Arquivos em Nuvem? Saiba se é realmente seguro

Com o avanço da tecnologia, muitas empresas dependem de arquivos digitais como documentos importantes do seu negócio e dos seus clientes. Por isso, esses dados devem ser armazenados de forma segura, evitando perda e vazamento de informações. Salvar arquivos em nuvem é um método que vem se tornando cada vez mais popular entre os usuários.

Neste artigo, trouxemos as principais informações sobre o armazenamento em nuvem, analisando as suas vantagens e a segurança.

  • O que é e quais suas vantagens

O armazenamento em nuvem é um modelo derivado da computação em nuvem, que armazena os dados do usuário na internet em um servidor fornecido pelo provedor do serviço. Veja, a seguir, as principais vantagens desse serviço.

  • Liberação de espaço

Todas empresas precisam arquivar documentos, sejam eles dos funcionários, informações sobre fornecedores de produtos, notas fiscais, entre outros. Isso pode ser facilitado pela digitalização porém mesmo digitalizados, os arquivos vão se acumulando e, com o tempo, a memória dos computadores só diminuem. Assim, salvar arquivos em nuvem evita a lentidão das máquinas, permitindo melhor desempenho e máxima eficiência delas.

  • Redução de custos

Existem serviços gratuitos que fornecem aos usuários uma capacidade de armazenamento suficiente para guardar os dados pessoais. Já para empresas, existe a necessidade de um espaço maior onde nos leva para a contratação de serviços onde mesmo assim, gera economia. Isso porque o investimento de estruturas para arquivo, a mão de obra para isso e até mesmo a aquisição de HDs externos acabam saindo mais caro.

  • Facilidade de acesso

Após salvar arquivos em nuvem, você pode acessá-los a qualquer momento, de qualquer lugar e por meio de qualquer dispositivo. Isso pode facilitar, por exemplo, a conferência de estoque e a realização de inventário, já que não é necessário imprimir alguma lista para isso.

Como há acessibilidade do software por meio de dispositivos móveis, como tablets e celulares, os dados importantes ficam disponíveis na palma da mão. Isso otimiza os processos internos à medida que as atividades podem ser executadas de maneira mais dinâmica.

  • Organização

O volume de documentos acumulados em empresas é muito grande, principalmente quando se trata do setor financeiro ou contábil. Por isso, muitas vezes, é comum que notas fiscais ou informações tributárias acabem se perdendo ou que o tempo para serem encontradas seja muito grande.

Com o armazenamento online, o tempo pode ser utilizado para outras atividades, porque uma busca rápida já é capaz de encontrar qualquer informação.

  • É seguro?

Mesmo com a popularização, ainda há pessoas que têm receio de usar essa maneira de armazenamento por falta de segurança. No entanto, é possível afirmar que a proteção dos dados online é ainda maior do que de maneira usual.

O acesso só pode ser feito pelo usuário autenticado com senha correta. Dessa forma, o controle de quem pode acessar os documentos é mais rígido. Impedindo que ocorram irregularidades decorrentes do uso de informações confidenciais por pessoas não autorizadas.

Muitas empresas sofrem com a defasagem de backups de seus arquivos digitais devido a problemas como quedas de energia e erros sistêmicos. Salvar arquivos em nuvem torna a recuperação de arquivos muito mais segura, porque o backup é feito de maneira automática — e o fantasma da perda de dados é afastado da gestão.

  • Como salvar arquivos em nuvem?

Para salvar os arquivos da sua empresa em nuvem, primeiramente, é necessário escolher uma empresa que seja especialista no assunto e que ofereça todos os requisitos que cumpram as suas demandas.

Esse é o caso da TagPlus, que é um sistema que permite armazenar diversos tipos de arquivos, desde XML de NF-e, backups, imagens, relatórios, PDFs e documentos fiscais. Por isso, ele é ideal para facilitar o gerenciamento das atividades de contabilidade.

Com o TagPlus, seus arquivos ficarão armazenados no maior data center do mundo, o provedor Amazon (mesmo usado pela NASA/USA). Assim, o sistema conta com uma rígida segurança e backups regulares são realizados.

Pronto! Agora você já sabe como salvar arquivos em nuvem é vantajoso e pode trazer diversos benefícios para a sua empresa!

Teste agora mesmo o TagPlus! Disponível por 15 dias gratuitos!

Foto do perfil do autor ou atora

Designer, atua no mercado de comunicação visual a 5 anos, experiência no desenvolvimento de storytelling, projeção comunicacional, mídia e propagação mercadológica. Na TagPlus é responsável pela formatação das estratégias de comunicação empresarial. - Departamento de Marketing.

Nenhum comentário

Deixe o seu Comentário

Categorias