Conheça os 4 principais tipos de marketplace do mercado

Antes de entender as características dos principais tipos de marketplace, é preciso saber seu conceito. O formato do marketplace imita um shopping, mas virtual, ou seja, é uma plataforma de vendas que reúne diferentes marcas em um único lugar. Normalmente as lojas oferecem produtos e serviços do mesmo segmento e nicho de mercado. 

Dentre as vantagens de aderir ao modelo de negócio, estão o baixo investimento, o aumento da visibilidade da marca, da confiança e da credibilidade. Além disso, serve como facilitador de compra e de comparação de preços.

*Saiba tudo sobre marketplaces, clicando aqui!* 

Agora vamos falar sobre os 4 tipos de marketplaces mais utilizados no mercado:

Marketplace B2B

B2B significa business to business, ou seja, de empresa para empresa. O foco aqui é atender outras empresas e não o consumidor final. Dessa forma, o marketplace B2B é uma plataforma que reúne empresas que tem como público alvo outras empresas. 

Essas plataformas são responsáveis pela intermediação da relação entre empresas e fornecedores. Para as empresas que procuram fornecedor, é interessante para comparar preços, qualidade e logística de entrega. 

Normalmente, esse modelo tem a finalidade de repor estoque ou servir de revenda.

Marketplace B2C

B2C significa business to consumer, ou seja, de empresa para o consumidor final. As plataformas desse tipo de marketplace são as mais bem sucedidas entre as existentes.

Usualmente, a venda é operada por um varejista que deseja vender seus produtos ou serviços ao consumidor final. Mas também pode ser realizado por um distribuidor que se comporta como varejista na transação. 

Exemplos

  • Amazon
  • Airbnb
  • Dafiti
  • Netshoes
  • Magazine Luiza
  • Rappi

Marketplace C2C

O tipo C2C diz respeito ao consumidor que vende para outro consumidor.
Em outras palavras, trata-se de uma venda direta entre duas pessoas físicas.

O pagamento costuma ocorrer por meio da própria plataforma, o que facilita e dá mais credibilidade à negociação.

Esse modelo vem ganhando espaço no Brasil e deve crescer ainda mais nos próximos anos.

Exemplos

  • Enjoei
  • Mercado Livre
  • OLX
  • Buscapé

Marketplace de nicho

Esse tipo é exatamente como o nome diz, “de nicho”. Ou seja, são plataformas compostas por empresas que vendem produtos diversos dentro de um mesmo segmento, além de atender às necessidades e interesses de um público alvo específico.

De forma geral, as empresas que compõe esse tipo são pequenas e necessitam de um trabalho maior de marketing digital para conseguir se destacar no mercado.

Exemplos

  • Webmotors
  • Lojas Rede

Sistema online

TagPlus é o sistema ideal
para a gestão da sua loja!

Controle seu estoque, financeiro, clientes,
notas fiscais, venda online e muito mais.

Imagem ilustrativa monitor com o Sistema Tagplus
Foto do perfil do autor ou autora

Escrito por

Nenhum comentário

Deixe o seu Comentário

Categorias