WhatsApp Business, o aplicativo desenvolvido para pequenas empresas
Lançado em 2018, o WhatsApp Business é um aplicativo gratuito, disponível para download na loja do seu celular (Play Store para sistema Android e App Store para IOS). O aplicativo foi desenvolvido especialmente para proprietários de pequenas empresas, mas que também pode auxiliar empresas de médio e grande porte a oferecer suporte e enviar notificações aos clientes. Além da versão disponível para celular, o aplicativo também funciona na web.
O intuito do WhatsApp é aproximar e fortalecer relações, com o WhatsApp Business não poderia ser diferente, só muda o objeto foco, que é a relação entre marcas e clientes.
Como funciona
O aplicativo permite diferenciar a conta comercial de uma pessoal. Na comercial, você coloca as informações que julga relevante para seus clientes, como endereço, site da empresa, descrição do negócio e e-mail.
Observação importante: Para usar o aplicativo na função Business no mesmo aparelho que o seu WhatsApp pessoal, é necessário que seu celular caiba dois chip ou mais, pois não é possível ter somente um número de telefone vinculado aos dois aplicativos ao mesmo tempo.
Vantagens
Respostas automáticas que indicam ausência ou saudação
As respostas automáticas avisam aos clientes quando não tem ninguém disponível e ainda avisá-los do retorno com uma resposta. Além disso, a mensagem de saudação serve para apresentar a sua empresa aos clientes.
Localização visível
Com a opção de colocar todos os dados visíveis aos clientes, é possível visualizar o endereço diretamente no mapa.
Catálogo de produtos e serviços
No catálogo de produtos e serviços é possível cadastrar itens separadamente, contendo preço, descrição e link específico para cada item. Além disso, pode ser usado as ferramentas de foto, vídeo e áudio para auxiliar nos detalhes.
Vale lembrar que pode ser de qualquer segmento, desde vestuário até setor alimentício.
Respostas rápidas
As respostas rápidas permitem salvar e reutilizar as mensagens que são frequentemente enviadas para responder a perguntas comuns dos clientes.
Etiquetas para organizar conversas
As etiquetas coloridas são usadas para organizar seus contatos ou conversas para encontrá-las com facilidade quando quiser.
Relatórios estatísticos de conversas
O proprietário da conta comercial consegue visualizar quantas mensagens foram entregues e lidas pelos seus clientes.
Essa funcionalidade é interessante para acompanhar os resultados de uma campanha de marketing, ter controle do tráfego de conversas, para assim, desenvolver melhorias nas estratégias de comunicação da empresa.
Botão em anúncios para iniciar uma conversa via WhatsApp
Empresas de médio e grande porte conseguem integrar seus anúncios ao Facebook, através de botões que levam os clientes diretamente para um chat com a empresa. Nesse caso, o prazo para resposta é de 24 horas.
Sistema online
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Escrito por
Renata Scaff
Sempre utilizo o WhatsApp Business e realmente tem muitas opções e formas de criar um catálogo de vendas. Muito útil. Parabéns pelo trabalho!