Por que minha loja virtual não vende?

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Antes da pandemia, em março de 2020, o número de lojas virtuais criadas por mês era de 10 mil. Logo no começo do isolamento social, esse número saltou para 50 mil por mês. Hoje, já contabilizamos um aumento de 135 mil lojas ativas para 242 mil.

Analisando esses dados, é possível ver a gigante corrida por espaço e visibilidade no mercado virtual. Isso só reforça a importância de manter sua loja virtual ativa e alinhada com o padrão do mercado. 

Os 6 erros mais cometidos:

Preço errado de produto e/ou serviço

Preços muito acima ou muito abaixo da média encontrada no mercado para a mesma categoria de produtos e serviços é um dos fatores que mais contribuem para perda de clientes.

Tenha em mente que o objetivo de precificar seu produto e serviços é aumentar o volume de vendas e gerar lucro para sua empresa.

O que faz diferença na hora de precificar produtos, é saber o quanto sua marca vale para o mercado, o chamado valor agregado. Ou seja, você não vai vender somente seu produto ou serviço, você vai vender também a sua marca. Se a sua marca é conhecida, considerada confiável e de qualidade, as pessoas vão aceitar pagar um valor mais alto. 

Mas não adianta querer sair da posição 0 e ir direto ao topo, é preciso um trabalho de marketing bem elaborado para alcançar esse patamar.

Formas de entrega confusas

Sabe quando você chega na parte do pagamento, coloca o CEP para o site calcular o valor do frete, e ao lado ou embaixo, aparece várias opções de de frete com nomes desconhecidos?

Ao invés de passar a sensação de liberdade de escolha, fica confuso para a grande maioria das pessoas, o que pode levá-las a desistir da compra e migrar para o site concorrente.

O ideal é disponibilizar uma ou duas opções que sejam seguras, justas e rápidas.

Não complique, simplifique.

As pessoas não encontram sua loja pelo Google

Na maioria dos casos, é um problema de tráfego. 

Você precisa que as pessoas acessem sua loja. Quanto maior for o número de visitas, maior serão suas chances de ter vendas consistentes, recorrentes e lucrativas. 

Não tem uma fórmula mágica para conseguir tráfego, você tem que testar o que melhor entrega resultados para sua loja, afinal todas as fontes são importantes: SEO, email mkt, Google Ads, facebook Ads, redes sociais, etc.

Péssima usabilidade

Antes de qualquer coisa sobre esse assunto, lembre-se: siga o padrão do mercado!

Preste atenção e faça todos os testes necessários antes de colocar a loja no ar. Verifique por exemplo: se a moeda está configurada, se o campo de busca funciona e leva até o produto desejado, se os botões levam até o endereço correto, se o campo de CEP está correto, etc. 

Se essas funções não estiverem em perfeito funcionamento, vai causar problemas, indo desde identificação de produto vendido até logística.
Além disso, é uma imensa perda de tempo para os clientes.

A questão estética também tem um peso, mas acaba se tornando secundária diante da importância da usabilidade.

SAC ruim

Atendimento é tudo! Em uma loja física, quando você é mal atendido, você volta? Tenho certeza que não. Na loja virtual é a mesma coisa!

É preciso que a equipe de atendimento ao cliente esteja atento e de prontidão para responder qualquer dúvida, em todos os canais disponibilizados pela loja.

Quanto mais rápido você responder seus clientes, mais rápido você vai vender.  

Sua loja não passa confiança

Quem em plena consciência colocaria seus dados bancários em um site que não passa confiança e não apresenta certificados de “página segura”?

Quando acessamos um site online, não sabemos quem está do outro lado da tela. Por mais que você se considere honesto, as outras pessoas não sabem disso. 

Então, a primeira coisa a fazer é ter um certificado de SSL instalado.

A outra coisa, é disponibilizar botões que levam os consumidores para outros endereços da marca, como Instagram e Facebook, assim passa a sensação de ser uma marca sólida no mercado. 

Conclusão

Tudo o que você precisa como base é que seu produto ou serviço seja atraente e útil para seu clientes.

Para atrair pessoas para sua loja virtual e fazer com que se converta em cliente, é necessário alguma ferramenta de tráfego, mas mais que isso, é PRECISO ter um bom atendimento, preços justos, entregas eficientes e produto de qualidade. É um conjunto de fatores que levam ao tão desejado sucesso!

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Escrito por

Publicitária e Ecóloga. Amante da escrita e da leitura em todas as suas formas. Na TagPlus é Analista de Marketing Junior.

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