Como fazer uma tabela progressiva de comissão de vendas?

Uma tabela progressiva de comissão de vendas é uma ferramenta útil para a análise de desempenho dos vendedores. Esse recurso também ajuda a mostrar quais produtos são comprados com mais ou com menos frequência pelos clientes, de sorte que saber elaborar essa tabela faz toda a diferença no seu negócio. A princípio, é possível usar programas como o Excel, mas, com o tempo, é recomendado ter um sistema de gestão para o controle das comissões, além de um sistema PDV.

O comissionamento é uma excelente estratégia para manter bons funcionários trabalhando com você e trazendo dinheiro. Ao longo do texto, falaremos a respeito dos percentuais praticados, do que é comissão progressiva e de como fazer uma planilha para realizar esse controle. Confira!

Qual é a porcentagem de comissão de um vendedor?

Explicando brevemente, a porcentagem de comissão é o quanto o vendedor recebe, acrescido ao seu salário fixo, em decorrência de uma venda. Na maioria das vezes, esse percentual é definido e acordado entre o empregador e o funcionário, ou entre o cliente e o empreendedor, caso este seja autônomo.

Para você entender melhor, vamos apresentar um exemplo com números. Suponha que um funcionário vendeu R$ 5.000,00 em mercadorias e que o percentual combinado com o empregador foi de 5%. Logo, multiplicando 5.000 por 0,05 (percentuais podem ser escritos na forma de fração ou número decimal), chega-se a um valor de comissão de R$ 250,00.

Todavia, conforme será visto no próximo tópico, as comissões podem ser superiores a 5%. O importante é escolher o método de comissionamento mais adequado ao seu negócio, pois existem várias opções. A seguir, serão apresentadas algumas delas!

Comissão sobre a margem de lucro

Imagine que um produto tem margem de lucro de R$ 150,00. Se um vendedor conseguir efetuar 10 vendas dessa mercadoria em um mês, a empresa terá um lucro de R$ 1.500,00. Na hipótese de o percentual convencionado entre as partes ser de 5%, esse vendedor receberá uma comissão de R$ 75,00 (1.500 multiplicado por 0,05).

Comissão sobre o faturamento

Agora, conjecture que a empresa obteve um faturamento de R$ 100.000,00 no mês anterior. Se a comissão dos vendedores tiver por base o quanto foi faturado, e o percentual for de 5%, cada um dos funcionários vai receber R$ 5.000,00. Por se tratar de uma quantia elevada, pode ser que o percentual seja um pouco menor, a depender também da quantidade de vendedores.

Comissão sobre as vendas recebidas

Esse tipo de comissionamento é um pouco parecido com o anterior, sendo baseado no faturamento. Porém, neste, o percentual é calculado em cima dos valores que a empresa recebeu em um determinado período, de modo que se o cliente tiver comprado a prazo, só será contabilizado o valor de uma parcela.

O que é comissão progressiva?

Basicamente, a comissão progressiva consiste em atribuir um percentual gradativo a um vendedor mediante o alcance de um certo volume de vendas. Ocorre, por exemplo, quando um funcionário recebe, no começo, 5% de comissão sobre as suas vendas, e a empresa, pretendendo motivá-lo a ir além, aumenta esse percentual para 7% após ele atingir uma certa meta, e para 10% após superá-la e atingir a próxima, e por aí vai, procedimento acordado entre as partes.

Dito isso, a comissão progressiva é uma ótima forma de reter os melhores vendedores. Uma coisa é fato: à medida que alguém tem um bom desempenho, passa a ser cobiçado em outros lugares, então é fundamental a empresa se esforçar para manter um funcionário competente em seu quadro.

Como fazer a tabela progressiva de comissão de vendas?

Agora que você já entendeu sobre comissões e sua progressividade, é chegada a hora de aprender a inserir informações em uma planilha. O primeiro passo é saber o que deve ser colocado no documento — os percentuais, as suas bases de cálculo e a sua progressividade.

Outras informações imprescindíveis são:

  • nome do cliente;
  • produto vendido;
  • valor da venda;
  • valor da comissão.

Se você for usar o Excel, será preciso inserir a fórmula de cálculo das comissões. Essa ação não é complicada, basta pôr na célula da planilha a multiplicação envolvendo o valor da venda e o percentual — lembrando de sempre deslocar a vírgula duas casas para a esquerda quando for indicar os percentuais (se for 5%, colocar 0,05). Feito isso uma vez, é possível calcular os valores de maneira automática.

Formatação e atualização da planilha

Tão importante quanto inserir informações e fórmulas na planilha de comissões é tornar o documento fácil de ler e atualizado com frequência. Na prática, o Excel tem a opção de transformar uma planilha em gráfico, representação que dá mais clareza na hora de medir o desempenho dos vendedores.

Com o passar do tempo, é interessante alterar os percentuais e, com isso, dar uma motivação a mais aos funcionários. Essa alteração se fará necessária sempre que novos produtos e valores surgirem, ou um ou mais vendedores se desligarem da empresa.

Como fazer a gestão automática de vendas?

Inicialmente, o Excel pode quebrar um galho e tanto. Contudo, quando há muitos clientes, produtos, vendedores e comissões a gerir, a alternativa preferível passa a ser uma solução automatizada. A ideia de contar com um software é promover a integração de todos os dados da empresa em um único sistema.

Por consequência, fica mais fácil identificar tendências e oportunidades, bem como os motivos que levaram a um faturamento baixo em um período específico, por exemplo. Depois de se traçar objetivos de vendas para os vendedores e toda a equipe, pode-se configurar o software para realizar o cálculo automático das comissões de modo ainda mais eficiente do que no Excel.

Com uma gestão automática, as vendas dos funcionários conseguem ser acompanhadas em tempo real. Assim, é possível fazer ajustes finos, aprimorar a performance de quem estiver com dificuldades em vender e ter uma ideia dos produtos com maior saída, visando otimizar o estoque.

Segundo vimos, utilizar uma tabela progressiva de comissão de vendas é bastante vantajoso, uma vez que esse recurso analisa e estimula o bom desempenho dos vendedores. Seguindo os passos citados no texto, você terá em mãos uma ferramenta valiosa, capaz de fornecer insights que vão contribuir para o seu negócio se desenvolver e a carteira de clientes expandir.

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Analista de Marketing e Criadora de Conteúdo com foco em estratégias de awareness. Experiência em temas como empreendedorismo, marketing, vendas e SaaS para o varejo.

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