Como fazer um planejamento estratégico de uma empresa?
A administração de um negócio não se limita aos aspectos práticos, como a contratação de um sistema de gestão. O planejamento estratégico de uma empresa é uma necessidade por ser a base do seu funcionamento ao nortear as ações que formam os processos organizacionais.
Sem o plano — que indica aonde o empreendimento quer chegar e de que forma vai fazer isso —, fica difícil garantir que as atividades empresariais se desenrolarão de acordo com os objetivos firmados para atingir os resultados desejados.
Quer usar essa ferramenta para fazer a sua organização progredir? Vamos mostrar como neste post. Continue a leitura e confira!
Entenda o que é o planejamento estratégico
O planejamento estratégico de uma empresa é tanto uma ferramenta orientativa quanto um processo sistemático, dinâmico e cíclico de gestão que envolve:
- fixar o seu propósito, a sua identidade e os seus valores;
- diagnosticar a situação do negócio e do mercado;
- estabelecer os passos iniciais e os objetivos futuros;
- definir detalhadamente as ações que devem ser realizadas para atingir o propósito.
O planejamento viabiliza a análise de todos os aspectos que impactam o negócio para que as decisões sejam tomadas no sentido de concentrar e direcionar esforços em prol do atingimento dos resultados desejados. Além disso, em paralelo, proporciona a antecipação de oportunidades ou crises.
Assim, ele deve ser o ponto de partida da organização da atividade empresarial, adaptando-se às mudanças e se mantendo viável. A ideia é tê-lo como um guia na hora de atravessar dificuldades e construir ou fortalecer a marca.
Compreenda a importância de elaborá-lo
Se o papel do planejamento estratégico de uma empresa já deixa clara a sua importância, as vantagens que a ferramenta gera confirmam a relevância. Em meio a elas, podemos citar:
- a ampliação tanto da atração quanto da retenção de clientes a partir de posturas e de ações alinhadas aos perfis do público-alvo;
- a melhor utilização dos recursos empresariais por direcionar os processos de desenvolvimento e de execução para as demandas do mercado;
- o aumento da capacidade de resposta ao antever cenários e projetar cursos de ação com base em informações concretas sobre a concorrência ou acerca do ambiente mercadológico;
- a redução de riscos e perdas ao planejar a gestão, garantindo o cumprimento de regramentos, assim como a adoção de boas práticas;
- a garantia da coerência das decisões em relação aos objetivos e às posições do empreendimento, devido à criação de um guia para embasá-las;
- a maximização do aproveitamento de aspectos positivos enquanto minimiza ou controla impactos negativos, usando o seu mapeamento de referência;
- o aumento do envolvimento, da motivação e da participação da equipe, já que os profissionais passam a ter certeza de onde a organização quer chegar e entendem de que forma agir nesse sentido.
Saiba o que não pode faltar para a sua elaboração
Para colocar o planejamento estratégico de uma empresa no papel, alguns aspectos não podem ser negligenciados. O primeiro ponto-chave é entender que se trata de um processo que acontece no coletivo. Afinal, todos os integrantes da equipe precisam compreender e se envolver na realização.
Assim, desde o diagnóstico até o monitoramento só funcionam bem por meio de reuniões e análises com uma ampla participação dos colaboradores. Isso ainda é fundamental para que eles direcionem os seus esforços em prol dos resultados almejados.
Em relação ao plano em si, não basta saber aonde se quer chegar. Os objetivos devem ser acompanhados de ações que estabelecem quando, como, por que e o que fazer. Além disso, é preciso indicar os responsáveis por elas e as metas ou os indicadores de desempenho associados a cada uma.
Descubra quais são as etapas do planejamento estratégico de uma empresa
Para facilitar ainda mais a elaboração do planejamento estratégico de uma empresa, que tal conferir um passo a passo? A seguir, veja as principais etapas e entenda como fazer o seu!
Diagnostique
Antes de colocar qualquer ideia no papel, é preciso conhecer o cenário interno — diferenciais, limitações, recursos disponíveis etc. — e o externo — economia, demografia, tendências comportamentais, situação do mercado, prognósticos, concorrência, entre outros aspectos. Isso ajudará a definir o contexto em que o negócio se encontra.
