O que é Eireli: tire todas as suas dúvidas sobre o assunto
Se a sua vontade é abrir um negócio próprio sem nenhum sócio, saiba que existem algumas opções no mercado, sendo uma delas a Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli). Esse é um dos formatos de empresa que se enquadra em micro e pequeno empreendedor, dependendo apenas do seu objetivo e investimento inicial disponível.
A partir da Lei nº 12.441, a Eireli foi criada em 2011 para legitimar negócios de empreendedores individuais como sociedade limitada. Antes disso, as empresas que queriam seu registro como LTDA eram obrigadas a cadastrar um sócio, mesmo que de forma fictícia. Esse, sem dúvidas, foi um dos fatores decisivos para a criação do Eireli.
Uma característica bem vantajosa desse modelo é que há a separação do patrimônio pessoal do empresarial, o que permite maior controle financeiro, além de evitar que seus bens e renda pessoal sejam prejudicados em casos de dívidas no CNPJ.
Se você quer saber sobre a Eireli o que é, quais as vantagens, para quem serve e como abrir, suas vantagens e quais as diferenças para outros modelos de empresas, continue a leitura!
Saiba o que é uma Eireli
Eireli é a sigla de Empresa Individual de Responsabilidade Limitada, um tipo de formato jurídico, no qual é possível fazer a separação total dos bens pessoais e do patrimônio da empresa. Devido a isso, é um modelo muito escolhido pelos empreendedores que desejam ser o único representante de suas empresas, ou seja, sem sócios.
Para abrir uma Eireli, é preciso ter um capital social de, no mínimo, 100 salários mínimos vigente na época de abertura da empresa. Esse é um fator que diferencia muito uma Eireli de outras empresas individuais, como o EI (Empreendedor Individual) e o MEI (Microempreendedor Individual).
Conheça as vantagens e desvantagens do Eireli
Agora que já sabe o que é Eireli, você vai aprender algumas vantagens e desvantagens que fazem com que essa modalidade continue sendo opção para muitas empresas.
Vantagens
- responsabilidade limitada (separação total do patrimônio pessoal do empresarial);
- é constituída por apenas um titular;
- não há limite de faturamento anual;
- liberdade de escolha do regime de tributação (Simples Nacional, Lucro Real ou Lucro Presumido);
- grande abrangência de atividades permitidas;
- possibilidade de participar de licitações e prestar serviços públicos;
- o patrimônio da empresa pode ser imobiliário, mobiliário ou escritural;
- permite abertura de filiais, desde que registradas na Junta Comercial;
- redução da informalidade dos trabalhadores autônomos que não se enquadram nas demais categorias.
Desvantagens
- exige capital social inicial de, no mínimo, 100 vezes o salário mínimo vigente na época de abertura da empresa.
- impossibilidade de ter outra empresa na mesma modalidade.
Como podemos perceber, as vantagens se destacam muito mais do que as desvantagens nesse modelo de negócio. Por isso é tão importante conhecer a fundo os seus objetivos e necessidades como empresa, para, a partir daí, avaliar qual formato permitirá que seu negócio se desenvolva de acordo com as metas e expectativas de gastos estabelecidas lá no começo.
Entenda quem pode abrir uma Eireli
A Eireli se enquadra no formato de micro e pequenos empreendedores que desejam ser o único sócio, ou seja, constituir uma empresa individual. Como visto no decorrer deste conteúdo, existem outras opções, como o MEI, EI e Sociedade Limitada Unipessoal.
Para ser titular de uma empresa, nessa categoria, é preciso seguir os requisitos básicos:
- ser maior de 18 anos, ou menor emancipado;
- não ter nenhum impedimento legal;
- ser pessoa física ou jurídica nacional ou estrangeira;
- não ter outra Eireli registrada em seu nome.
Por outro lado, estão impedidos de representar uma Eireli:
- condenados a penas de cargos públicos (por exemplo: crimes de suborno, peculato ou prevaricação);
- funcionário público federal civil ou militar da ativa;
- estrangeiros sem visto permanente;
- leiloeiros;
- empresários falidos, até que sejam legalmente reabilitados.
