Saiba como abrir uma empresa prestadora de serviços

Ao entrar no mundo dos negócios, há algumas opções a serem escolhidas. Em meio às alternativas, podemos citar vender/fabricar mercadorias ou atuar como uma empresa prestadora de serviços. No segundo caso, a atividade é destinada a pessoas físicas ou jurídicas, que podem ou não contar com um sistema ERP para facilitar a gestão.

Por exemplo: quando uma corporação precisa de uma equipe para a limpeza de um edifício, ela pode contratar um MEI, as micro ou pequenas empresas e até as companhias de maior porte que prestam esse tipo de serviço para outros negócios.

Quer entender mais a fundo o que é uma empresa prestadora de serviços e conhecer a sua missão, alguns exemplos e outras informações relacionadas? Continue a leitura e fique por dentro do assunto!

O que são empresas prestadoras de serviços?

As empresas prestadoras de serviços executam atividades específicas para pessoas físicas e/ou jurídicas a partir de uma demanda. Ou seja, o lucro desse empreendimento não provém da venda para o consumidor final ou para estabelecimentos que atuam com a revenda.

Na verdade, a prestação de serviços não envolve a fabricação de produtos. Diferentemente das organizações que trabalham na categoria de comércio, que podem vender em atacado ou no varejo. Do mesmo modo, indústrias podem transformar matérias-primas em produtos, como o leite em queijo.

No entanto, todos esses casos se diferem da prestação de serviços. Inclusive, estamos falando de um trabalho essencial para o desenvolvimento econômico, representando 70% do PIB (Produto Interno Bruto), segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Nesse contexto, é válido destacar que o conceito de ‘’serviço’’ prestado nessa negociação abrange toda e qualquer demanda executada com remuneração no mercado de consumo. Isso é definido pela Lei Federal n. 8.078/1990.

Alguns exemplos de empresas prestadoras de serviços

Além disso, conhecendo exemplos, torna-se mais fácil entender o que é esse modelo de negócio. Nesse caso, pode-se citar as agências de marketing digital, cuja receita provém da oferta de serviços de redação, design, planejamento, atendimento ao cliente, entre outros, para companhias que têm essa demanda.

A propósito, também se encaixam no conceito de empresas prestadoras de serviços:

  • os escritórios de contabilidade;
  • os estabelecimentos de banho e tosa;
  • os empreendimentos que atuam no conserto de computadores e dispositivos similares;
  • as companhias de limpeza e dedetização;
  • os negócios que oferecem assessoria de imprensa;
  • os empreendimentos que atuam na organização de feiras, festas e outros eventos;
  • os negócios que oferecem transporte escolar e de carga;
  • os estabelecimentos que ofertam hospedagem (pousadas e hotéis, por exemplo);
  • as academias;
  • os cinemas e os teatros etc.

Alguns prestadores de serviço, com destaque para os que atuam de modo autônomo, não se formalizam — por exemplo, com a abertura do MEI. Na prática, é até comum que isso ocorra para evitar custos com impostos e processos burocráticos.

Contudo, é importante ressaltar que a formalização é a melhor saída para proteger o negócio e assegurar licenças e benefícios, como a aposentadoria.

Quais são as principais características das empresas prestadoras de serviços?

Como visto, prestadores de serviços se diferenciam de indústrias, do atacado e do varejo. Então, a seguir, confira quais são as principais peculiaridades desse segmento.

Imperecibilidade

Os serviços prestados não estragam ou perdem a validade. O máximo que pode ocorrer é a solicitação de ajustes e/ou refação, seja por insatisfação da clientela, seja porque os produtos usados na realização do serviço venceram, por exemplo.

Intangibilidade

Os serviços não são palpáveis, diferentemente de produtos vendidos. Assim, a ideia é que aqueles que contratam as atividades prestadas vivenciem a experiência e, a partir disso, mensurem a qualidade dela.

Ausência de troca de propriedade

Na compra de um produto, o item pode ser trocado por outro, conforme as políticas da empresa que o vendem ou revendem. No caso da prestação de serviços, essa troca não é possível, já que a atividade depende necessariamente do profissional responsável por executá-la. 

