NF-e de entrada: O que é, legislação e devolução de produtos

A NF-e de entrada

As notas fiscais de entrada são documentos emitidos por fornecedores. É também utilizada em outros casos, como por exemplo, retorno de industrialização e devolução de vendas.
A gestão de NF-e de Entrada é algo tão importante quanto a gestão das Notas fiscais eletrônicas de Saída (aquelas emitidas para o consumidor final). As informações de entrada são importantes para vários setores da empresa, como por exemplo o controle de estoque, financeiro, contábil, produção, entre outros.
Ao receber uma mercadoria e de posse do DANFE, a empresa pode conferir se a NF-e está realmente autorizada na SEFAZ (Secretaria da Fazenda) e verificar se o fornecedor encaminhou o arquivo XML da Nota. Com as informações do DANFE a empresa pode efetuar a entrada dos dados em seu sistema de gestão.

Legislação da NF-e de entrada

A legislação especifica que, o contribuinte emissor de NF-e também está obrigado a armazenar as NF-e recebidas e deve cobrar de seus fornecedores o envio delas. é uma exigência fiscal recepcionar, armazenar e garantir a validade de todas as NF-e recebidas. A empresa precisa saber se a NF-e que está recebendo está realmente validada junto a SEFAZ. Se estiver, é preciso armazenar ela durante o período fiscal.
O Livro Registro de Entradas é obrigatório para todas as empresas comerciais, estabelecido pelo Regulamento do ICMS de cada estado, com o objetivo de registrar as notas fiscais de entradas, destacando-se os ICMS incidentes pelas compras.
[experimente titulo = “Emissão de NF-e Fácil e Rápida” descricao = “Com o TagPlus você emite NF-e em menos de 2 minutos” frase1 = “* Respeitamos sua privacidade. Seu e-mail está seguro.” frase2 = “Você não pagará nada se não gostar” placeholder = “Digite seu melhor e-mail…” btn = “COMEÇAR MEU TESTE GRÁTIS !” plano = “TRIAL” ref=”blog_tagplus”]

Nota Fiscal Eletrônica de Entrada no caso de devolução

Quando uma NF-e de venda não é recebida pelo cliente e é devolvida, é preciso gerar uma NF-e de Entrada da mercadoria, através do Faturamento.
Por exemplo, o consumidor final (seu cliente) adquiriu uma mercadoria na qual você emitiu uma NF-e, e logo depois esse cliente devolveu a mercadoria. Você precisa então devolver essa mercadoria para o seu estoque, e a própria empresa é quem deve emitir a NF-e, já que neste caso o cliente final (geralmente pessoa física) não tem como emitir uma nota de devolução.
A forma com a qual você deve retornar essa mercadoria para o seu estoque é emitindo uma NF-e de entrada, com o devido CFOP (Código Fiscal de Operações e Prestações) e o tipo de Movimento (que no caso é entrada).
Quanto ao CFOP, deve ser utilizado um dos seguintes:
1.201: Devolução de venda de produção do estabelecimento
Classificam-se neste código as devoluções de vendas de produtos industrializados pelo estabelecimento, cujas saídas tenham sido classificadas como “Venda de produção do estabelecimento”.
1.202: Devolução de venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros
Classificam-se neste código as devoluções de vendas de mercadorias adquiridas ou recebidas de terceiros, que não tenham sido objeto de industrialização no estabelecimento, cujas saídas tenham sido classificadas como “Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros”.
Você ainda possui alguma dúvida em relação a NF-e de entrada? Deixe sua dúvida nos comentários!

Foto do perfil do autor ou atora
  • Quanto a “Nota Fiscal Eletrônica de Entrada no caso de devolução”
    Perg: sendo o cliente pessoa fisica, ao gerar uma nfe de entrada, Emitente e Destinatario da Nfe será a propria Empresa ?

