Conheça os 4 principais tipos de marketplace do mercado
Antes de entender as características dos principais tipos de marketplace, é preciso saber seu conceito. O formato do marketplace imita um shopping, mas virtual, ou seja, é uma plataforma de vendas que reúne diferentes marcas em um único lugar. Normalmente as lojas oferecem produtos e serviços do mesmo segmento e nicho de mercado.
Dentre as vantagens de aderir ao modelo de negócio, estão o baixo investimento, o aumento da visibilidade da marca, da confiança e da credibilidade. Além disso, serve como facilitador de compra e de comparação de preços.
*Saiba tudo sobre marketplaces, clicando aqui!*
Agora vamos falar sobre os 4 tipos de marketplaces mais utilizados no mercado:
Marketplace B2B
B2B significa business to business, ou seja, de empresa para empresa. O foco aqui é atender outras empresas e não o consumidor final. Dessa forma, o marketplace B2B é uma plataforma que reúne empresas que tem como público alvo outras empresas.
Essas plataformas são responsáveis pela intermediação da relação entre empresas e fornecedores. Para as empresas que procuram fornecedor, é interessante para comparar preços, qualidade e logística de entrega.
Normalmente, esse modelo tem a finalidade de repor estoque ou servir de revenda.
Marketplace B2C
B2C significa business to consumer, ou seja, de empresa para o consumidor final. As plataformas desse tipo de marketplace são as mais bem sucedidas entre as existentes.
Usualmente, a venda é operada por um varejista que deseja vender seus produtos ou serviços ao consumidor final. Mas também pode ser realizado por um distribuidor que se comporta como varejista na transação.
Exemplos
- Amazon
- Airbnb
- Dafiti
- Netshoes
- Magazine Luiza
- Rappi
Marketplace C2C
O tipo C2C diz respeito ao consumidor que vende para outro consumidor.
Em outras palavras, trata-se de uma venda direta entre duas pessoas físicas.
O pagamento costuma ocorrer por meio da própria plataforma, o que facilita e dá mais credibilidade à negociação.
Esse modelo vem ganhando espaço no Brasil e deve crescer ainda mais nos próximos anos.
Exemplos
- Enjoei
- Mercado Livre
- OLX
- Buscapé
Marketplace de nicho
Esse tipo é exatamente como o nome diz, “de nicho”. Ou seja, são plataformas compostas por empresas que vendem produtos diversos dentro de um mesmo segmento, além de atender às necessidades e interesses de um público alvo específico.
De forma geral, as empresas que compõe esse tipo são pequenas e necessitam de um trabalho maior de marketing digital para conseguir se destacar no mercado.
Exemplos
- Webmotors
- Lojas Rede
Sistema online
TagPlus é o sistema ideal
para a gestão da sua loja!
Controle seu estoque, financeiro, clientes,
notas fiscais, venda online e muito mais.
Escrito por
Renata Scaff
Nenhum comentário