Saiba como abrir uma Empresa Individual de Responsabilidade Limitada
Para abrir uma Eireli, primeiramente, você deve estar atento se é, de fato, a melhor opção para seu negócio e se atende às exigências do modelo. Lembrando que, diferentemente do EI e MEI, o Eireli exige um capital social de, no mínimo, 100 salários mínimos.
A formalização de uma Eireli segue a mesma linha das demais categorias, sendo necessária a ida presencial ao cartório, com a única ressalva do Microempreendedor Individual (MEI), que pode ser feito de forma online.
Passo a passo de como abrir uma Eireli
Saiba como fazer para tirar sua Eireli em 6 passos!
1. Encontre um contador de sua confiança
O contador é o responsável por auxiliar na melhor escolha societária, de acordo com seus objetivos e necessidades como empresa. Além disso, ele fica incubido de acompanhar suas finanças e lidar com os documentos necessários para a formalização e qualquer burocracia adiante. Por isso, escolha com responsabilidade o seu contador.
2. Defina o regime tributário
Uma das vantagens da Eireli, como vimos, é que pode ser enquadrada em qualquer regime tributário, dependendo apenas da atividade e tamanho da empresa.
É nesta etapa que você, junto com seu contador, opta pelo Simples Nacional, ou pelo Lucro Real ou Lucro Presumido. Veja a comparação entre Simples Nacional x Lucro Presumido e Lucro Presumido x Lucro Real.
3. Elaboração do contrato social e registro na Junta Comercial
Para abrir uma Eireli, é preciso fazer um contrato social e registrá-lo na Junta Comercial — órgão responsável pelo registro de atividades ligadas a sociedades empresariais. Há uma Junta Comercial em cada Estado brasileiro.
No caso da EIRELI, o documento de formalização é chamado de Ato Constitutivo e deve ser feito pelo seu contador de confiança, como falamos no tópico nº 1 — “Encontre um contador de sua confiança”.
4. Logre seu CNPJ
Agora, é hora de fazer o seu cadastro como pessoa jurídica (CNPJ) na Receita Federal. Nessa etapa, você consegue realizar o cadastro de forma online e, após cerca de 10 a 15 dias — varia de acordo com o Estado — você recebe o número do seu próprio CNPJ. Lembre-se de que após o nome escolhido, necessariamente, deverá conter a palavra “Eireli”.
5. Tire o alvará de localização, funcionamento, licenças e inscrições nos órgãos de regulação estaduais e municipais
Após a formalização da Eireli, é necessário providenciar as licenças e inscrições nos órgãos estaduais (ICMS e inscrição estadual) e municipais, como alvará de localização e funcionamento.
É a partir da conclusão de todas as etapas que você deve pensar em um bom sistema de gestão comercial para sua empresa, de forma a automatizar a emissão de notas fiscais e obter o controle de todos os setores do seu negócio.
6. Certificado Digital
O Certificado Digital é um documento de identidade eletrônico e serve para o controle fiscal, realização de transações bancárias online, assinatura e envio de documentos remotamente. Ele é obrigatório para pessoas físicas ou jurídicas que pretendem realizar transações via internet de forma segura e autenticada.
As empresas inscritas no Simples Nacional, como não são obrigadas a emitir nota fiscal eletrônica, não precisam de certificação digital.
Veja se você pode modificar sua empresa para Eireli
É possível modificar a sua empresa para Eireli — e o melhor, não é preciso fechá-la! Para isso, é necessário optar por um único sócio responsável e garantir que todas as regras de sua constituição sejam seguidas adequadamente.
Além disso, é preciso ter o capital social mínimo exigido, alterar o nome da empresa e solicitar a alteração do contrato social para ato constitutivo (documento que formaliza a alteração para Eireli).
Agora que vimos sobre a Eireli o que é, para que serve e como formalizá-la, esperamos tê-lo ajudado a compreender melhor qual modalidade de empresa é melhor para você.
Então, aproveite para seguir a TagPlus nas redes sociais e ficar por dentro de outros assuntos importantes como estas para o micro e pequeno empreendedor.
Sistema online
TagPlus é o sistema ideal
para a gestão da sua loja!
Controle seu estoque, financeiro, clientes,
notas fiscais, venda online e muito mais.
Escrito por
Renata Scaff
Nenhum comentário