Você sabe o que significa cada campo do Boleto Bancário?

O boleto bancário é um documento de cobrança padronizado pela Federação Brasileira de Bancos, a FEBRABAN. Assim como em outros documentos de cobrança, o boleto é composto por campos obrigatórios que facilitam sua identificação e pagamento. É dividido em duas partes, o recibo do sacado e a ficha de compensação.

O Recibo do Sacado é o canhoto do pagador, ou seja, quem irá pagar o boleto. Após efetivar o pagamento, o recibo fica com o pagador e serve como comprovante. O canhoto pode estar em qualquer formato, desde que contenha os dados obrigatórios, como nome do beneficiário, código do beneficiário, valor, vencimento, nosso número e nome do pagador.

A Ficha de Compensação é a segunda parte do boleto, ficando retida no banco após o pagamento da cobrança para que seja encaminhada para a compensação bancária.

A seguir, uma explicação de cada campo do boleto, de acordo com os número em vermelho na foto de exemplo do boleto bancário (acima).

1. Código do banco

É composto pelo código do banco, em três dígitos e o dígito verificador, no qual cada banco tem o seu próprio número.
O código do banco corresponde ao COMPE (Código das Instituições Bancárias na Compensação).

2. Linha digitável

É a representação numérica do código de barras.
A linha digitável é baseada no valor do código de barras, mas não é o mesmo número. É utilizada quando é necessário digitar manualmente a sequência de números.

3. Vencimento

É a data de vencimento do boleto.
Caso ele seja quitado após a data informada pelo documento, serão aplicadas as taxas de multa e juros proporcionais.

4. Agência do código do cedente (beneficiário)

Esse código varia de acordo com o padrão do banco, mas é composto, em geral, pelo número da carteira, agência, conta e dígito.

5. Nosso número

São os números que identificam o boleto como único. É também o número que aparece no extrato quando o boleto é pago, portanto, cada boleto deve ter o seu próprio número para evitar que haja duplicação de documento. Alguns bancos fornecem uma faixa de números que o cliente pode trabalhar, outros já deixam a critério do cliente.

6. Valor do boleto

Campo obrigatório em que consta o valor a ser pago pelo sacado/pagador antes da data de vencimento. É composto por duas casas decimais e uma vírgula como separador decimal.

7. Código de barras

É a representação gráfica do código, utilizado para automatizar pagamentos através do leitor óptico. A composição e disposição desses números variam de banco para banco, podendo conter o número da agência, conta corrente, código do cliente, valor e outros dados.
Curiosidade: As barras utilizadas variam de espessura para identificar os números de 0 a 9.

8. Carteira

A carteira indica a veracidade do boleto, ou seja, se o boleto é registrado ou não. Varia conforme o banco utilizado.

9. Sacado/Pagador

Como vimos anteriormente, sacado é quem paga o boleto. Diante disso, esse campo deve conter os dados da pessoa que irá pagar o boleto, como nome completo, CPF ou CNPJ e endereço.

10. Data do documento

É a data em que o boleto foi gerado ou emitido.

11. Cedente/Beneficiário

Campo que contém o nome de quem emitiu o boleto e que irá receber o pagamento, em geral é o titular da conta. Pode ser pessoa física ou jurídica, depende do bando.

Existem algumas questões básicas do entendimento do boleto bancário que sempre levam as pessoas a terem dúvidas. Diante disso, separamos as duas mais comuns para explicar à vocês.

Como gerar boleto bancário?

O boleto bancário é uma forma de pagamento exclusiva do Brasil, adaptada para qualquer tipo de segmento de mercado.

Para gerá-lo é simples, basta habilitar uma conta corrente em um banco e ter uma carteira de cobrança vinculada à instituição financeira que escolheu. Após realizar esses processos, você poderá emitir boletos para o sacado via banco ou softwares próprios. Assim que o banco recebe o pagamento, o dinheiro é creditado em sua conta dentro do período de compensação estabelecido em contrato.

Como pagar boletos?

Casa lotérica é muito utilizado por pessoas que não tem conta bancária, sendo assim, a quitação é feita nos guichês, sendo suficiente a apresentação do boleto impresso e o dinheiro para pagamento.

