4 dicas de como realizar o fechamento de caixa do seu negócio

O fechamento de caixa é um dos procedimentos mais importantes para garantir o controle financeiro de uma empresa. Por isso, é preciso conhecer todos os cuidados necessários para que ele seja seguro e eficiente, não deixando passar nenhuma informação importante.

Para que tudo saia conforme o planejado, é interessante contar com as ferramentas certas, incluindo o uso de tecnologia. Mas essa e outras dicas você poderá conferir de maneira mais detalhada no decorrer deste conteúdo. Fique de olho e acompanhe!

Como realizar o fechamento de caixa?

O fechamento do caixa é aquele processo administrativo minucioso que confere cada uma das entradas e das saídas de dinheiro que ocorre, geralmente feito ao final de um dia ou de um turno de trabalho. Caso haja alguma divergência, também é sua responsabilidade verificar e corrigir o problema.

Como você deve imaginar, essa é uma tarefa que exige atenção e minúcia. Por isso, adotar um passo a passo eficiente pode tornar o fechamento de caixa mais tranquilo, seguro e até mesmo prático. A seguir, trouxemos algumas dicas que podem ajudar. Confira!

1. Definir o responsável pelo fechamento do caixa

O primeiro passo para um bom fechamento de caixa é definir quem será o responsável pela tarefa. Isso é crucial para a organização do processo e para garantir a confiabilidade dos seus resultados. A pessoa responsável pela conferência precisa ser atenta e organizada.

Para a gestão financeira, o fechamento de caixa é um instrumento indispensável. Porém, qualquer erro cometido nele pode gerar uma série de consequências prejudiciais para o negócio. Então, ter alguém competente realizando essa atividade é fundamental.

2. Decidir com que frequência o caixa será fechado

Também é importante determinar com que frequência o fechamento de caixa será realizado. Na maioria dos casos, um fechamento diário é o suficiente. No entanto, dependendo do volume de transações feitas na sua empresa, pode ser interessante repetir o processo por turno ou apenas de forma mensal.

É claro que, ao manter o fechamento de caixa mais frequente, se torna consequentemente mais fácil encontrar eventuais irregularidades. Quanto maior o intervalo entre uma conferência e outra, mais pode demorar para que os erros sejam identificados e, aí sim, corrigidos.

3. Registrar as entradas e saídas

Assim como é importante realizar a abertura e o fechamento de caixa, é fundamental registrar todas as entradas e saídas no fluxo de caixa. Isso é o que vai facilitar a conferência das transações e ajudar a rastrear onde estão as falhas.

Com o registro correto das entradas e saídas e a devida conferência de todos os lançamentos, a empresa conta com um saldo preciso no final do dia (ou do turno, ou do mês). Claramente, isso também acaba impactando os rumos que a gestão financeira do negócio assume.

4. Utilizar um sistema de gestão financeira

Um sistema de gestão financeira é um software que vai fornecer à empresa todos os recursos que ela precisa para organizar suas informações financeiras e tomar suas melhores decisões. O fechamento de caixa é parte desses recursos e pode ser otimizado por meio do sistema.

TagPlus é o sistema ideal para o seu negócio. Com ele, além de realizar o registro e o fechamento de caixa, você ainda pode controlar seu estoque, realizar toda a operação do setor financeiro, gerenciar cliente, notas fiscais e muito mais.

Contar com a tecnologia para o seu fechamento de caixa é a maneira mais prática e segura de garantir que o saldo do negócio esteja sempre atualizado, sem perder tempo. Então, que tal contar com a TagPlus para isso?

Entre em nosso site e conheça mais sobre o sistema!

Sistema online

TagPlus é o sistema ideal
para a gestão da sua loja!

Controle seu estoque, financeiro, clientes,
notas fiscais, venda online e muito mais.

Imagem ilustrativa monitor com o Sistema Tagplus
Foto do perfil do autor ou autora

Escrito por

Graduada em Comunicação Social, com especialização em Marketing Digital. Atua com criação de conteúdo e tráfego orgânico.

  • Sofro até hj pra fechar o caixa no sistema tagplus, não há informações coerentes pra fechamento, mesmo com o sistema tive que fazer uma planilha de Excel pra poder fechar o caixa 🙁

    • Olá, Evandro! Entre em contato com o nosso suporte técnico que eles podem auxiliar você nesse processo. As melhores formas de contato são pelo Whatsapp ou via chat do próprio sistema.

Deixe o seu Comentário

Categorias