Para isso, fazer análises, pesquisas, estudos e coletas de dados é essencial. Na prática, essas medidas possibilitam o acesso a informações concretas com o objetivo de evitar enganos que prejudiquem o desempenho da empresa.
Defina
Após esclarecer qual é a realidade em que o seu empreendimento está inserido, o segundo passo do planejamento estratégico de uma empresa exige fazer definições sobre:
- a proposta e o propósito;
- os valores e a identidade;
- os objetivos e as metas.
Isso inclui desde avaliar se a ideia por trás do negócio é viável no cenário atual até estabelecer aonde se quer chegar em um, cinco ou dez anos. Outro ponto relevante é decidir quais são os parâmetros para atingir os destinos traçados, deixando explícito o que deve prevalecer nas práticas cotidianas.
Monte um plano de ação
Com cada objetivo e cada meta estabelecidos, é hora de indicar o que fazer para que eles se tornem realidade. Ou seja, é preciso esclarecer tanto qual estratégia será adotada quanto como implementá-la.
Na prática, é necessário listar as ações, os responsáveis, as datas ou os prazos, as justificativas, os recursos disponíveis e quais métricas de desempenho serão aplicadas em seu acompanhamento. Para isso, fluxos de tarefa, checklists e cronogramas são os melhores meios.
Afinal, utilizando-os, torna-se possível transformar o processo de planejamento realizado em uma ferramenta capaz de guiar a implementação funcional da atividade empresarial.
Aja, acompanhe e atualize
Se o plano permanecer só no campo teórico, ele não terá utilidade. Por isso, coloque-o em prática e, já nesse momento, inicie um acompanhamento, não apenas para verificar se a execução está ocorrendo como o esperado, mas para entender se as metas e o desempenho almejados vêm sendo atingidos.
A partir desse monitoramento completo, outra parte do planejamento precisa ser executada: a sua revisão e a sua atualização. Ou seja, é hora de avaliar e mudar o que não está funcionando, propondo novos caminhos ou ações.
Confira um exemplo de planejamento estratégico de uma empresa
Se ainda restou alguma dúvida, um exemplo de planejamento estratégico de uma empresa fictícia de prestação de serviços pode ajudar, não é mesmo? Nesse caso, os principais elementos a serem levados em conta são:
- o objetivo — elevar a renda corrente;
- a meta — dobrar o faturamento em um ano;
- os pontos favoráveis — o mercado em crescimento e o reconhecido domínio técnico;
- os aspectos limitantes — a pouca visibilidade e a falta de pessoal qualificado disponível para a contratação capaz de manter o padrão do serviço ao ampliar a equipe;
- a estratégia — prospectar clientes qualificados e dispostos a pagar mais pelos diferenciais do negócio para maximizar o retorno com o time atual;
- a ação/o que fazer — participar de feiras do setor;
- o responsável pela execução — os colaboradores do time comercial;
- a data/prazo — o limite para a inscrição e o dia da realização do evento;
- a justificativa — realizar contatos e aumentar o reconhecimento de marca;
- os recursos — os valores orçamentários destinados ao transporte, à alimentação, à hospedagem e ao marketing;
- as métricas de desempenho — o número de cadastros de novos potenciais contratantes coletados.
Portanto, vimos que fazer o planejamento estratégico de uma empresa envolve somar esforços e seguir um conjunto de etapas, exigindo tanto cuidado quanto atenção da administração empresarial. No entanto, tal comprometimento mais do que compensa, considerando as vantagens que agrega ao negócio.
Um bom gestor sempre busca melhorias em seu empreendimento, certo? Então, aproveite para descobrir agora qual é o seu perfil empreendedor e acesse dicas para otimizar a sua gestão!
Sistema online
TagPlus é o sistema ideal
para a gestão da sua loja!
Controle seu estoque, financeiro, clientes,
notas fiscais, venda online e muito mais.
Escrito por
Isabella TôrresAnalista de Marketing e Criadora de Conteúdo com foco em estratégias de awareness. Experiência em temas como empreendedorismo, marketing, vendas e SaaS para o varejo.
Nenhum comentário