Você sabe o que significa cada campo do Boleto Bancário? Se não, a gente te explica. Se sim, a gente reforça!

O boleto bancário é um documento de cobrança padronizado pela Federação Brasileira de Bancos, a FEBRABAN. Assim como em outros documentos de cobrança, o boleto é composto por campos obrigatórios que facilitam sua identificação e pagamento. É dividido em duas partes, o recibo do sacado e a ficha de compensação.

O Recibo do Sacado é o canhoto do pagador, ou seja, quem irá pagar o boleto. Após efetivar o pagamento, o recibo fica com o pagador e serve como comprovante. O canhoto pode estar em qualquer formato, desde que contenha os dados obrigatórios, como nome do beneficiário, código do beneficiário, valor, vencimento, nosso número e nome do pagador.
A Ficha de Compensação é a segunda parte do boleto, ficando retida no banco após o pagamento da cobrança para que seja encaminhada para a compensação bancária.
A seguir, uma explicação de cada campo do boleto, de acordo com os número em vermelho na foto de exemplo do boleto bancário (acima).

1. Código do banco

É composto pelo código do banco, em três dígitos e o dígito verificador, no qual cada banco tem o seu próprio número.
O código do banco corresponde ao COMPE (Código das Instituições Bancárias na Compensação).

2. Linha digitável

É a representação numérica do código de barras.
A linha digitável é baseada no valor do código de barras, mas não é o mesmo número. É utilizada quando é necessário digitar manualmente a sequência de números.

3. Vencimento

É a data de vencimento do boleto.
Caso ele seja quitado após a data informada pelo documento, serão aplicadas as taxas de multa e juros proporcionais.

4. Agência do código do cedente (beneficiário)

Esse código varia de acordo com o padrão do banco, mas é composto, em geral, pelo número da carteira, agência, conta e dígito.


5. Nosso número

São os números que identificam o boleto como único. É também o número que aparece no extrato quando o boleto é pago, portanto, cada boleto deve ter o seu próprio número para evitar que haja duplicação de documento. Alguns bancos fornecem uma faixa de números que o cliente pode trabalhar, outros já deixam a critério do cliente.

6. Valor do boleto

Campo obrigatório em que consta o valor a ser pago pelo sacado/pagador antes da data de vencimento. É composto por duas casas decimais e uma vírgula como separador decimal.

7. Código de barras

É a representação gráfica do código, utilizado para automatizar pagamentos através do leitor óptico. A composição e disposição desses números variam de banco pra banco, podendo conter o número da agência, conta corrente, código do cliente, valor e outros dados.
Curiosidade: As barras utilizadas variam de espessura para identificar os números de 0 a 9.

8. Carteira

A carteira indica a veracidade do boleto, ou seja, se o boleto é registrado ou não. Varia conforme o banco utilizado.

9. Sacado/Pagador

Como vimos anteriormente, sacado é quem paga o boleto. Diante disso, esse campo deve conter os dados da pessoa que irá pagar o boleto, como nome completo, CPF ou CNPJ e endereço.

10. Data do documento

É a data em que o boleto foi gerado ou emitido.

11. Cedente/Beneficiário

Campo que contém o nome de quem emitiu o boleto e que irá receber o pagamento, em geral é o titular da conta. Pode ser pessoa física ou jurídica, depende do bando.

Existem algumas questões básicas do entendimento do boleto bancário que sempre levam as pessoas a terem dúvidas. Diante disso, separamos as duas mais comuns para explicar à vocês.

Como gerar boleto bancário?

O boleto bancário é uma forma de pagamento exclusiva do Brasil, adaptada para qualquer tipo de segmento de mercado.
Para gerá-lo é simples, basta habilitar uma conta corrente em um banco e ter uma carteira de cobrança vinculada à instituição financeira que escolheu. Após realizar esses processos, você poderá emitir boletos para o sacado via banco ou softwares próprios. Assim que o banco recebe o pagamento, o dinheiro é creditado em sua conta dentro do período de compensação estabelecido em contrato.

Como pagar boletos?

Casa lotérica é muito utilizado por pessoas que não tem conta bancária, sendo assim, a quitação é feita nos guichês, sendo suficiente a apresentação do boleto impresso e o dinheiro para pagamento.
O pagamento de boletos bancários em caixas eletrônicos só são hábeis para quem possui conta em banco. Após inserir o cartão do banco e selecionar a opção de “pagamentos” e o tipo de documento a ser pago, posicione o código de barras no leitor ou digite manualmente seu código. Para finalizar, defina uma data para o pagamento, confirme a operação e aguarde a impressão do comprovante.
Internet ou aplicativos são simples, rápidos e confortáveis, já que é possível realizar o pagamento sem sair de casa ou enfrentar filas. Para ter acesso a esta facilidade, é necessário o cadastro de login e senha de seu banco para internet.

Por último, mas não menos importante, uma foto que explica o que significa cada dígito da linha digitável.

Espero ter ajudado a sanar as dúvidas de vocês!
Deixe seu comentário aqui embaixo!

Para ter acesso a conteúdos como esse, continue nos acompanhando aqui!

Conheça já o TagPlus e realize seu cadastro.



Foto do perfil do autor ou atora

Ecóloga, estudante de Publicidade e Propaganda. Na TagPlus, é Auxiliar Analista de Marketing e Publicidade, com ênfase em redação.

Deixe o seu Comentário

Categorias