Saiba como precificar um produto em 5 passos com o TagPlus
Como é sabido, uma das etapas que mais merece a atenção do empreendedor é precificação de seus produtos, sendo fundamental para o controle de estoque e toda a cadeia de vendas do negócio.
Saber como precificar produtos é constantemente visto como uma problemática, já que a grande maioria das pessoas tem dificuldade em saber quanto vale o seu produto, mesmo reunindo informações de custos básicos para fabricação e distribuição, por exemplo.
Neste artigo, será mostrado como precificar um produto dentro do sistema TagPlus e porque ele é mais vantajoso que outras plataformas.
Por que fazer a precificação dos produtos com a TagPlus é mais vantajoso?
De acordo com o SEBRAE, “o valor de um produto não pode ser tão alto ao ponto de desestimular a compra, mas deve ser alto o suficiente para gerar lucro”. Diante disso, a instituição destacou, em cinco passos, como fazer a precificação simples, sem um sistema de gestão.
O primeiro passo vai calcular o custo por unidade, ou seja, quanto foi gasto para comprar ou produzir cada unidade do seu produto. Fazer bem feita essa etapa é fundamental para concluir a precificação simples.
No segundo passo, você vai reunir e contabilizar as despesas da sua empresa, baseando-se em custos fixos e variáveis. É importante frisar a necessidade de acrescentar aos custos os valores dos impostos.
O restante dos passos (3º, 4º e 5º) são pontos estratégicos de compreensão da linguagem do tema, tais como margem de lucro, mark up e outros. Além disso, é importante realizar uma pesquisa aprofundada sobre o mercado concorrente.
Ou seja, saber quanto vendem, por quanto vendem e para quem. Levando em consideração as informações que obtiver, vai ser possível descobrir se o seu valor de venda está acima ou abaixo do mercado.
Precificar produtos é uma etapa complexa para qualquer empresa, ainda mais se for feito de forma manual. Veja agora como precificar um produto com um sistema de gestão comercial online.
A precificação de produtos com o TagPlus
A principal vantagem de fazer a precificação dos produtos com o sistema TagPlus é que, ao inserir dados como custo médio e despesas acessórias de determinado produto, o sistema gera, automaticamente e imediatamente, sugestões para valor de custo e de venda, sendo o segundo, baseado na porcentagem de lucro.
Tendo como objetivo o crescimento e aumento da lucratividade, a precificação é uma importante parte dos processos de uma empresa. Através da utilização do sistema TagPlus, é possível perceber um aumento significativo na agilidade das funções, além de manter todas as informações inseridas seguras e salvas, para, assim, poder auxiliá-lo nas compras com fornecedores e manter o histórico atualizado e sempre à disposição para conferência.
Além disso, é possível criar promoções de kits e combos sem que isso afete o controle de estoque da sua empresa. Isso também auxilia no controle de unidades de cada mercadoria, momento em que deve ser feita uma nova compra com os fornecedores, produtos que sobram ou que saem rápido demais etc.
Como precificar um produto na plataforma TagPlus?
Dentro do sistema TagPlus, você tem a opção de cadastrar manualmente os produtos da sua loja, para que, dessa forma, o sistema gere, automaticamente, uma sugestão do valor de custo, de lucro e de venda dos seus produtos. Somente assim você terá acesso aos valores sugeridos.
Para entender melhor como funciona, cada passo foi separado e exemplificado com uma foto. Veja a seguir.
Custo médio
Dentro de Produtos, em Novo Produto, você irá realizar o cadastro. No campo “Custo Médio”, são considerados somente os custos diretos, ou seja, impostos, frete, comissão, preço de compra da mercadoria e outros.
Despesas acessórias
“Despesas Acessórias” é um campo dentro da nota fiscal baseado no frete, seguro e outras despesas vinculadas ao item na compra.
Outras despesas
O campo “Outras Despesas” fica aberto para ser preenchido com informações extras, como sacola e papel para embrulhar a compra, etiquetas, algum reparo etc.
Valor de Custo
O valor de custo final soma os três campos antes preenchidos (custo médio, despesas acessórias e outras despesas), e o sistema entrega, automaticamente, quanto custa para ter aquele produto em sua loja.
Valor de venda
Os campos de “Lucro Sugerido” e “Valor de Venda Sugerido” são os valores que o sistema calcula automaticamente, com base nas informações pré-cadastradas. Os campos de “Lucro Utilizado” e “Valor de Venda” são os valores que realmente serão praticados.
Assim, com base no valor de custo, o sistema dá um valor de lucro sugerido. Ou seja, uma margem de lucro para a venda desse produto e, na sequência, dá a sugestão do valor de venda do produto.
Apesar de o sistema entregar uma sugestão de lucro, você tem a opção de alterar essa porcentagem e adequá-lo da maneira que julgar melhor para seu negócio. Mesmo que seja feita alguma alteração, o sistema vai calcular e conferir um valor de vendas final.
Cada vez mais tem se tornado essencial que os sistemas de gestão tenham essa função de entregar uma sugestão de valor dos produtos, como é o caso do TagPlus. Afinal, muitas vezes, o empreendedor tem dificuldades de reunir os custos necessários para a venda do produto, o que acaba prejudicando também o valor de venda final e, consequentemente, toda a cadeia de vendas e o controle de estoque da empresa. E, no longo prazo, isso pode ser muito prejudicial para a instituição como um todo.
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Escrito por
Renata Scaff
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