O pagamento de boletos bancários em caixas eletrônicos só são hábeis para quem possui conta em banco. Após inserir o cartão do banco e selecionar a opção de “pagamentos” e o tipo de documento a ser pago, posicione o código de barras no leitor ou digite manualmente seu código. Para finalizar, defina uma data para o pagamento, confirme a operação e aguarde a impressão do comprovante.

Internet ou aplicativos são simples, rápidos e confortáveis, já que é possível realizar o pagamento sem sair de casa ou enfrentar filas. Para ter acesso a esta facilidade, é necessário o cadastro de login e senha de seu banco para internet.

Por último, mas não menos importante, uma foto que explica o que significa cada dígito da linha digitável.

Espero ter ajudado a sanar as dúvidas de vocês!
Deixe seu comentário aqui embaixo!

Para ter acesso a conteúdos como esse, continue nos acompanhando aqui!

Conheça já o TagPlus e realize seu cadastro.



Sistema online

TagPlus é o sistema ideal
para a gestão da sua loja!

Controle seu estoque, financeiro, clientes,
notas fiscais, venda online e muito mais.

Imagem ilustrativa monitor com o Sistema Tagplus
Foto do perfil do autor ou autora

Escrito por

  • Fiquei em duvida de como são usado os campos livres.O que podem ser alocados neles e o que eles significam?

    • Os campos livres são algarismos encontrados na linha digitável do boleto, após a indicação do código da moeda. Cada número do boleto representa uma informação e os campos livres são os 5 algarismos da posição 20 a 24 no código de barras. Referente a dúvida do que pode ser alocado nesses campos, recomendo que confira com o gerente de seu banco responsável por gerar seus boletos, pois isso é determinado por cada banco de acordo com a modalidade de cobrança utilizada pelo cliente.

    • Ei, Jean!
      Conforme o artigo, “nosso número” são os números que identificam o boleto como único. Também é o número que é exibido no extrato quando o boleto é pago. Cada boleto deve ter o seu próprio número para evitar que haja duplicação de documento.
      Caso precise de detalhes mais específicos, recomendamos entrar em contato direto com a plataforma em questão.

  • Oii paguei um boleto via App. Mas o rapaz para qual eu fiz o pagamento me informou que tem um período de 1 a 3 dias uteis para compensar e me solicitou o número da operação. O que seria o número da operação ?
    Obrigada

    • O campo “número de operação” pode variar conforme o banco emitente do boleto. Trata-se do número de identificação do boleto. É o número exibido em seu extrato e pode ser localizado nas informações do lado direito do boleto, próximo a data do vencimento, valor e alguns outros dados do boleto.

    • Claudianne,
      Caso seja cliente TagPlus, basta entrar em contato via chat com a equipe do suporte.

  • Oii eu fiz um boleto via App e não sei se foi pago , queria saber se quando tem uma data de operação significa que está pago ? Obrigada

    • Alice,

      Não, a data de operação é a data referente a qual o boleto foi gerado ou emitido, e não que foi pago.

  • Amei as explicações, de verdade muito bom.
    Mas gostaria de saber se no boleto vem especificado o mês de referencia dele
    Tipo se venceu uma fatura do mês 07 e eu pedir no mês 09 ela….. Ai tem alguma parte do boleto que esta escrito que é referente ao mês 07?

    • Ei Laura,
      A especificação de mês pode vir no próprio campo da “parcela”, localizado ao lado do valor do documento, na parte superior do boleto. Pode também vir no campo de descrição do documento. Mas essa ordem vai depender do banco do qual o boleto é emitido.

  • Pagar uma conta do MEI na caixa oline e tem um capo que é indentificacao da operação, o que colocar neste capo.

    • Oi Jo, boa tarde, tudo bem?
      Na emissão de boletos, cada banco tem suas particularidades. Quanto aos dados exibidos, esse campo de identificação é o código que identifica aquele boleto. Geralmente é gerado de forma automática ao emitir o boleto.
      Com o TagPlus é simples realizar a emissão de boletos pela caixa, clique aqui e confira!

Deixe o seu Comentário

Categorias