Cinco dicas para fazer um bom controle de vendas

Na gestão de uma empresa é muito comum negligenciar etapas como o controle financeiro, controle de vendas, gestão de estoque e semelhantes. Eles são os principais responsáveis pelo insucesso no empreendimento e aumentar cada vez mais o número de pessoas jurídicas que fecham suas portas no primeiro ano de registro.

Dos itens citados acima o controle de vendas é um dos mais importantes para o negócio funcionar de fato. Todos possuem seu grau de importância, mas balancear os itens de saída e entrada na loja é crucial para manter as contas em saldo positivo. E para fazer isso temos cinco dicas bacanas a seguir.

1 – Registre todas as atividades de vendas 

Se não é um costume do empresário saiba que problemas podem ser enfrentados a seguir. O registro das vendas são importantes para o controle fiscal, pagamento de impostos e não ter problemas com a Receita Federal.

Para o empreendimento é uma tarefa importante porque ajuda a encontrar as necessidades da empresa e supri-las. Pode ser um registro de serviços por comanda, em sistema eletrônico ou livro caixa, desde que seja diário e fiel à saída de produto ou relatório de atividades remuneradas.

2 – Faça uso de mapa de vendas 

Mapeamento de vendas significa registrar e separar todos os itens vendidos por período, seja dia do mês, intervalo quinzenal ou mensal. Esse tipo de controle pode dar um pouco de trabalho se estamos falando de uma empresa trabalhando com sistema manual e poderá demorar um pouco, mas valerá a pena.

Mapa de vendas permite saber em quais períodos um produto ou serviço é mais procurado. Isso ajuda no planejamento de compras, controle de estoque e aumentar a lucratividade do negócio com um único item.

3 – Tenha um banco de dados de clientes 

Cadastro de cliente é um pouco mais que anotar seu nome, endereço e telefone. É saber identificar todas as preferências e perfil de compra de seu cliente fiel. Esse tipo de ação em sistema digital facilita um controle do perfil de seu negócio.

Você sabe quem são seus possíveis clientes? O que eles mais procuram em sua loja? Pode-se identificar através do controle de vendas sincronizado por cadastro. A estratégia é usada em muitas lojas e costuma funcionar muito bem. 

4 – Mantenha os números de saída de produtos atualizados 

Isso requer um pouco de planejamento porque para servir de análise precisa ser um registro de alguns meses e não do mês atual. Analise todas as vendas realizadas e saiba quais produtos não são mais procurados, os mais vendidos e planeje as próximas compras com cautela.

5 – Use as vendas para controlar o orçamento

 Faça um registro das vendas pensando também em como usar os dados no departamento de compras. Assim evita-se desperdício de caixa comprando os itens certos no momento correto.


Gostou dessa notícia? Comente a seguir!

Para mais informações sobre gestão, conte com o TagPlus. O melhor software para o gerenciamento de sua empresa. Clique aqui e experimente o sistema – grátis por 15 dias.

Imagem: Freepik

Sistema online

TagPlus é o sistema ideal
para a gestão da sua loja!

Controle seu estoque, financeiro, clientes,
notas fiscais, venda online e muito mais.

Imagem ilustrativa monitor com o Sistema Tagplus
Foto do perfil do autor ou autora

Escrito por

Nenhum comentário

Deixe o seu Comentário

Categorias