    • bom dia
      Referente nota fiscal devolução,,,,,
      faturei nota fiscal para o cliente exemplo: 100 cxs de produto na entrega da mercadoria faltou 10 cxs e o cliente não emite a nota fiscal devolução. Minha pergunta posso dar entrada devolução somente das 10 cxs. parcial ??

  • 1-A Nota fiscal de saída vai para o cliente e o cliente recusa o produto e devolve com a mesma nota de saída.Devo emitir uma NF de entrada NF-e (55)referenciando a NF de saida?
    2-A nota fiscal de saída vai para o cliente e o cliente chega a aceitar o produto, mas devolve total ou parcial com outra nota fiscal do próprio cliente.Dou entrada em uma NFe (55) e referncio a NF externa do cliente ou utilizo a numeração EXterna e informo somente o modelo 55?

    • Olá Roberto, tudo bem?
      Vamos as suas questões:
      1- A recusa da mercadoria pode ocorrer de duas formas: ou o destinatário emite uma nota fiscal de devolução de compras, ou o destinatário recusa a mercadoria no verso do próprio DANFE, destacando os motivos que o levaram a isso.
      Na segunda hipótese, o emitente da NF-e irá emitir uma NF-e de entrada para receber a mercadoria devolvida.
      2- Confira esse artigo.

  • Meu cliente emitiu uma nf de remessa para troca,porem nao foi enviada mercadoria para efetuar a troca.Agora ele precisa emitir uma outra nf de remessa com data atual.Como anular essa nf de remessa para troca e emitir outra?

    • Olá Sualania, tudo bem?
      Os requisitos para anular uma NF-e são: Ter expirado o prazo de 2 (duas) horas após a autorização, sem que tenha sido cancelada; não ter havido circulação da mercadoria nem prestação do serviço; somente para erros não sanáveis por Carta de Correção.
      Solicitação/Prazo:
      Anulação de NF-e que ainda está dentro do prazo legal de apuração do imposto: o contribuinte emitente deve efetuar diretamente a anulação da NF-e sem a formalização de pedido à Sefaz, mediante emissão de NF-e de entrada/saída, conforme o caso, desde que a Autorização de Uso relativa à correspondente NF-e de estorno seja concedida dentro do mesmo período de apuração em que estiver inserida a NF-e que se pretende anular.
      Anulação de NF-e após expirado o período de apuração do imposto: nessa hipótese, o emitente deve protocolizar, via E-process, pedido de anulação à Sefaz até o dia 15 (quinze) do mês imediatamente subsequente àquele em que foi concedida a respectiva Autorização de Uso da NF-e que se pretende anular.

  • Boa Tarde,
    Preciso devolver para o fornecedor uma mercadoria com defeito e ele me pediu uma nota de devolução porém sou optante do simples e a única opção de nota fiscal que possuo é de venda(NFVC-online), emitida dendro do site http://www.nfp.fazenda.sp.gov.br (o site não permite escolher o CFOP,ou outro tipo de nota) Pergunto, o fornecedor pode emitir uma nota de entrada para receber de volta a mercadoria com defeito? O mesmo vale quando a devolução é parcial?
    Grata,

  • Boa tarde, adquiri um reboque porém na NF a numeração do chassi veio diferente da impressa no reboque. Só notei a diferença quando fui fazer o emplacamento porém já havia passado o prazo para uma carta de correção. O vendedor falou que a única solução era eu fazer uma NF de entrada de venda para ele (a qual seria cobrada uma taxa de 7% sobre o valor da nota) para depois ele emitir uma nova nota de venda para mim, agora com o chassi corrigido. No caso o valor da taxa seria de 308 reais. Gostaria de saber se isso está correto e se eu que deveria pagara esse valor, já que o erro da nota veio da parte do vendedor.

  • Nossa garagem enviou para concessionaria um ônibus para revisão.Não enviamos nota de remessa.
    a concessionaria então fez uma nota de entrada de conserto/reparo e posteriormente fez uma saída de retorno de conserto. Como devo proceder neste caso.
    devo fazer uma nota de remessa pára conserto.
    como escriturar esta nota enviada pelo prestador de serviço de retorno de conserto?

