Como calcular porcentagem de lucro? Aprenda com exemplos! 

Você sabe quanto está faturando e lucrando? Seu produto ou serviço tem preço coerente com o que vale? Você sabe exatamente quanto vende por dia? Se você respondeu não para alguma dessas perguntas, este texto é para você! 

Saber como calcular a porcentagem de lucro da sua empresa é essencial para o crescimento e sucesso do negócio. E por que isso? Diversos fatores interferem no resultado final do período estimado, além de dizer muito sobre a rentabilidade e sustentabilidade do seu empreendimento.  

Erros e falhas como não saber precificar seu produto ou serviço, confundir faturamento com lucro, não fazer o controle diário das vendas e outros, são os principais problemas observados nesta etapa do trabalho oriunda do setor financeiro das empresas. 

O que é porcentagem de lucro? 

Para entender melhor sobre a porcentagem de lucro ou margem de lucro, é preciso saber que lucro é o que sobra do faturamento quando descontados os custos e despesas. Em outras palavras, a margem de lucro é aquele dinheiro que sobra depois que você paga todas as contas da empresa.  

É por meio desse valor – que é dado em porcentagem – que se consegue determinar a lucratividade do seu produto e/ou serviço, ou do seu negócio como um todo.  

Então, este valor poderá ser utilizado para investir na própria empresa ou ser destinado à sua conta pessoal.  

Por que é importante calcular a porcentagem de lucro? 

Calcular a margem de lucro ideal serve para que o empreendedor saiba exatamente qual é a lucratividade e rentabilidade da sua empresa. Sendo assim, esses dois fatores são fundamentais para manter em equilíbrio a saúde financeira da sua empresa

Além disso, em situações delicadas como empréstimos, por exemplo, o banco questionará a respeito do percentual de lucratividade ou margem de lucro da empresa para avaliar a aprovação ou não do dinheiro, e isso é dado em formato de porcentagem, não em reais. 

Existe uma margem de lucro ideal? 

Cada empresa apresenta uma margem de lucro específica, pois seu percentual muda de acordo com o segmento, porte, tipos e preços de serviços e/ou produtos ofertados. Mas, respondendo à pergunta do título, sim, existe uma margem de lucro ideal.

Em média, o lucro esperado é:  

  • 30% a 20% para serviços;   
  • 10% a 20% para comércio;   
  • 7% a 12% para indústria.  

É importante frisar que todos os custos devem ser detalhadamente revisados e considerados, para que o cálculo da porcentagem de lucro se aproxime ao máximo da realidade do negócio. Além disso, os preços dos produtos e serviços devem seguir o ritmo do mercado, alinhando-se às necessidades demandadas. 

Qual a diferença entre lucro líquido e lucro bruto?

Para que você possa entender o raciocínio dos cálculos da porcentagem de lucro, vamos passar rapidamente por alguns conceitos básicos. O lucro bruto é a diferença entre o total arrecadado e o custo de produzir o produto ou serviço. Sua fórmula é: 

  • Lucro bruto = receita total – custos variáveis (produção, embalagem, entrega) 

Para facilitar, veja um exemplo prático. 

  • Na minha loja de acessórios, meu total de vendas foi de R$ 200, mas foram gastos R$ 70 para a produção e entrega. Dessa forma, temos: 200 – 70 = R$ 130. Ou seja, o meu lucro bruto foi de R$ 130,00. 

Já o lucro líquido leva em consideração todos os custos agregados, tanto os fixos quanto os variáveis, como por exemplo:  

  • contas de água, energia elétrica, internet, telefone e gás;  
  • aluguel;  
  • compra de produtos básicos para o seu funcionamento, como materiais de escritório e de limpeza;  
  • pagamento de impostos.  