Simultaneidade

Não se pode ‘’guardar’’ um serviço prestado, como é viável na compra de uma mercadoria. Ou seja, a produção e o consumo acontecem simultaneamente. Por isso, é ainda mais importante que os prestadores de serviços prezem pela qualidade do trabalho oferecido.

Por que formalizar uma empresa prestadora de serviços?

Conforme mencionado, a formalização das empresas prestadoras de serviços é essencial para evitar riscos e, inclusive, para possibilitar a evolução do negócio. Veja, a seguir, algumas das vantagens de fazê-lo!

Ganho de autoridade no mercado

É comum que pessoas físicas e jurídicas usem a formalização das empresas como critério para decidir qual delas contratar. Afinal, isso transmite autoridade no mercado, já que evita problemas fiscais e sinaliza a preocupação em se manter alinhado às normas vigentes.

Evitamento de problemas jurídicos

A atuação informal pode ser penalizada pela Justiça. Por isso, nem todas as empresas se sentem confortáveis em contratar serviços de negócios informais. Além disso, essa informalidade contribui para o surgimento de problemas fiscais, que podem gerar multas ou até o fechamento do empreendimento.

Acesso a linhas de crédito e soluções para empresários

Para estimular a atuação de empresas prestadoras de serviços, o governo e algumas instituições privadas oferecem linhas de crédito e soluções específicas para o segmento. No entanto, é comum haver a exigência da formalização para acessar esses recursos.

Como abrir uma empresa prestadora de serviços?

Agora, é hora de conhecer alguns passos essenciais para a formalização do seu negócio. Confira!

Escolha a natureza jurídica

Uma das mais comuns é o MEI (Microempreendedor Individual), voltado para empresas com até um funcionário. Na prática, o profissional paga uma taxa de contribuição para o INSS, que corresponde a 5% do salário mínimo vigente, mais R$ 5 de Imposto Sobre Serviços (ISS). Além disso, há o limite de faturamento de R$ 81 mil por ano.

Outra modalidade jurídica é a Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI), que, como o próprio nome sugere, envolve responsabilidades e obrigações limitadas, sendo indicada para negócios simplificados e de menor porte.

A Sociedade Limitada (LTDA) é mais uma alternativa, com uma complexidade um pouco maior que as outras, indicada para empresas comandadas por duas ou mais pessoas. O capital social nessa modalidade é dividido em quotas, e o poder de decisão dos sócios se baseia nelas.

Defina o nicho de atuação

Avalie o que você gosta de fazer e quais são as suas maiores habilidades. A partir disso, pense em como ganhar dinheiro no nicho escolhido e avalie de que forma a concorrência se comporta, visando a entender o que você pode entregar de valor ao consumidor. 

Monte um plano de negócios

O plano de negócios é um documento que guia os passos dos empreendedores para que a empresa cresça e supere os desafios que podem surgir. Para isso, é recomendável incluir algumas informações relevantes, como o público-alvo, os valores e a missão.

Inclusive, um exemplo de missão de uma empresa prestadora de serviços é garantir a qualidade dos serviços prestados aos clientes, com total transparência e responsabilidade econômica e ambiental.

Viabilize os recursos

É preciso dispor de um capital inicial para pagar os fornecedores, formalizar a empresa, negociar os prazos, financiar empréstimos e muito mais. Logo, analise previamente como será possível conseguir recursos financeiros para que o negócio saia do papel.

Então, entendeu como abrir uma empresa prestadora de serviços e qual é a importância da formalização? Como vimos, ao fazer isso, você transmitirá mais seriedade ao mercado, evitará problemas jurídicos e terá acesso a diversos outros benefícios. 

Agora, que tal aproveitar a visita ao blog para fazer o nosso quiz e descobrir que tipo de empreendedor você é? Desse jeito, será mais fácil otimizar a sua gestão!

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Escrito por

Graduada em Comunicação, com especialização em Marketing Digital. Analista de Marketing, com foco em tráfego orgânico.

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