  • tenho uma duvida em relação de NFs entradas de DEvolução… um cliente me devolve a mercadoria com NF, mais não destacou os imposto que devo aproveitar… é necessario emitir uma NF propria de entrada, ou posso entrar com a NF do cliente??

    • Olá Deide, tudo bem?
      Você precisa de uma nota fiscal de entrada para retornar o produto ao seu estoque!

  • Bom dia!
    Preciso saber se posso emitir uma nota fiscal de devolução, sendo que, o cliente não é o consumidor final?

  • ola
    para abrir minha empresa em um estado especifico tive que comprar o estoque de outra empresa para ser unico a vender, porem preciso fazer uma devolução para a fabrica que produz o que eu vendo. como devo proceder? tem como devolver esse material para a empresa que produz sem eu ter comprado diretamente dela?

  • Foi dada a entre em uma nota de venda, como nfe, quando o correto seria nfd, qual o precedimento agora? Por favor.

    • Bom dia!
      Nota Fiscal Série D é destinada somente á consumidor final. Sendo assim, não há entrada da mesma.

  • Ola, eu posso emitir a NF. de Devolução com destinatário “Consumidor Final” terá algum problema para o fisco?

    • Bom dia Carla!
      Sim, há problemas! O destinatário sempre deve ser identificado em uma NF-e, seja de compra, venda ou devolução.

  • Olá, Equipe TagPlus.
    1 – Em quanto tempo pós a emissão da nota fiscal de saída posso emitir a nota fiscal de entrada?
    2 – Tendo um período máximo para emissão da nota fiscal de entrada de uma determinada nota fiscal de saída, o destinatário pode dar recusa no SEFAZ depois do período valido de missão da nota fiscal de entrada?

    • Bom dia Daniel!
      1 – O prazo para devoluções para troca é de 45 dias e para garantia será o prazo determinado em nota fiscal.
      2 – O destinatário pode manifestar-se como não condizente com a operação. É importante consultar seu contador á respeito.

  • Olá, bom dia!
    tenho um duvida referente emissão de NFe de Entrada, nos casos de devolução, importação e etc…
    como emitimos a NF para a mercadoria circular, devemos informar na NF a data de recebimento da mercadoria futura?

  • Boa tarde!
    Em via de regra não é necessário. Contanto o ideal é conferir com um contador, visto que esta legislação varia de estado para estado.

  • estou com equipamento no aeroporto, preciso emitir uma NF de entrada para retirada, este produto veio de Manaus-Am com uma declaração de remessa, para emitir a NF de entrada como deverei tributar?

    • Boa tarde!
      Essa legislação é estadual, portanto sugiro que confira com um contador informações mais apuradas.

  • Olá, sou Micro Empreendedor Individual.
    o ramo de atividade é de COMERCIO e ASSISTÊNCIA TÉCNICA em informática.
    Gostaria de receber algumas informações:
    -Recebi um pedido de orçamento de uma escola da prefeitura da minha cidade (PALMAS-TO), para adquirir computadores novos.
    Fiz o orçamento pelo atacado em uma loja e tudo ocorreu bem, mas quero saber como vou emitir Nota Fiscal Eletrônica para revender para escola.
    Ou eu posso emitir normalmente no site da prefeitura como fiz varias vezes em prestações de serviços?

  • Emitimos uma nota fiscal com a CFOP 5124 com o valor a cobrar incorreto. Quando fomos notificados pelo nosso cliente, o prazo de cancelamento já havia expirado. Podemos solicitar que o cliente bata um carimbo de recusa nesta nota fiscal?

