Você sabe o que significa cada campo do Boleto Bancário?
O boleto bancário é um documento de cobrança padronizado pela Federação Brasileira de Bancos, a Febraban. Assim como os demais documentos de cobrança emitidos pelos sistemas de gestão de empresas e por profissionais, o boleto é constituído por campos obrigatórios que facilitam a identificação e o pagamento. É dividido em duas partes: o recibo do sacado e a ficha de compensação.
O Recibo do Sacado é o canhoto do pagador, isto é, de quem fará o custeio do valor. Após a efetivação do pagamento, essa parte fica com quem saldou a dívida e serve de comprovante. O canhoto pode ter qualquer formato, desde que contenha os dados indispensáveis, como nome e código do beneficiário, valor, data de vencimento, nosso número e nome do pagador.
A Ficha de Compensação é a segunda parte do boleto que fica retida no banco após o pagamento da cobrança, a fim de que seja encaminhada para a compensação bancária. Continue a leitura e saiba mais!
Quais são os campos do boleto?
Diversas informações estão inseridas nesse tipo de documento. A seguir, explicamos, de acordo com os números em vermelho na foto de exemplo (acima), cada campo do boleto bancário.
1. Código do banco
É composto de três dígitos mais o dígito verificador, e cada banco tem o seu próprio número. O código do banco corresponde ao Código do Sistema de Operações Monetárias e Compensações de Outros Papéis (Compe).
2. Linha digitável
É a representação numérica do código de barras. A linha digitável se baseia no valor desse código, mas não é o mesmo número. Será utilizada quando for necessário digitar manualmente a sequência de números para processar o pagamento.
3. Vencimento
É a data de vencimento do boleto bancário. Caso ele seja quitado depois da data estipulada no documento, serão aplicadas taxas de multa e juros proporcionais.
4. Código do cedente (beneficiário)
Cada banco apresenta um padrão. Em geral, é composto por número da carteira, agência, conta e dígito.
5. Nosso número
É o número que identifica e individualiza o boleto. É, também, o número que aparece no extrato quando o documento é pago. Portanto, cada boleto deve ter o seu próprio número, para evitar duplicação. Alguns bancos fornecem uma faixa de números com a qual o cliente pode trabalhar, outros deixam a critério de cada pessoa.
6. Valor
Campo obrigatório em que consta o montante a ser pago pelo sacado/pagador antes da data de vencimento. É composto por duas casas decimais após a vírgula, e equivale ao valor do serviço prestado ou do produto comercializado.
7. Código de barras
É a representação gráfica do código, utilizada para automatizar a identificação do boleto por meio do leitor óptico. A composição e a disposição desses números variam de banco para banco, podendo conter o número da agência e da conta-corrente, o código do cliente, o valor e outros dados.
Curiosidade: As barras diferem de espessura para simbolizar os algarismos 0 e 1, criando um código binário, que é a linguagem de programação primária.
8. Carteira
A carteira indica a veracidade do boleto, ou seja, se o boleto é registrado ou não. Esse item também varia conforme o banco emissor.
9. Sacado/Pagador
Segundo vimos anteriormente, sacado é quem paga o boleto. Logo, esse campo deve conter os dados da pessoa que fará o pagamento, como nome completo, CPF ou CNPJ, e endereço.
10. Data do documento
É a data em que o boleto foi gerado ou emitido. É a partir dela que se conta o prazo limite para o pagamento do valor correspondente.
11. Cedente/Beneficiário
Campo em que consta o nome de quem emitiu o boleto e, consequentemente, receberá o pagamento. Em geral, é o titular da conta, que pode ser uma pessoa física ou jurídica, dependendo do banco.
Existem algumas dúvidas básicas a respeito do processo de uso desse método de pagamento. Diante disso, separamos as duas mais comuns, e vamos esclarecê-las nos próximos tópicos. Confira!
Como gerar boletos bancários?
O boleto é uma forma de pagamento exclusiva do Brasil, adaptada para qualquer tipo de segmento de mercado. Trata-se de um método que reduz a inadimplência, diminui o risco de fraudes e possibilita as cobranças recorrentes (assinaturas de serviços, por exemplo).
Há diferentes formas de gerar esse tipo de documento. A mais tradicional consiste em habilitar uma conta-corrente em um banco e ter uma carteira de cobrança vinculada à instituição financeira escolhida.
Ao cumprir essas etapas, fica autorizada a emissão de boletos para o sacado via banco ou softwares próprios. Depois que a instituição financeira recebe o pagamento, o dinheiro é creditado na conta do beneficiário dentro do período de compensação estabelecido em contrato.
Outra maneira de emitir boleto é mediante uma conta digital que funcione enquanto ponte financeira entre a empresa, o banco e o cliente. Essa é uma opção muito buscada por quem deseja evitar contratos burocráticos, embora exija um ecossistema de pagamentos eficiente para a realização das cobranças.
Conte com a tecnologia
Já existem muitas soluções especializadas na emissão e na gestão de boletos. Com os chamados gateways de pagamento, você tem acesso a plataformas exclusivas para conduzir diferentes transações monetárias pela internet. Basta ter um e-mail de registro e uma conta bancária para receber o dinheiro.
Esses sistemas permitem a oferta de vários métodos de pagamento aos clientes, incluindo cartões, Pix e boletos. Os valores depositados por efeito das vendas são creditados nas contas virtuais do gateway, e você só precisa solicitar, posteriormente, uma transferência para a sua conta.
