8 itens necessários para um PDV completo
Um sistema PDV é um software que serve como apoio para a operacionalização do negócio. Porém, além disso, é preciso investir em alguns equipamentos complementares para compor um PDV completo.
Uma boa estrutura é essencial para o bom funcionamento de toda empresa, por menor que seja a sua operação. Por isso, é necessário saber quais são os itens indispensáveis para uma operação eficiente e segura.
A seguir, elencamos os itens mais indicados para um PDV completo e de qualidade. Então, fique por dentro e saiba como fazer essas escolhas!
1. Computador
O primeiro item indispensável é um computador. Ele é quem rodará o sistema e integrará quase todos os equipamentos disponível no caixa. Por isso, é fundamental fazer uma escolha cuidadosa, priorizar boas configurações e um custo-benefício atrativo.
O computador será o local onde todas as informações serão centralizadas. Por meio de aplicativos e softwares, ele movimentará todos os dados, tanto comerciais quanto financeiros do negócio. Logo, ter uma máquina ágil vai ajudar a oferecer mais rapidez no atendimento ao cliente.
2. Gaveta do dinheiro
A gaveta de dinheiro continua sendo uma peça crucial dos PDVs. Apesar dos cartões de crédito e débito, Pix e outras soluções digitais terem diminuído um pouco a frequência com que as pessoas efetuam seus pagamentos em dinheiro, esse recurso ainda é usado no dia a dia.
Investir em uma gaveta de qualidade é o que fornece mais segurança para os recursos financeiros e praticidade para que o operador trabalhe de forma ágil.
Também é interessante escolher um tipo de integração com o software que atenda às suas necessidades, como só liberar a gaveta quando o cupom for emitido, o que comprova que a venda foi mesmo finalizada.
3. Impressora de cupom fiscal
Outro item importante para um bom PDV é a impressora de cupom fiscal. Muitos clientes não abrem mão de ter acesso ao seu cupom na hora, então, é preciso que o operador tenha os recursos necessários para oferecê-lo.
Lembrando que, com a implementação da nota fiscal eletrônica, o cliente pode optar por receber o documento por e-mail ou diretamente no smartphone. Então, é válido oferecer as alternativas. Mas, de qualquer modo, ele ainda pode preferir a impressão do cupom na hora.
4. POS e PIN PAD
Quando o cliente decide por fazer transações por cartão de crédito e débito, é fundamental contar com equipamentos como o POS e o PIN PAD. Eles vão possibilitar que os pagamentos sejam feitos com total segurança para a empresa e a para o cliente.
O POS é o terminal de venda em que o cartão recebe a sua identificação. Como ele é independente do computador, demanda uma linha telefônica para estabelecer conexão. Hoje já existem outras alternativas, como o TEF Dedicado e o TEF IP.
O PIN PAD é o aparelho, a maquininha, onde o cliente coloca, passa ou apenas aproxima o cartão para o pagamento. Nela, são inseridas as informações de compra, como preço e parcelamento, além da senha do cliente, essencial para autorizar a transação.
5. Leitor de código de barras
Outro elemento básico do PDV perfeito é o leitor de código de barras, responsável por agilizar e aumentar a segurança das vendas. Ele reconhece cada um dos produtos, puxando suas principais informações pelo sistema e permitindo que o operador registre a saída dos itens.
Assim, todo o sistema é automaticamente atualizado, informando com precisão o inventário disponível. Com a etiqueta eletrônica e o QR Code, você pode alternar entre os métodos ou optar por aquele que melhor se adapta ao seu negócio.
Em alguns casos, é possível adicionar informações extras sobre o produto, além de integrar outras ações automáticas quando o item é bipado.
6. Balança
A balança também é um item bem importante, especialmente se você comercializa produtos precificados de acordo com o peso. Assim, esse é um equipamento estratégico que automatiza o processamento e o registro da saída dos itens.
A balança é um item tão indispensável que precisa estar presente mesmo nos caixas de autoatendimento, os self chekcout. Nesses casos, ela é quem garante que os produtos bipados pelo cliente sejam realmente os que ele está levando para casa.
7. Nobreak
Por fim, temos o nobreak, aquele utensílio responsável por salvar o funcionamento dos PDVs quando falta energia elétrica. Ele atua como uma espécie de backup de energia, mantendo os equipamentos ligados para que a operação não seja interrompida.
O seu funcionamento é muito simples: ele atua como um pequeno gerador que reserva energia. Assim, quando uma queda acontece, ele usa a energia armazenada para os dispositivos continuarem funcionando normalmente por um bom tempo.
8. Sistema PDV completo
Além de tudo o que você acabou de ver, é muito importante que você escolha um fornecedor de sistema PDV confiável e que seja capaz de atender a todas as suas necessidades. Então, é preciso redobrar a atenção na hora de negociar esse serviço.
Aqui vão algumas dicas para que você acerte ao contratar o melhor kit de PDV completo:
- entenda quais são as necessidades do seu negócio;
- identifique todas as particularidades do nicho em que seu negócio está inserido;
- conheça quais são as suas obrigações fiscais;
- observe quão simples, fácil e prático é o uso do sistema;
- pesquise sobre as avaliações feitas por outros usuários do software;
- confira se há a possibilidade de fazer a gestão integrada de vários PDVs;
- avalie se a qualidade dos equipamentos é boa;
- investigue se a empresa fornecedora presta suporte ao usuário.
Com essas dicas, vai ficar muito mais simples acertar na escolha dos itens para um PDV completo. Com isso, você pode se concentrar no bom funcionamento do empreendimento e naquelas atividades complexas, que exigem um acompanhamento de perto.
Apesar do PDV completo ser uma etapa básica do funcionamento de uma empresa, ele é essencial para garantir que as outras operações continuem normalmente. Sem ele, o registro da venda de mercadorias seria bem mais trabalhoso.
Este conteúdo foi útil? Aproveite que você já está por dentro do assunto e descubra como realizar a operação do PDV e o que é preciso fazer!
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Escrito por
Isabella TôrresAnalista de Marketing e Criadora de Conteúdo com foco em estratégias de awareness. Experiência em temas como empreendedorismo, marketing, vendas e SaaS para o varejo.
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