Punições para descumprimento da GNRE

A GNRE tem sido um problema para empresários em geral na hora da emissão da NF-e. Você sabia que o descumprimento na emissão da guia pode gerar diversas consequências? Veja a seguir:

As mudanças

Depois das alterações na legislação frente ao ICMS, a emissão da GENRE – Guia Nacional de Tributos Estaduais passou a ser uma prática verdadeira na vida de alguns empresários já em 2016.

Nesse ano, a repartição do ICMS seguirá da seguinte forma: 40% para o estado de destino e 60% para o estado de origem. Esse repasse é o fato responsável pelo lançamento da tão temida guia. E muitos ainda tentam se adaptar a essa nova realidade.

Falha na emissão da GNRE

Conforme tratamos em postagem anterior, o processo de expedição do formulário é trabalhoso e lento.

Segundo estudos, muitas empresas obrigadas a recolherem parte do ICMS da Nota Fiscal Eletrônica não o fizeram.

Isso ocorre porque grande parte dos empresários têm muita dificuldade com a nova sistemática do governo; muitos ainda desconhecem a nova lei, inclusive. Além disso, frente a crise, ninguém quer aumentar os dividendos da empresa com custos operacionais.

Consequências

A falta de pagamento do imposto segundo as novas regras pode gerar sanções tributárias. É como se a pessoa não tivesse cumprido com suas obrigações, é um tipo de sonegação fiscal que, por consequência leva à punição.

Além disso, a mercadoria transportada sem o devido recolhimento, poderá ficar retida nas barreiras de fiscalização estaduais, fato que pode provocar diversos tipos de transtornos.

A TagPlus aconselha que o empresário se informe acerca do tema e não deixe de consultar um contador ou administrador em caso de dúvidas.


Fique atento as novas regras e não perca os prazos! Comente a seguir suas experiências e partilhe suas dúvidas:

Confie sempre no TagPlus, o melhor e maior sistema de Gestão Comercial, clique aqui e teste grátis por 15 dias.

Sistema online

TagPlus é o sistema ideal
para a gestão da sua loja!

Controle seu estoque, financeiro, clientes,
notas fiscais, venda online e muito mais.

Imagem ilustrativa monitor com o Sistema Tagplus
Foto do perfil do autor ou autora

Escrito por

  • Bia tarde fiz uma compra e veio um boleto para min pagar no valor de 27,49 da guia GNRE.e ainda vencida isso tem que pagar msm
    Fico no aguardo
    Luciana

    • ei, Luciana!
      Sim, é necessário o pagamento. Caso contrário, isso pode te causar sanções tributárias perante os órgãos responsáveis.
      Para mais detalhes, recomendo que entre em detalhes com seu contador.

  • Gostaria de saber, se é obrigatório a mandar as guias com os comprovantes pago? Isso é um atraso na hora de liberar meus pedidos. Caso a fiscalização pegar basta consultar pelo número da nota fiscal, e verificar que está pago? Ou eu preciso mandar somente a guia?
    Obrigado

Deixe o seu Comentário

Categorias