6 dicas de comportamento em uma nova empresa
Costumo dizer que entrar no mercado de trabalho é como uma selva: espaço limitado, muita concorrência e necessidade de provar o talento e competência.
Após passar por diferentes processos seletivos e dinâmicas, ser contratado é um grande alívio. Apesar do grande desejo de se sair bem, fica aquela “pulga atrás da orelha” sobre como se comportar, né?
Cada empresa tem sua estrutura organizacional, e cabe a você agir de acordo. Veja algumas dicas para se sair bem:
Dicas de comportamento
1. Não tenha medo de perguntar
Ao entrar em um novo trabalho, é normal ter dúvidas sobre tarefas e conteúdo, por isso, não tenha vergonha de perguntar. Porque demonstra interesse e vontade de aprender.
2. Seja proativo
Não fique parado caso não tenha demandas pendentes, reporte a situação aos seus superiores, peça por trabalhos e busque antecipar soluções de processos inacabados.
“A iniciativa consiste em fazer a coisa certa sem que lhe peçam.”
Irving Mark
3. Seja resiliente e flexível
Resiliência é a capacidade do indivíduo de lidar com problemas, adaptar-se a mudanças, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas.
O mercado busca profissionais que sejam flexíveis às mudanças e que sejam capazes de realizar atividades em diferentes funções, não só àquelas para quais foi contratado.
4. Crie bons relacionamentos
A forma como se relaciona com os colegas, inclusive superiores, é muito importante e diz muito sobre você. Procure conhecer todas as pessoas, não se feche somente à sua equipe.
Seja educado e gentil.
Aqui na Tag, temos um indicativo de humor que fica colado na lateral dos monitores, assim o funcionário consegue comunicar seu estado emocional sem nem mesmo ter que falar. É uma iniciativa muito bacana e garante o bem estar entre todos. <3
5. Tenha bom comportamento
Por mais que as novas empresas sejam mais liberais em relação ao dress code, vale lembrar que ir de chinelo e roupa furada pode não ser muito adequado.
É um ambiente de trabalho, por isso, vista-se de acordo com o exigido. Caso não haja uniforme ou um padrão definido, está liberado se vestir como deseja, mas tenha bom senso.
Gestos e expressões corporais dizem muito mais que palavras. Uma boa postura pode influenciar positivamente as pessoas ao redor.
Tente se auto avaliar para corrigir comportamentos negativos.
6. Controle o tom de voz
Na voz, é possível perceber angústias, tristezas e alegrias, por isso é tão importante ter controle sobre ela. Nada de demonstrar deboche ou nervosismo atoa, hein?
–
Como você se encontra hoje?
Está empregado?
Conte sua experiência para a gente!!
Sistema online
TagPlus é o sistema ideal
para a gestão da sua loja!
Controle seu estoque, financeiro, clientes,
notas fiscais, venda online e muito mais.
Escrito por
Renata Scaff
Nenhum comentário