Assim, a fórmula para descobrir o lucro líquido é: 

  • Lucro líquido = lucro bruto – despesas (fixas e variáveis)

Seguindo o exemplo acima, temos: 

  • Lucro Líquido: 130 – 100 (despesas totais) = R$ 30 

Como calcular a porcentagem de lucro? 

Agora que você já sabe a diferença entre o lucro bruto e o líquido, você verá como calcular a porcentagem de lucro da sua empresa. Veja como é simples: 

  • Margem de lucro = lucro líquido / receita x 100 

Veja um exemplo: 

  • Receita total: R$ 10.000 
  • Custos: R$ 2.500 
  • Lucro: R$ 10.000 – R$ 2.500 = R$ 7.500 
  • Margem de lucro: R$ 7.500 / R$ 10.000 = 0.75 x 100 = 75% 

Como falamos no tópico da margem de lucro ideal, a porcentagem de lucro de 75% é muito acima do esperado para o setor comercial, industrial e empresas que ofertam serviços.

Caso tenha alguma dúvida específica do seu negócio, consulte um contador. 

Quais são as estratégias para aumentar o lucro?

Confira algumas táticas para aumentar o lucro da sua empresa.

Preços condizentes com os dos concorrentes 

Uma das principais estratégias para aumentar o seu lucro é verificar se os preços de seus serviços e/ou produtos se equiparam aos dos concorrentes do mesmo nicho que seu negócio está inserido. Saber o quanto vale o seu produto e/ou serviço é importante para definir um preço justo. 

Planejamento de despesas  

Como vimos, os custos e despesas têm influência direta no preço dos produtos e/ou serviços que você vende. Nosso conselho aqui é: revise com atenção as suas despesas — elas realmente são necessárias? O que pode ser alterado ou diminuído? 

Esse controle evita possíveis prejuízos, otimiza no longo prazo o seu fluxo de caixa e, consequentemente, traz maior segurança em relação ao futuro do negócio.  

Redução de custos 

Para ajudar a reduzir custos é interessante pensar em formas viáveis e de menor impacto no dia a dia do trabalho, como renegociar com fornecedores e diminuir o consumo de energia, às vezes, readequar setores para tal. 

Essa revisão auxilia no amplo reconhecimento do negócio, o que é necessário para a tomada de decisões futuras e melhoria na margem de lucro. 

Saber o que é, para que serve e como calcular a margem de lucro é de suma importância para a saúde financeira da sua empresa. Concluímos então, que a porcentagem de lucro nada mais é que o valor que resta da sua venda, após subtrair todas as despesas relacionadas aos produtos e/ou serviços.  

A partir da porcentagem obtida do cálculo da margem de lucro, você conseguirá ter uma visão geral do negócio, o que te permitirá traçar estratégias certeiras para aumentar a lucratividade, sustentabilidade e rentabilidade da sua empresa. 

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Escrito por

Publicitária e Ecóloga. Amante da escrita e da leitura em todas as suas formas. Na TagPlus é Analista de Marketing Junior.

  • uma dúvida sobre a margem por setor:
    ex: comercio 10 e 20 %
    esse % corresponde ao liquido ou ao bruto?

    • Ei, Alberto!

      A margem de lucro ideal é baseado no dinheiro que sobrou após o pagamento de todos os custos, portanto, essa porcentagem corresponde ao lucro líquido.

  • Não entendi a conta do exemplo da porcentagem de lucro. Achei meio confuso…
    Tem como me explicar essa conta?

    • Ei, Almir. Tudo bem?
      Agradecemos imensamente pelo comentário, pois conseguimos detectar um erro no cálculo final.
      Explicando: a fórmula do lucro líquido é “a receita total, menos os custos”. Sendo assim, temos R$ 10.000 – R$ 2.500 = R$ 7.500
      A fórmula da margem de lucro é “lucro líquido / receita x 100”, sendo assim temos R$ 7.500 / R$ 10.000 = 0.75 x 100 = 75%
      Esperamos ter ajudado, como nos ajudou. 🙂

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