Quais são os 4 Ps do marketing?
Os 4 Ps do marketing já têm 60 anos de história, mas isso não significa que perderam o “frescor”. Como são versáteis e explorá-los abre diversos caminhos para a empresa, é possível otimizar inúmeros aspectos distintos, da divulgação do negócio à precificação dos produtos, complementando as informações geradas por um sistema PDV.
No entanto, quais são os 4 Ps do marketing exatamente? Ao que as letras remetem e como se manifestam em diferentes companhias? O que eles têm a ver com o empreendedorismo?
Neste post, vamos tirar todas essas dúvidas e mostrar meios práticos de aplicar os 4 Ps no seu negócio para que você explore todo o potencial de crescimento da sua marca. Boa leitura!
Quais são os 4 Ps do marketing?
Antes de abordar os 4 Ps diretamente, um pouco de contexto é importante. Inicialmente, surgiu o conceito de mix de marketing, desenvolvido por Jerome McCarthy, ainda na década de 1960. O principal objetivo desse mix é gerar o desejo de compra nos consumidores em potencial.
O mix de marketing gira em torno de quatro pilares que, quando explorados de maneira equilibrada por uma empresa, têm a capacidade de estimular esse impulso pela compra, influenciando e conquistando o público-alvo. Estamos falando dos seguintes elementos:
- Produto;
- Preço;
- Praça;
- Promoção.
Nesse contexto, é fundamental ter em mente que o conceito, embora tenha surgido na década de 1960, como dito, evoluiu. Com o principal profissional de marketing da qualidade, Philip Kotler, os 4 Ps se tornaram “guias” para orientar as campanhas de diversos empreendimentos.
Qual é a importância do mix de marketing?
O mix de marketing é uma estratégia abrangente, que estabelece meios de viabilizar financeiramente o negócio. Nesse sentido, torna-se viável promovê-lo, posicioná-lo estrategicamente e até ressaltar os diferenciais dos produtos e dos serviços comercializados.
Por mais que quatro elementos possam parecer uma quantidade pequena, a verdade é que esses pilares envolvem várias perspectivas organizacionais. Inclusive, mesmo que o conceito tenha “nascido” muito antes da Internet, das lojas virtuais e dos marketplaces, veremos que a adaptação ao novo paradigma fica mais fácil por meio dos 4 Ps do marketing.
Como utilizá-los no negócio?
Mostramos os 4 Ps do marketing, mas nada melhor do que demonstrar o papel de cada um deles dentro da estratégia do mix e, aproveitando o gancho, alguns exemplos básicos de como são explorados pelas empresas. Confira a seguir!
Produto
O produto é, basicamente, aquilo que a marca vende. Mas a experiência não se resume exclusivamente à mercadoria que passa para as mãos dos clientes. Ou seja, também se enquadram no conceito o nível de atendimento, a garantia e a variedade do portfólio do empreendimento, por exemplo.
Assim, o P de produto não se refere necessariamente a um produto, mas a todos os serviços que o acompanham. Inclusive, a ideia se relaciona com as prestações, indo bem além da mercadoria.
Como exemplo, podemos citar uma assessoria contábil, que não vende um produto físico, mas, sim, um serviço. Nesse caso, trata-se da assistência em assuntos de contabilidade.
Ainda nesse contexto, para explorar esse P com profundidade, é interessante ter em mente que ele envolve decisões relacionadas aos seguintes itens:
- qualidade do produto ou do serviço;
- características visuais e opções de disponibilidade, como cores e tamanhos;
- design do produto e da embalagem;
- serviços agregados (como a oferta de produtos complementares, treinamento, assistência etc.);
- linhas específicas de produtos.
Preço
O preço se relaciona com os valores cobrados pelos produtos e/ou serviços, que definem o faturamento do negócio. Além do custo final de cada item, esse P tem a ver com a mensuração de quanto os clientes estão dispostos a pagar e com as comparações feitas com as soluções dos concorrentes.
Um dado curioso é que esse é o único P do mix de marketing que está diretamente ligado aos resultados financeiros do negócio. Até por isso, é preciso que esse pilar seja considerado cuidadosamente para que os valores praticados sejam capazes de cobrir as despesas e manter o empreendimento viável.
