/ consumidor final (CPF), mas tenho que fazer a devolução, sendo que na venda, usei a CST 20. Na NFe de Devolução, usarei a mesma CST?

  • Qual o prazo máximo de uma nota de venda para que eu possa fazer a nota de entrada(como se fosse devolução)?

Deixe o seu Comentário

Categorias