Previsão de fluxo de caixa

É por meio do fluxo de caixa que se consegue estimar quanto de dinheiro entrou e saiu do caixa de uma empresa, no período estimado. Esse controle é a melhor forma de acompanhar as transações financeiras e fazer uma previsão de como esse dinheiro vai circular dentro da loja. 

É importante registrar todas as operações do dia a dia da empresa, já que o objetivo dessa ferramenta é projetar e programar o saldo disponível para que sempre haja capital de giro para eventuais gastos. 

De acordo com o SEBRAE, as operações devem ser registradas da seguinte maneira:

Contas a receber / recebimentos

Gerencie todo o dinheiro que recebe no mês, incluindo vendas à vista, à prazo e recebimento de duplicatas. rendimentos de aplicações.

Caso sua empresa tenha um sistema de gestão, os recebimentos em cartão serão lançados no financeiro de acordo com seu prazo de recebimento definido nas configurações.

Compras / pagamentos

Registre os gastos da sua empresa em compras, incluindo, compras à vista, à prazo e pagamento de despesas fixas e variáveis.

No varejo, o controle que mais influencia na saída de caixa são os fornecedores, porque o valor varia de acordo com a matéria prima, produção e negociação com a empresa.

Caso sua empresa tenha um sistema de gestão, os pagamentos serão lançados de acordo com seu prazo definido com os fornecedores.

Benefícios do fluxo de caixa para sua empresa

Só de ser uma ferramenta de organização financeira, já implica que traz alguns benefícios para a empresa, principalmente no futuro.
Entre eles, estão:

– Possibilidade de planejamento de investimentos e empréstimos;
– Prazos negociáveis com fornecedores;
– Redução de despesas sem comprometer os lucros;
– Redução de erros de caixa.

Todos esses fatores implicam na diminuição das dificuldades financeiras e na antecipação de decisões importantes para a empresa.

Conclusão

Realizar a análise de fluxo de caixa de uma empresa, é saber dar valor ao dinheiro que entra e sai do caixa. Esse controle permite traçar estratégias para que a empresa possa crescer com capital de giro estável e com consciência de gastos.

A previsão de fluxo de caixa é a melhor estratégia para a tomada de decisões internas e externas de uma empresa, pois além de melhorar as condições de negociação, evita graves riscos financeiros.

Contar com um sistema de gestão (ERP) completo para te auxiliar no controle do fluxo de caixa é indispensável se deseja facilitar a organização das informações financeiras de sua empresa e obter a comparação desses dados através de gráficos e outras métricas. Dessa forma, você terá maior controle do que entra e sai em relação a sua receita.

Com o TagPlus é possível ter acesso a todas as informações financeiras e outras funções!

Ficou com alguma dúvida quanto a previsão do fluxo de caixa? O que acha de deixar aqui seu comentário? Nós podemos te ajudar!

Foto do perfil do autor ou atora

Ecóloga, estudante de Publicidade e Propaganda. Na TagPlus, é Auxiliar Analista de Marketing e Publicidade, com ênfase em redação.

Nenhum comentário

Deixe o seu Comentário

Categorias