Uma ferramenta que pode ser utilizada para definir o preço e entender se ele corresponde a um valor sustentável para a empresa é o markup. Além disso, esse P leva em conta determinadas questões, a exemplo:
- do preço de lista, sugerido pelo SKU;
- da formação do preço;
- dos meios de pagamento;
- das variações regionais;
- das promoções e das políticas de descontos;
- das condições de pagamento, como parcelamentos.
Praça
A praça representa o local onde a empresa está posicionada no mercado. No entanto, isso não significa, necessariamente, um ponto físico, já que muitos negócios vendem exclusivamente pela Internet.
Um palestrante que comercializa cursos online, por exemplo, tem como a sua praça os sites nos quais ele hospeda os seus materiais. Assim, esse P é utilizado para representar o ponto físico (“Rua tal, número tal…”), mas também envolve a distribuição dos produtos no meio virtual.
Inclusive, sabemos que muitas empresas funcionam das duas formas: tanto em um ponto físico quanto na Internet, por meio de marketplaces, e-commerces ou outras plataformas. Nesse caso, trata-se de empreendimentos que têm duas praças e que precisarão buscar maneiras de divulgar ambas.
Ou seja, a praça é, resumidamente, o local onde o cliente encontra o seu produto. Por isso, a melhor forma de explorá-la no meio online é construindo um site responsivo, que se adapte a visitas feitas por meio de desktops e de dispositivos móveis.
Nos pontos físicos, por outro lado, os PDVs (ou “pontos de venda”) são muito importantes. Afinal, facilitam a organização dos produtos no estabelecimento e otimizam as compras.
Promoção
O último dos 4 Ps se refere às formas por meio das quais a empresa promove o seu negócio. Nesse sentido, esse P envolve as estratégias de divulgação e de comunicação da companhia, assim como os meios que ela utiliza para interagir com o seu público-alvo.
Por isso, é importante que você não confunda esse P com aquele outro sentido de “promoção” que tem a ver com preços e condições especiais. No mix de marketing, o termo está mais relacionado à atração de clientes e às maneiras de aumentar o reconhecimento geral da organização.
A seguir, veja exemplos de iniciativas às quais as companhias recorrem para promover o seu negócio:
- propagandas na imprensa e/ou parcerias com influenciadores digitais do seu ramo de atuação;
- divulgações nas redes sociais;
- uso estratégico dos mecanismos de pesquisa, como as técnicas de SEO, especialmente no caso daqueles negócios que querem se destacar no Google;
- investimento em relações públicas;
- utilização de anúncios diretamente no Google;
- investimento em mídia paga online;
- marketing boca a boca.
Esse P também pode se desdobrar em dois locais como a praça: o físico e o online. Ou seja, uma empresa pode promover o negócio em meios físicos (com uma fachada bem escolhida e investimentos em outdoors e propagandas em transportes coletivos, por exemplo) e no ambiente virtual.
Como o TagPlus se relaciona com a utilização dos 4 Ps do marketing?
O TagPlus é um sistema de gestão que indiretamente otimiza as campanhas e as ações de marketing do seu negócio. Afinal, ele oferece aos gestores uma visão mais ampla do empreendimento e alinha os departamentos da companhia, favorecendo o melhor direcionamento das atividades.
Em meio às funcionalidades do TagPlus, temos, por exemplo, o controle de estoque, que está estreitamente relacionado ao produto. Inclusive, o sistema também ajuda a lidar com o controle de caixa, tornando viável estabelecer uma precificação mais eficiente e ajustar as promoções de acordo com a demanda.
Além disso, o TagPlus centraliza as informações de ambas as praças — tanto do ponto físico quanto do ponto online. Isso, por sua vez, facilita a integração na prática.
Agora que você sabe quais são os 4 Ps do marketing, ficou mais fácil entender como esses pilares ajudam qualquer negócio a compreender melhor as suas características e os meios de apresentar e de promover os seus produtos e a explorar as possibilidades de divulgação, por exemplo. Nesse sentido, é recomendável contar com uma solução como o TagPlus, que otimiza diversos aspectos da empresa.
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Escrito por
Isabella TôrresAnalista de Marketing e Criadora de Conteúdo com foco em estratégias de awareness. Experiência em temas como empreendedorismo, marketing, vendas e SaaS para o varejo.
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