O que fazer com produtos que não vendem?

Todo e qualquer empreendimento tem problemas relacionados àqueles produtos que não vendem ou têm pouca saída. Normalmente, encontramos três tipos de situações: agestão do estoque, no qual não se tem controle do fluxo de entrada e saída; falhas de layout no ponto físico, no qual esses produtos não têm a visibilidade necessária; e a ausência de demanda pelo seu público-alvo.

Dada as situações mais comuns, separamos para vocês soluções e dicas práticas que irão te ajudar a se livrar de produtos parados.

O que fazer com produtos parados

Passo 1: observação

Faça o controle diário dos produtos vendidos, anotando um por um. A ideia é que você consiga saber quais tem menos giro, seja no estoque ou nas prateleiras do ponto físico

UM PRODUTO PARADO, É UM PRODUTO QUE NÃO TE DÁ LUCRO.

Passo 2: promoções / descontos

As promoções, quando utilizadas estratégias eficientes, garantem a entrada de recursos no caixa e otimizam o capital de giro.

Percebido quais produtos têm menor saída, separe-os e abaixe por 10, 15 ou 20% seus preços. Os descontos têm o poder de atrair consumidores.

A partir dessa ação, observe novamente, como no passo 1, qual vai ser o desempenho de venda desses produtos. O objetivo aqui, é saber se o problema está no produto em si ou no preço cobrado.

Se ainda assim, não der o resultado esperado, você pode testar o 3º passo.

Passo 3: combos promocionais

Os combos promocionais são atraentes para clientes que se beneficiam com a aquisição de mais de uma unidade de produto. Isso significa um aumento no lucro sobre a venda individual. 

O terceiro passo consiste em fazer um mix de produtos em formato de combo, juntando aquele produto de menor saída com um campeão de vendas do seu negócio. 

Assim como nos passos anteriores, o ideal é acompanhar o fluxo diário de cada ação tomada, para que, dessa forma, seja possível avaliar o impacto da estratégia e seus resultados.

Caso essas ações ainda não funcionem….

…você tem algumas opções a serem avaliadas:

  • não comercializar esse produto mais;
  • no ponto físico, reposicionar esse produto, de forma que fique mais visível para seus clientes;
  • inclua-o como brindes em outras compras. Essa medida não diminui os prejuízos, mas aos ‘olhos’ dos clientes é uma forma de agradecimento.

Conclusão

Como visto no texto, alguns passos podem ser seguidos para evitar que o prejuízo da sua loja seja ainda maior, caso os produtos parados permaneçam sem destino.

O objetivo de todo empreendedor é vender seus produtos e obter lucro, seja para si ou para investimento no seu negócio e funcionários. Os produtos encalhados vão na ‘contra-mão’ desse pensamento. Por isso é importante conhecer a fundo seus clientes, suas demandas e comportamento de compra, pois dessa forma, as aquisições que fizer para sua loja serão certeiras e darão o lucro desejado.

Se preferir, assista o conteúdo por vídeo. Clique aqui.

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