  • Bom dia, equipe
    preciso de orientecao, emiti uma nota fiscal de venda p/ cliente e ele recebeu o material tudo certinho, sendo que 8 dias depois ele nos informou que nao consegue dar entrada na NF pois foi faturado produto de venda e consumo na mesma nota e precisaria ser em notas separadas, cliente solicitou que cancelasse a nf mas ja passou o prazo de cancelamento, entao ele precisa que faca uma nota fiscal de entrada, sendo que entrei em contato com a contabilidade, onde foi me informado que conseguimos fazer a nota fiscal de ntrada dentro da legalidade em 3 casos, 1º COMPRA DE IMPORTACAO, 2º PRODUTOR RURAL E 3º CLIENTE SEM INC. ESTADUAL. Cliente nao quer fazer nota fiscal de devolucao, como posso proceder neste caso?
    Fico no aguardo
    Ivete

  • NO MOMENTO EU PRESTO SERVICO DE INDUSTRIALIZAÇAO DE PRODUTOS, PRESTO SERVIÇO DE MAO DE OBRA, NO CASO QUANDO RETIREI A MERCADORIA NO MEU CLIENTE ELE ME DEU UMA NOTA FISCAL DE SAIDA COM VALOR SIMBOLICO, NA DEVOLUÇAO DO SERVIÇO EU EU EMITI UMA NOTA DE SAIDA ONDE DEU CONFRONTO NOS VALOR DA NOTA DELE E DA MUNHA, ELE RECUSOU A NOTA POIS JA NAO HAVIA PRAZO HABIL PARA CANCELAR A ERRADA, SENDO ASSIM EU TENHO QUE EMITIR UMA DE ENTRADA, PRECISO DE ORIENTAÇAO PARA ESTA DE ENTRADA.

  • Quando a Nota Fiscal já passou na FRONTEIRA(posto fiscal)qual o procedimento após emitirmos a Nota Fiscal de Entrada???, em relação ao DESTINATÁRIO, que não recebeu a mercadoria

    • Boa tarde!
      Sim! Você deve fazer uma nota fiscal semelhante à uma compra.
      O procedimento correto deve ser conferido com seu contador, visto que pode variar pelo seu regime de tributação.

  • Boa tarde,
    Emiti uma nota fiscal de venda e a descrição está errada. Preciso fazer uma nota fiscal de entrada da minha nota de venda.
    Fui instruída a fazer uma nota de entrada com o CFOP 1202 com a descrição: ENTRADA DE MERCADORIA, porém o SEFAZ está rejeitando.

  • Olá!
    Seguinte…
    Recebi uma NF-e com CFOP 5917, uma mercadoria que recebemos para uma cirurgia que no final não ocorreu.
    Então o Emitente solicitou que eu fizesse 2 notas de devolução, (sendo 1 produto em uma NF-e e na outra o restante dos produtos).
    Então fiz a emissão das NF-e com CFOP 5918.
    Se passando 8 dias as mesmas retornaram como RECUSADAS no verso da NF-e de devolução, por valores de ICMS incorretos.
    Minha dúvida é, qual o procedimento, pois a Empresa que me forneceu os produtos estão me cobrando retorno da NF-e correta.
    Eu posso fazer essa entrada? Qual cfop?
    Tenho pouco conhecimento em relação a Emissão de NF-e, nunca tinha me ocorrido uma situação parecida.
    Me ajuda por favor!?
    Desde já fico grata.

  • Tenho um consumidor final que necessita troca do produto, porém não pode ir até a loja onde adquiriu o mesmo.
    Como devo proceder para efetuar a troca para este cliente? Entendendo que o mesmo não emite nota fiscal de devolução ou troca ?

  • Bom dia eu emiti uma nota de devolução com o destinatário errado o que devo fazer?
    Fazer a recusa atrás da NF com a assinatura do destinatário e dar entrada com uma nota minha?

  • Eu trabalho em uma empresa rural, e emitimos NF manual. Essa empresa tem mais de uma IE, recebemos NF de venda em uma IE errada, mas do mesmo produtor, então logo após, o fornecedor emitiu NF de devolução e em seguida emitiu a NF correta. Acredito que o fornecedor, nesse caso, não poderia emitir NF de devolução, porque a empresa que eu trabalho emite NF. Não consegui gerar SPED com essa NF de devolução lançada. Acredito que agora tenho que emitir essa NF de devolução. Estou certa?

