Você sabe o que significa cada campo do Boleto Bancário?

O boleto bancário é um documento de cobrança padronizado pela Federação Brasileira de Bancos, a Febraban. Assim como os demais documentos de cobrança emitidos pelos sistemas de gestão de empresas e por profissionais, o boleto é constituído por campos obrigatórios que facilitam a identificação e o pagamento. É dividido em duas partes: o recibo do sacado e a ficha de compensação.

O Recibo do Sacado é o canhoto do pagador, isto é, de quem fará o custeio do valor. Após a efetivação do pagamento, essa parte fica com quem saldou a dívida e serve de comprovante. O canhoto pode ter qualquer formato, desde que contenha os dados indispensáveis, como nome e código do beneficiário, valor, data de vencimento, nosso número e nome do pagador.

A Ficha de Compensação é a segunda parte do boleto que fica retida no banco após o pagamento da cobrança, a fim de que seja encaminhada para a compensação bancária. Continue a leitura e saiba mais!

Quais são os campos do boleto?

Diversas informações estão inseridas nesse tipo de documento. A seguir, explicamos, de acordo com os números em vermelho na foto de exemplo (acima), cada campo do boleto bancário.

1. Código do banco

É composto de três dígitos mais o dígito verificador, e cada banco tem o seu próprio número. O código do banco corresponde ao Código do Sistema de Operações Monetárias e Compensações de Outros Papéis (Compe).

2. Linha digitável

É a representação numérica do código de barras. A linha digitável se baseia no valor desse código, mas não é o mesmo número. Será utilizada quando for necessário digitar manualmente a sequência de números para processar o pagamento.

3. Vencimento

É a data de vencimento do boleto bancário. Caso ele seja quitado depois da data estipulada no documento, serão aplicadas taxas de multa e juros proporcionais.

4. Código do cedente (beneficiário)

Cada banco apresenta um padrão. Em geral, é composto por número da carteira, agência, conta e dígito.

5. Nosso número

É o número que identifica e individualiza o boleto. É, também, o número que aparece no extrato quando o documento é pago. Portanto, cada boleto deve ter o seu próprio número, para evitar duplicação. Alguns bancos fornecem uma faixa de números com a qual o cliente pode trabalhar, outros deixam a critério de cada pessoa.

6. Valor

Campo obrigatório em que consta o montante a ser pago pelo sacado/pagador antes da data de vencimento. É composto por duas casas decimais após a vírgula, e equivale ao valor do serviço prestado ou do produto comercializado.

7. Código de barras

É a representação gráfica do código, utilizada para automatizar a identificação do boleto por meio do leitor óptico. A composição e a disposição desses números variam de banco para banco, podendo conter o número da agência e da conta-corrente, o código do cliente, o valor e outros dados.

Curiosidade: As barras diferem de espessura para simbolizar os algarismos 0 e 1, criando um código binário, que é a linguagem de programação primária.

8. Carteira

A carteira indica a veracidade do boleto, ou seja, se o boleto é registrado ou não. Esse item também varia conforme o banco emissor.

9. Sacado/Pagador

Segundo vimos anteriormente, sacado é quem paga o boleto. Logo, esse campo deve conter os dados da pessoa que fará o pagamento, como nome completo, CPF ou CNPJ, e endereço.

10. Data do documento

É a data em que o boleto foi gerado ou emitido. É a partir dela que se conta o prazo limite para o pagamento do valor correspondente.

11. Cedente/Beneficiário

Campo em que consta o nome de quem emitiu o boleto e, consequentemente, receberá o pagamento. Em geral, é o titular da conta, que pode ser uma pessoa física ou jurídica, dependendo do banco.

Existem algumas dúvidas básicas a respeito do processo de uso desse método de pagamento. Diante disso, separamos as duas mais comuns, e vamos esclarecê-las nos próximos tópicos. Confira!

Como gerar boletos bancários?

boleto é uma forma de pagamento exclusiva do Brasil, adaptada para qualquer tipo de segmento de mercado. Trata-se de um método que reduz a inadimplência, diminui o risco de fraudes e possibilita as cobranças recorrentes (assinaturas de serviços, por exemplo).

Há diferentes formas de gerar esse tipo de documento. A mais tradicional consiste em habilitar uma conta-corrente em um banco e ter uma carteira de cobrança vinculada à instituição financeira escolhida.

Ao cumprir essas etapas, fica autorizada a emissão de boletos para o sacado via banco ou softwares próprios. Depois que a instituição financeira recebe o pagamento, o dinheiro é creditado na conta do beneficiário dentro do período de compensação estabelecido em contrato.

