A tecnologia do 5G: entenda o que é e quais suas principais vantagens

RÁPIDA, SEGURA E MÓVEL.

Popularmente conhecida como 5G, a tecnologia é a quinta geração de dados móveis da rede de telefonia celular.

O surgimento de novas tecnologias de conectividade móvel busca corrigir as deficiências percebidas e suprir novas necessidades. O 2G, por exemplo, foi projetado para voz, o 3G para dados e 4G para suportar grandes fluxo de dados, como streaming de música e vídeo. Agora, o objetivo é alcançar três patamares: maior velocidade, menor latência e maior eficiência.

O grande interesse por trás do 5G é a construção de uma base que suporte, em um futuro próximo, trilhões de dispositivos conectados à rede, como carros, câmeras, geladeiras, casas inteligentes e qualquer outro objeto físico. Essa conexão e comunicação dos objetos à rede, é conhecido como a Internet das Coisas (IoT) e, provavelmente, funcionará de forma melhorada usando o 5G.

Vantagens do 5G

Maior velocidade

Atualmente, a velocidade de transferência de dados do 4G/LTE chega a 1 gigabit por segundo. A velocidade do 5G promete ser muito superior ao 4G, podendo ser entre 10 e 20 vezes mais rápidas que os sistemas sem fio existentes hoje.

Imagina conseguir baixar um filme em alta resolução no seu celular em menos de 10 segundos? Ter melhor experiência com jogos online? UM SONHO que pode se tornar realidade! 

Menor latência

Latência é o tempo entre o comando para entrar em uma página e o carregamento real da rede de dados. E é justamente esse tempo de “espera” que será reduzido na tecnologia do 5G.

Em outras palavras, haverá uma redução do tempo de transferência do pacote de dados, na qual a latência ficará entre 1 e 4 milissegundos. Atualmente, a latência do 4G está próximo dos 80 milissegundos.

Maior eficiência

O objetivo é atingir um maior nível de eficiência energética. Essa vantagem vai diretamente ao encontro da Internet das Coisas, na qual muitas vezes, os objetos não tem como serem substituídos ou recarregados. Assim, o esperado é que a rede 5G seja 90% mais eficiente do que a 4G.

Outras vantagens:

  • Reconhecimento facial;
  • Robotização;
  • Cidades inteligentes;
  • Maior autonomia de baterias móveis;
  • Processamento de imagens;
  • Interface respaldada em gestos;
  • Comando de voz.

Conclusão

O 5G será um dos mais importantes avanços da indústria tecnológica, principalmente no que se trata da Internet das Coisas e todo o universo que circunda.

No Brasil, ainda é incerto como será o funcionamento do 5G, visto que nossas redes não estão preparadas para tanto, e que muitas pessoas não possuem nem mesmo a cobertura 4G disponível em sua cidade. Por isso, a comercialização desse tipo de rede deve ocorrer por volta do ano de 2022 para mais.

Sistema online

TagPlus é o sistema ideal
para a gestão da sua loja!

Controle seu estoque, financeiro, clientes,
notas fiscais, venda online e muito mais.

Imagem ilustrativa monitor com o Sistema Tagplus
Foto do perfil do autor ou autora

Escrito por

Nenhum comentário

Deixe o seu Comentário

Categorias