Nota Fiscal de devolução: chega de dúvidas!
Você sabe como proceder em relação a Nota Fiscal em casos de devolução? E no caso de recusa de mercadoria?
Se não, descubra lendo esse nosso post, onde vamos tratar do assunto!
Devolução de Nota Fiscal
No caso de devolução, há duas maneiras que ela pode ocorrer, vamos conferir:
Devolução com nota fiscal emitida pelo destinatário
O destinatário fica responsável por emitir a Nota Fiscal de devolução após o recebimento das mercadorias, que acompanhará as mesmas.
O contribuinte adquirente deve emitir nota fiscal de devolução apenas nos casos em que se efetivou o recebimento, ou seja, quando tenha recebido fisicamente a mercadoria, assinado o canhoto de recibo anexo ao documento fiscal e registrado a entrada dessa mercadoria. Para a devolução, após o seu recebimento, o estabelecimento adquirente deve emitir nota fiscal em nome do fornecedor da mercadoria, nela citando o número, a série e a data do documento fiscal originário, declarando, ainda, o motivo da devolução.
Devolução com a mesma Nota Fiscal
Quando a devolução de uma mercadoria utilizar a mesma Nota Fiscal, o destinatário também deverá escrever no verso dela os motivos que levaram à recusa, datar e assinar.
Em ambos os casos:
Para os estabelecimentos que estão fazendo a devolução, além de dizer o motivo, devem-se assegurar que a nota fiscal de devolução tenha o número, a data da emissão e o valor da operação da nota fiscal originária, e também informar o IPI e destacar o ICMS relativo às quantidades devolvidas.
Essa nota fiscal de devolução deve ter uma via extra que deve ser arquivada.
É importante observar que nessa Nota Fiscal de devolução não se deve lançar o imposto que foi devido por ocasião da aquisição, mas, apenas, indicá-lo (dados adicionais) para efeito de crédito pelo estabelecimento fornecedor.
Para os estabelecimento que recebem o produto devolvido, devem lançar as notas fiscais recebidas nos livros de Registro de Entradas e Registro de Controle e do Estoque. É aproveitado o crédito do IPI e do ICMS destacado na nota fiscal de devolução do produto/mercadoria que foi objeto de incidência desse impostos, por ocasião da saída.
Informações para emissão da nota fiscal
Natureza da operação: devolução
Código Fiscal:
Quando for mercadoria adquirida para industrialização:
CFOP – 5.201 – Operações no Estado
CFOP – 6.201 – Operações em outros Estados
Quando for mercadoria adquirida para comercialização:
CFOP – 5.202 – Operações no Estado
CFOP – 6.202 – Operações em outros Estados
Quando for mercadoria adquirida para ativo fixo ou consumo próprio:
CFOP – 5.553 e 5.556 – Operações no Estado
CFOP – 6.553 e 6.556 – Operações em outros Estados
Recusa de recebimento de mercadoria
Neste caso, o destinatário deve emitir uma nota fiscal de devolução ou recusar a mercadoria no verso do DANFE, explicitando os motivos.
Caso o destinatário opte por recusar a mercadoria pelo DANFE, é dever do emitente da nota fiscal emitir uma NF-e de entrada para receber a mercadoria devolvida.
Importante:
- Como houve a circulação da mercadoria, a NF-e original não poderá ser cancelada.
- Caso a nota fiscal de devolução emitida pelo comprador também seja eletrônica, esta deverá, como todas as NF-e, ser previamente autorizada pelo Fisco e enviada para o destinatário da NF-e que deu origem a NF-e de devolução.
Ainda possui dúvidas em relação a Nota Fiscal de devolução?
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Escrito por
Consultor TagPlus
Meu cliente vendeu uma mercadoria a um condomínio no mês de março. O condomínio solicitou no mês de abril que esta mercadoria seja devolvida, apos a mesma ter circulada e entregue.
Pedimos ao condomínio a efetuar uma nota de devolução avulsa, uma vez que o condomínio não e contribuinte ICMS-SC
Gostaria de saber se esta correto?
Olá,
fiz uma compra online e o produto chegará após o prazo combinado, o que inviabilizará o seu recebimento. Para que a mercadoria retorne pela transportadora à loja, preciso descrever o motivo da recusa do recebimento no verso da NF, datar e assinar, certo? O problema é que estarei viajando. O porteiro poderia fazer este procedimento por mim?
Prezados, boa tarde.
Fizemos uma venda e o cliente preferiu devolver alguns produtos. Emitimos uma nota de devolução e o cliente recusou esta devolução e emitiu a devolução com sua nota. O que devo fazer com a minha nota de devolução, sendo que já passou o prazo de cancelamento?
Minha empresa vendeu um veículo, e preciso agora emitir uma nota fiscal de devolução de venda deste veiculo, que tipo de operação tenho que fazer ? preciso constar o nome do comprador ?
Boa tarde!
Precisava de um auxilio, tenho que fazer uma nota de remessa para conserto, porém não estou sabendo como monta-lá. Eles já me mandaram o modelo de nota, mas como a que eu tenho que fazer é nota manual não sei preencher, se possivel me instruir, agradeço!! Obrigada
Bom dia sou de uma empresa de atacados e fiz uma venda pra produtor rural mais agora ele quer devolver a mercadoria mais ele nao tem nota fiscAl de devoluca, como devo proceder
Olá preciso de ajuda.Realizei uma devolução de um telefone celular, mas esqueci de colocar a nota fiscal junto, mas a empresa tem acesso a nota fical eletrônica. Neste caso eles podem rejeitar a minha devolução. Uma observação a loja não me informou que precisava enviar a nota fical junto com a mercadoria. Obrigada.
Olá preciso de ajuda.Realizei uma devolução de um telefone celular, mas esqueci de colocar a nota fiscal junto, porém no rejeita empresa acesso a nota fical eletrônica neste caso eles podem rejeitar o meu pedido. Uma observação a loja não me informou que precisava enviar a nota fical junto com a mercadoria. Obrigada.
Olá!
No caso de uma devolução você precisa de verificar com mais detalhes, entre em contato com a empresa em questão e eles vão lhe informar o procedimento correto!
Bom dia,
Emiti uma NF com preço errado e a NF já circulou.O cliente deverá recusar e eu emitir uma entrada, correto?
Olá,
Confira esse nosso post sobre correção de NF-e: https://blog.tagplus.com.br/corrigindo-uma-nf-e-nota-fiscal-complementar/
Fiz uma nota de devolução para um fornecedor e ele me disse que tinha coisa errada. Pediu que eu emitisse outra nota certa. O prazo de cancelamento já tinha passado. Como devo proceder com a nota que foi errada?