A tecnologia simplifica todo o processo, então, busque uma empresa especializada, de modo a obter todos os recursos disponíveis para a geração de boletos. Com um suporte adequado, seus únicos trabalhos serão preencher os dados exigidos para a emissão dos documentos e acompanhar as etapas até o recebimento dos valores.
As vantagens de concentrar tudo em uma plataforma são múltiplas. Além de uma ampliação do controle sobre cada movimentação financeira, pois consegue-se conferir o status de cada cobrança em um painel completo, há a manutenção de um histórico detalhado para auxiliar na tomada das melhores decisões.
É bem mais fácil gerir as vendas e detectar problemas com as informações registradas em um único lugar. E na medida em que as plataformas são robustas, seguras e intuitivas, é possível eliminar preocupações e dedicar-se ao máximo aos pontos estratégicos do negócio.
Como pagar boletos?
As casas lotéricas ainda são bastante utilizadas, especialmente por pessoas que não têm conta bancária. Nesses casos, a quitação é feita nos guichês, sendo suficiente a apresentação do boleto impresso e da quantia para cobrir o valor indicado no documento.
O pagamento de boletos bancários em caixas eletrônicos só é hábil para quem tem conta em banco. Após inserir o cartão do banco, selecionando a opção “pagamentos” e o tipo de documento a ser pago, posicione o código de barras no leitor ou digite manualmente o seu código. Para finalizar, defina a data de pagamento, confirme a operação e aguarde a impressão do comprovante.
Páginas da internet e aplicativos são simples, rápidos e confortáveis, já que viabilizam ao sacado efetuar o pagamento sem sair de casa ou enfrentar filas. Para ter acesso a esse tipo de facilidade, é necessário ter um cadastro — criar login e senha — de seu banco para internet.
Algumas empresas já fornecem em seus boletos bancários um código extra, o denominado QR Code, para facilitar o pagamento via Pix. Essa chave deve ser escaneada pela câmera do celular.
Por último, mas não menos importante, eis uma foto que ilustra o significado de cada dígito da linha digitável.
Agora, está clara a importância de entender o que é um boleto bancário e, principalmente, de saber interpretar seus campos corretamente. Nós da TagPlus esperamos ter sanado as suas dúvidas sobre o assunto. E se você quiser ter acesso a mais conteúdos como este, continue acompanhando o nosso blog.
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Escrito por
Isabella TôrresAnalista de Marketing e Criadora de Conteúdo com foco em estratégias de awareness. Experiência em temas como empreendedorismo, marketing, vendas e SaaS para o varejo.
Tenho uma duvida em um processo de implantacao de boleto O que seria a informação Dados do convenio de boleto?
Se trata de informações que o gerente do banco irá lhe passar.
Basta pedir os dados para emitir boletos através de um sistema de gestão que ele passará o necessário de acordo com o que o banco exige.
Fiquei em duvida de como são usado os campos livres.O que podem ser alocados neles e o que eles significam?
Os campos livres são algarismos encontrados na linha digitável do boleto, após a indicação do código da moeda. Cada número do boleto representa uma informação e os campos livres são os 5 algarismos da posição 20 a 24 no código de barras. Referente a dúvida do que pode ser alocado nesses campos, recomendo que confira com o gerente de seu banco responsável por gerar seus boletos, pois isso é determinado por cada banco de acordo com a modalidade de cobrança utilizada pelo cliente.
O que é o campo “nosso número” no touch club pontos?
Ei, Jean!
Conforme o artigo, “nosso número” são os números que identificam o boleto como único. Também é o número que é exibido no extrato quando o boleto é pago. Cada boleto deve ter o seu próprio número para evitar que haja duplicação de documento.
Caso precise de detalhes mais específicos, recomendamos entrar em contato direto com a plataforma em questão.
Oii paguei um boleto via App. Mas o rapaz para qual eu fiz o pagamento me informou que tem um período de 1 a 3 dias uteis para compensar e me solicitou o número da operação. O que seria o número da operação ?
Obrigada
O campo “número de operação” pode variar conforme o banco emitente do boleto. Trata-se do número de identificação do boleto. É o número exibido em seu extrato e pode ser localizado nas informações do lado direito do boleto, próximo a data do vencimento, valor e alguns outros dados do boleto.
Até foi útil…
Não sei o número do meu pedido como faço pra resgatar o número???
Claudianne,
Caso seja cliente TagPlus, basta entrar em contato via chat com a equipe do suporte.
Oii eu fiz um boleto via App e não sei se foi pago , queria saber se quando tem uma data de operação significa que está pago ? Obrigada
Alice,
Não, a data de operação é a data referente a qual o boleto foi gerado ou emitido, e não que foi pago.
Amei as explicações, de verdade muito bom.
Mas gostaria de saber se no boleto vem especificado o mês de referencia dele
Tipo se venceu uma fatura do mês 07 e eu pedir no mês 09 ela….. Ai tem alguma parte do boleto que esta escrito que é referente ao mês 07?
Ei Laura,
A especificação de mês pode vir no próprio campo da “parcela”, localizado ao lado do valor do documento, na parte superior do boleto. Pode também vir no campo de descrição do documento. Mas essa ordem vai depender do banco do qual o boleto é emitido.
Pagar uma conta do MEI na caixa oline e tem um capo que é indentificacao da operação, o que colocar neste capo.
Oi Jo, boa tarde, tudo bem?
Na emissão de boletos, cada banco tem suas particularidades. Quanto aos dados exibidos, esse campo de identificação é o código que identifica aquele boleto. Geralmente é gerado de forma automática ao emitir o boleto.
Com o TagPlus é simples realizar a emissão de boletos pela caixa, clique aqui e confira!
Muito bom o artigo!!! =)