Outra maneira de emitir boleto é mediante uma conta digital que funcione enquanto ponte financeira entre a empresa, o banco e o cliente. Essa é uma opção muito buscada por quem deseja evitar contratos burocráticos, embora exija um ecossistema de pagamentos eficiente para a realização das cobranças.

Conte com a tecnologia

Já existem muitas soluções especializadas na emissão e na gestão de boletos. Com os chamados gateways de pagamento, você tem acesso a plataformas exclusivas para conduzir diferentes transações monetárias pela internet. Basta ter um e-mail de registro e uma conta bancária para receber o dinheiro.

Esses sistemas permitem a oferta de vários métodos de pagamento aos clientes, incluindo cartões, Pix e boletos. Os valores depositados por efeito das vendas são creditados nas contas virtuais do gateway, e você só precisa solicitar, posteriormente, uma transferência para a sua conta.

A tecnologia simplifica todo o processo, então, busque uma empresa especializada, de modo a obter todos os recursos disponíveis para a geração de boletos. Com um suporte adequado, seus únicos trabalhos serão preencher os dados exigidos para a emissão dos documentos e acompanhar as etapas até o recebimento dos valores.

As vantagens de concentrar tudo em uma plataforma são múltiplas. Além de uma ampliação do controle sobre cada movimentação financeira, pois consegue-se conferir o status de cada cobrança em um painel completo, há a manutenção de um histórico detalhado para auxiliar na tomada das melhores decisões.

É bem mais fácil gerir as vendas e detectar problemas com as informações registradas em um único lugar. E na medida em que as plataformas são robustas, seguras e intuitivas, é possível eliminar preocupações e dedicar-se ao máximo aos pontos estratégicos do negócio.

Como pagar boletos?

As casas lotéricas ainda são bastante utilizadas, especialmente por pessoas que não têm conta bancária. Nesses casos, a quitação é feita nos guichês, sendo suficiente a apresentação do boleto impresso e da quantia para cobrir o valor indicado no documento.

O pagamento de boletos bancários em caixas eletrônicos só é hábil para quem tem conta em banco. Após inserir o cartão do banco, selecionando a opção “pagamentos” e o tipo de documento a ser pago, posicione o código de barras no leitor ou digite manualmente o seu código. Para finalizar, defina a data de pagamento, confirme a operação e aguarde a impressão do comprovante.

Páginas da internet e aplicativos são simples, rápidos e confortáveis, já que viabilizam ao sacado efetuar o pagamento sem sair de casa ou enfrentar filas. Para ter acesso a esse tipo de facilidade, é necessário ter um cadastro — criar login e senha — de seu banco para internet.

Você conhece o significado de cada campo do boleto bancário? Venha tirar as suas dúvidas sobre o assunto!

Algumas empresas já fornecem em seus boletos bancários um código extra, o denominado QR Code, para facilitar o pagamento via Pix. Essa chave deve ser escaneada pela câmera do celular.

Por último, mas não menos importante, eis uma foto que ilustra o significado de cada dígito da linha digitável.

Agora, está clara a importância de entender o que é um boleto bancário e, principalmente, de saber interpretar seus campos corretamente. Nós da TagPlus esperamos ter sanado as suas dúvidas sobre o assunto. E se você quiser ter acesso a mais conteúdos como este, continue acompanhando o nosso blog.

Entre em contato com a nossa equipe e conheça o sistema TagPlus!


Sistema online

TagPlus é o sistema ideal
para a gestão da sua loja!

Controle seu estoque, financeiro, clientes,
notas fiscais, venda online e muito mais.

Imagem ilustrativa monitor com o Sistema Tagplus
Foto do perfil do autor ou autora

Escrito por

Graduada em Comunicação, com especialização em Marketing Digital. Analista de Marketing, com foco em tráfego orgânico.

  • Se eu pagar um boleto no sábado,quando vai compensar o pagamento??no meu caso foi boleto que gerei para receber um valor da carteira Serasa.grata

    • No campo “Cedente/Beneficiário” consta o nome da empresa que emitiu o boleto, sendo assim, é possível verificar se é referente a uma empresa de cartão.

  • Estou fazendo uma carta de anuência, precisava saber o número do título do boleto e do protocolo

    • Olá, Laura! O número do título do boleto é o “Nosso número”e o protocolo corresponde à linha digitável. Se tiver alguma dúvida, não deixe de entrar em contato com o(a) gerente do seu banco.

Deixe o seu Comentário

Categorias