Transferências por DOC e TED ainda existem? Entenda como o PIX afetou esses meios

No dia 29 de fevereiro de 2024, o meio de transferência bancária DOC, Documento de Ordem de Crédito, foi descontinuado totalmente. O principal motivo foi que a funcionalidade se tornou obsoleta com a criação do PIX. Junto com o DOC, também foi finalizado o TEC, Transferência Especial de Crédito, que era utilizada por empresas no pagamento de benefícios aos funcionários.

O TED, Transferência Eletrônica Disponível, continua existindo e sem data prevista para acabar, já que ainda é uma opção segura para transferências de valores mais altos, entre clientes de diferentes instituições financeiras.

O TED vai acabar?

A Transferência Eletrônica Disponível (TED) é um tipo de transferência bancária eletrônica utilizada para movimentar valores entre contas de bancos diferentes. Geralmente, as TEDs são realizadas em tempo real e não têm valor mínimo estabelecido.

A forma ainda é o jeito mais seguro de fazer transferência de grandes valores e, por enquanto, não tem previsão que vá deixar de existir.

O que foi o DOC?

O Documento de Ordem de Crédito, ou DOC, era um tipo de transferência bancária eletrônica, que permitia a movimentação de valores entre contas bancárias da mesma titularidade ou diferente. O DOC podia levar até um dia útil para ser processado e liquidado. Diferente da Transferência Eletrônica Disponível (TED), que ainda existe e é processada em tempo real.

A modalidade possuía um limite máximo de valor para cada operação, e todo banco estipulava suas regras para cobrança de taxas nas transferências realizadas. Foi uma opção muito utilizada para transações de valores mais baixos.

Diferente do PIX, na qual o cliente pode realizar o pagamento digitando apenas uma chave simples ou lendo um QR code com o smartphone, para realizar o DOC era necessário todos os dados da conta bancária para qual o dinheiro seria transferido. Isso também gerava um desgaste a mais no momento da transferência, o que contribuiu para que o DOC fosse facilmente substituído pelo PIX.

Os boletos vão deixar de existir?

As transações financeiras via boleto também foram afetadas com a criação do PIX, atualmente, muitas pessoas preferem realizar seus pagamentos diretamente com a chave PIX ou QR code, que são formas mais simples e rápidas. De qualquer forma, o boleto continua existindo.

Algumas empresas inseriram um QR code do PIX no documento de cobrança abrindo a possibilidade da pessoa escolher a melhor forma de pagamento. Mesmo tendo sua utilização reduzida com o surgimento do PIX, o boleto continua sendo uma forma de pagamento com grande adesão, e é possível que continue a existir por um longo tempo.

O PIX é a melhor forma de pagamento hoje?

O PIX traz diversas vantagens aos usuários, por isso, tem sido uma opção bastante escolhida, não somente para transferências entre pessoas físicas, mas também para pagamentos. Inclusive está tomando o lugar do cartão de crédito em algumas transações.

Muitas empresas oferecem condições especiais para estimular o pagamento via PIX, que tem um custo mais baixo do que as taxas do cartão de crédito, além da vantagem de receber o dinheiro instantaneamente.

O consumidor também se sente mais seguro com o pagamento por PIX, para compras de menor valor, quando há o receio de que seus dados sensíveis do cartão de crédito caiam em mãos erradas.

Apesar das empresas possuirem suas particularidades a respeito da melhor forma de receber pagamentos, o PIX foi responsável por R$32 bilhões de reais em transações no e-commerce em 2023. Portanto, atualmente, tem sido uma das melhores formas de pagamento para os consumidores.

Já falamos por aqui, em outro post, sobre as vantagens para as empresas de receberem pagamentos por PIX, e como a TagPlus pode te ajudar neste momento.

Se ainda não conhece TagBank, convido você a acessar o link do banner a seguir para entender melhor a ferramenta e economizar nos seus recebimentos via PIX!


Imagem de Dragana_Gordic no Freepik

Sistema online

TagPlus é o sistema ideal
para a gestão da sua loja!

Controle seu estoque, financeiro, clientes,
notas fiscais, venda online e muito mais.

Imagem ilustrativa monitor com o Sistema Tagplus
Foto do perfil do autor ou autora

Escrito por

Graduada em Comunicação, com habilitação em Relações Públicas e especialização em Marketing Digital.

Nenhum comentário

Deixe o seu Comentário

Categorias