Conheça 4 motivos para o freelancer ter um CNPJ

O trabalho independente tem crescido muito nos últimos anos no Brasil. O sonho de trabalhar para si mesmo
Se você pensa em sair do seu trabalho de carteira assinada para assumir a responsabilidade de trabalhar para si mesmo, vários pontos devem contar antes que tome uma decisão.

Algumas vantagens podem ser extremamente relevantes para quem quer formalizar o trabalho e se manter dentro da lei. Confira: 

1. Benefícios no INSS

Quando você tem um CNPJ, você fica dentro da lei e tem direitos, como por exemplo, o acesso a benefícios do INSS: auxílio maternidade, acidente e doença, aposentadoria e outros.

2. Emissão de Notas Fiscais 

A dificuldade em emitir notas fiscais de serviço é algo que afeta todos os profissionais autônomos. Para o serviço realizado como Pessoa Física (PF), existe a possibilidade de emitir o RPA e a Nota Fiscal Avulsa.

Como MEI (Micro Empreendedor Individual), você formaliza seu negócio e tem seu próprio CNPJ para emissão de notas fiscais.

Uma das vantagens do MEI é que o empreendedor não paga os impostos por cada nota fiscal emitida, mas sim mensalmente, através do Simples Nacional.

3. Comprar como empresa

Comprar como PJ, dá acesso a requisitos especiais na hora de comprar serviços ou produtos. Como por exemplo, melhores condições de pagamento e empréstimos, descontos, etc.

4. Organização financeira

Talvez a maior dificuldade do trabalhador independente seja conseguir organizar as finanças, separando-as em vida pessoas e profissional. Com o CNPJ, você consegue abrir uma conta de Pessoa Jurídica (PJ), além de ficar mais fácil de obter empréstimo, caso seja necessário.

Conclusão

Se formalizar é o melhor caminho para receber os benefícios e se assegurar de seus direitos. Não deixe de pesquisar e procurar saber o que melhor encaixa em seu perfil profissional.

Aqui no blog da TagPlus tem váááários textos bem explicativos que podem ser úteis para você.

Qualquer dúvida, é só deixar seu comentário aqui embaixo que em breve responderemos!




O TagPlus é o sistema de gestão online que sua empresa precisa!

O TagPlus é um sistema de gestão on-line que já ajudou mais de 60 mil empresas, de diferentes tipos de negócio, a serem mais eficientes e organizadas.

Testar Grátis
Sistema Online de Gestão Comercial, com NF-e, NFS-e, Controle Financeiro, Acompanhamento de NF-e, Sistema emissão Nota Fiscal Eletrônica.
Foto do perfil do autor ou atora

Escrito por

Ecóloga, estudante de Publicidade e Propaganda. Na TagPlus, é Auxiliar Analista de Marketing e Publicidade, com ênfase em redação.

Nenhum comentário

Deixe o seu Comentário

Categorias