O que faz cada 1 das 5 etapas do processo de vendas?
Perguntas como “Como saber o que entregar para cada etapa do funil?”, “O que devo falar para as pessoas?”, “Como fazer negócios?” costumam ser frequentes para quem está começando a entender sobre o processo de vendas.
De antemão, as 5 etapas consistem em: Mapeamento, Qualificação, Negociação, Contrato e Fechamento.
Veja abaixo como identificar cada etapa e o que fazer.
Etapas do processo de vendas
1. Mapeamento
É nessa primeira etapa que é identificado os leads (contatos que demonstram interesse pelo seu produto ou serviço). Eles são captados a partir de sistemas de buscas (Google, Yahoo etc), eventos, publicações, listas, indicações.
O lead é uma oportunidade de negócio para sua empresa. É alguém que já demonstrou interesse na área de atuação que seu negócio está inserido e gostaria de saber mais sobre ele.
O objetivo é encontrar nomes com potencial para virar cliente. Além disso, é nessa etapa que é formado o banco de dados primários, como nome, endereço, CNPJ, site, atividade, e outros.
Trata-se da formação de um banco de dados cadastrais primários: nome, endereços, CNPJ, site, responsáveis, atividades e valores, etc.
2. Qualificação
Com as informações obtidas no mapeamento, é possível levantar informações secundárias, e assim, identificar oportunidades de negócios.
Com o conjunto de informações em mãos, a empresa deve buscar formas de abordagem direta de vendas.
3. Negociação
É na abordagem que procura-se diagnosticar o problema do potencial cliente. Após o reconhecimento da aflição, é desenhada hipóteses para solucioná-las, procurando minimizar recursos e maximizar resultados positivos.
Aqui é criado uma pré-proposta de negócio para o potencial cliente.
4. Contrato
Baseado nos resultados da pré-proposta da negociação, é construído o escopo do contrato, contendo características da empresa, condições comerciais, financeiras, jurídicas, serviços, penalidades e suporte ao cliente.
É importante que sua equipe se atente ao pequenos detalhes, a fim de evitar problemas futuros por falta de atenção.
5. Fechamento
Após a análise de todos os documentos entregues, pagamento efetuado, o contrato é fechado.
Mantenha-se atento a qualquer problema operacional que possa vir a aparecer e por ventura, prejudicar o acordo assinado.
Conclusão
O funil de vendas serve para filtrar o perfil ideal de cliente para sua empresa. É fazer com que os leads se interessem pelo seu negócio, pela sua empresa, se engajem e sinta confiança em comprar com você.
Image by stefamerpik on Freepik
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Escrito por
Renata Scaff
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