O que esperar de tendências para o varejo em 2020?

Vou começar com uma pergunta muito importante: você sabe o que é tendência? Tendência é a inclinação a algo; é movimento e é fluxo.

A tecnologia chegou de mansinho e explodiu milhares de novidades por todos os segmentos do mercado eletrônico. No varejo, espera-se cada vez mais inovações que irão facilitar o relacionamento com o cliente, e consequentemente, as vendas! Algumas das tendências que iremos citar ao longo do texto já existem em um pequeno nicho, mas virão com força total no ano que vem. Ou seja, para o ano de 2020, a previsão é de lançamentos quentíssimos!! Confira alguns:

Realidade Aumentada para vendas

A Realidade Aumentada é a interação entre objetos reais com objetos virtuais, fazendo uma mistura das duas dimensões, através de um aplicativo ou software que integra os elementos. Os varejistas estão aproveitando para vender nos três planos: digital, físico e o meio termo.

Produtos personalizados

Têm crescido cada vez mais a necessidade das marcas de criar opções específicas para cada cliente, focando em suas necessidades e hábitos particulares.

Omnichannel

Omnichannel (multicanal) é uma tendência do varejo que integra todos os canais de comunicação da empresa, offline e online, com o objetivo de somar à experiência do cliente, podendo ser acessar o sistema a qualquer momento, seja em casa, na rua, durante o dia ou à noite. 

Marcas éticas e limpas

Os consumidores tem procurado consumir produtos que os represente, seja por estilo, por consciência, por valor, ou pela ética. 
É possível ver essa mudanças também no setor de vestimentas e de cosméticos, cujo procura por produtos naturais e limpos de resíduos aumentou consideravelmente.

Agilidade na entrega

Não é novidade que as pessoas querem cada vez mais agilidade nas coisas, seja em entregas de compras online ou resolução de problemas. Uma forte tendência para o varejo em 2020 é usar o máximo de tecnologia para entregar pedidos, podendo ser até em 30 min após a compra, como é o exemplo da Amazon. A empresa já está realizando entregas via drones!

Compras dentro de redes sociais

As compras dentro de plataformas de redes sociais explodiram mesmo com o Instagram, pois a rede permite comprar diretamente pelo aplicativo, sem precisar ser redirecionado para sites exclusivos da marca. É um ótimo avanço para o comércio.

Conclusão

A tecnologia é uma ferramenta que visa facilitar e otimizar os serviços, quaisquer que sejam eles. No comércio, será ainda mais prático vender e comprar. Continue acompanhando nosso blog e fique sabendo de tudo que rola nesse universo!

Se quiser saber ainda mais sobre tecnologia, fique à vontade para acessar esse artigo aqui: “Internet das Coisas“.

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Ecóloga, estudante de Publicidade e Propaganda. Na TagPlus, é Auxiliar Analista de Marketing e Publicidade, com ênfase em redação.

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