  • Minha dúvida é a seguinte: ao emitir a NF-e de entrada como devo preencher o Remetente/Destinatário? Seria uma nota da empresa para a empresa?

  • Bom dia.
    Poe vezes envio mercadoria para fora do estado e o cliente não aceita receber, por se tratar de produto perecível muitas vezes vendemos este produto para outro cliente na região gerando a entrada fiscal aqui na matriz e emitindo nota fiscal ao novo cliente. Esta operação é legal?
    Quando não consigo vender 100% da devolução e tenho que voltar para são paulo com metade da carga e de posse de uma nota de devolução total, corro algum risco de fiscalização?

    • Olá!
      Esta pergunta abrange a legislação estadual da sua UF. Sendo assim, o mais aconselhável realmente é consultar um contador capacitado.

  • No caso da Devolução eu emiti a NF de entrada própria , mas errada, e já passou o prazo de cancelamento, o que posso fazer nesse caso? Existe algum processo de anulação da entrada?

    • Olá!
      Esta pergunta abrange a legislação estadual da sua UF. Sendo assim, o mais aconselhável realmente é consultar um contador capacitado ou a SEFAZ.

  • O cliente me devolveu uma mercadoria. Ele trouxe o cupom fiscal da mesma. Como eu devo fazer a devoluçao? Tenho que fazer uma nfe no nome dele como devoluçao?

  • Duvida sobre nota fiscal eletrônica de entrada.
    teve um cliente e é pessoa jurídica, que eu emiti a Nf com os dados errados, e eu estou em São Paulo e eles em Santa Catarina, agora eles querem a tal Nota de entrada e não sei como fazer isso. Alguem pode me ajudar???

  • Bom dia.
    No caso de venda efetuada a consumidor final, com emisaõ de cupom CF-e SAT, ao devolver esta mercadoria, o estabelecimento deve emitir nota fiscal de entrada de devolução de mercadoria?

  • Olá, boa tarde!
    Fiz uma NF-e de “Devolução de Mercadoria” porém, alguns dias depois, a empresa me informou que tinha dados errados na nota. Como já passou do prazo, não tem mais como cancelar, certo? E agora eles querem que eu emita outra nota. Como proceder? E a nota errada o que eu faço?

    • Olá!
      Esta pergunta abrange a legislação estadual da sua UF. Sendo assim, o mais aconselhável realmente é consultar um contador capacitado.

  • Bom dia !
    Emiti uma nota de mão de obra de industrialização mas o cliente demorou para retirar a mercadoria, quando veio retirar pediu para que emitisse uma nova nota com a data atual.Como faço para cancelar ou dar entrada na nota antiga ?
    Att,

  • Quando a nota fiscal de entrada for emitida por uma empresa do simples nacional, a mesma deverá usar o CSOSN respectivo ao utilizado na venda ou deverá utilizar outro?

  • Fiz uma compra em nome de pessoa fisica, mas preciso fazer uma troca, como faço para emitir uma nota de devolução?

  • Bom Dia,
    Um fornecedor emitiu uma nfe de DEVOLUÇÃO DE MERCADORIA ADQUIRIDA OU RECEBIDA DE TERCEIRO, sendo que destinario é a empresa que comprou a mercadoria, no caso ele não teria que emitir da empresa dele para propria empresa ?

  • Qual o prazo máximo de uma nota de venda para que eu possa fazer a nota de entrada(como se fosse devolução)?

  • Emiti uma NFe p/ consumidor final (CPF), mas tenho que fazer a devolução, sendo que na venda, usei a CST 20. Na NFe de Devolução, usarei a mesma CST?

  • Como devo dar entrada em uma NF de Dev. Rem. para Industrialização e de Industrialização, sendo que o meu cliente efetuou apenas uma recusa nas NF´s emitidas com CFOP 5.925 e 5.125?
    Grata;

  • Recebi Uma NF de um fornecedor, com os cálculos de impostos incorretos, não consegui dá entrada na mercadoria.
    Não a tempo mais para cancelar a NF. Ele pode receber devolução da NF para emitir uma nova nota?
    Ele insiste em que eu dê entrada e o envie uma cara da não aproveitamento de imposto.
    Mas meu sistema não permite entrada incorreta nos cálculos?
    Como proceder?
    Agradeço desde já!

  • Boa tarde! Estou com uma dúvida quanto a entrada de devolução. Ocorreu o seguinte, a empresa emitiu uma nota fiscal de devolução para um fornecedor, só que o fornecedor não recebeu a nota fiscal porque estava errada,como já passou o prazo para cancelamento como faço para dar entrada nessa nota fiscal?

  • Prezados!
    Minha duvida é : Meu cliente devolveu a nota para minha empresa,então terei de emitir uma nova nota de entrada,essa nota será emitida com o destinatário do cliente ou como o nome da minha empresa?

  • emitimos uma nota fiscal de bonificação 6910 errada e o cliente recusou, como devo dar entrada propria dessa mercadoria???

  • Trabalho com auto peças e recebo diversas vezes peças q ñ trabalho e nem tenho cadastro na empresa. Como devolver? Tenho que cadastrar esse novo item, mesmo ñ sendo de meu interesse comercializa-lo? Ou tem algum código para essa devolução, para q ñ precise cadastrar?

  • Quanto a “Nota Fiscal Eletrônica de Entrada no caso de devolução”
    Perg: sendo o cliente pessoa fisica, ao gerar uma nfe de entrada, Emitente e Destinatario da Nfe será a propria Empresa ?

  • Bom dia!
    Temos uma situação nova na nossa empresa de destinação de resíduos que é a cobrança para destinação final de resíduos.É possivel usar a CFOP 1949 com a cobrança por esta entrada de produto? Se sim, como seria o lançamento dessa nota por parte do cliente para pagamento?
    Obrigada

  • Boa tarde,
    Tenho uma duvida referente a canhotos. As NFS foram devolvidas no ato da entrega, ao dar entrada dessas notas no setor fiscal, o canhoto deve estar junto a danfe? Caso uma auditoria seja feita, e os canhotos das notas devolvidas não esteja junto a DANFE corro algum risco, tendo em vista que a nota foi devolvida em sua totalidade e dada entrada conforme a legislação.

  • Eu gostaria de tirar uma dúvida, sou pessoa jurídica aonde efetuei uma compra de software e o meu fornecedor emitiu a nota fiscal na pessoa física, neste caso posso emitir uma nota fiscal de serviço para dar entrada no meu ativo? Ou existe uma outra de efetuar a entrada no meu sistema?

  • olá, gostaria de saber se tem prezo para emitir nf de entrada. Emiti uma nf para um cliente , com CNPJ errado, não era para ele , mas sim para outra filial, mas eles me pediram somente agora uma nf de eentrada para inutilizar essa nf que não era deles. isso fazem 4 meses da emissão. pode ser feita nf de entrada ?

  • BOA TARDE!
    MINHA PERGUNTA E A SEGUINTE ” REALIZEI UMA VENDA PARA UMA EMPRESA NÃO CONTRIBUINTE DO ICMS ACONTECE QUE ESSA MERCADORIA FOI DEVOLVIDA COMO PROCEDER PRA DA ENTRADA NESSA MERCADORIA NO MEU ESTOQUE ??

Deixe o seu Comentário

Categorias

Guia grátis do Micro Empreendedor Indivídual (MEI) Guia grátis do Micro Empreendedor Indivídual (MEI) Guia grátis do Nota Fiscal Consumidor eletrônica (NFC-e) Guia grátis do Nota Fiscal Consumidor eletrônica (NFC-e)