NFC-e: Conheça algumas vantagens de utilizá-la!

A NFC-e (Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica), de Venda a Consumidor Final, tem o objetivo de criar uma alternativa totalmente eletrônica para o controle e fiscalização da venda varejistas para o consumidor final, e substitui as Notas Fiscais modelo 2 e o emissor de cupom fiscal. Vamos descobrir algumas das vantagens de se utilizar a NFC-e?

Vantagens de usar a NFC-e

Mais agilidade

A NFC-e é transmitida em tempo real/virtual, o que faz que o processo seja mais rápido e prático para quem emite.

Além disso, há uma economia de tempo no sentido que não é necessário a confecção da nota em um talão de papel, e pelo formato eletrônico, a redução de erros de escrita, comuns durante esse processo, também ocorre.

Mais econômica

Com a NFC-e, você terá menos despesas com papel, mais espaço e organização, não necessitará de aparelho emissor de cupom fiscal e nem impressora fiscal (que exige autorização pelo fisco e lacres). Isso torna o processo mais fácil, diminui a manutenção e garante muito mais economia para a sua empresa.

Inovação

Com seu caráter eletrônico, a NFC-e é inovadora e permite a utilização de tecnologias móveis, como por exemplo, a possibilidade de emiti-la através de celulares e tablets, e também permite a integração com plataformas de vendas online e físicas.

Além disso, o tempo de parada de caminhões em locais fiscais de fronteira, para caso de vendas que exigem entrega de mercadoria através de uma transportadora, é diminuído.

Mais flexibilidade

É muito mais fácil lidar com a NFC-e na hora de consultar notas fiscais, seu status e informações como por exemplo a data de emissão, que podem ser armazenadas no seu computador para serem acessadas a qualquer hora.

O formato eletrônico também permite o envio do XML da NFC-e e do DANFE por e-mail, e o consumidor pode consultar o documento fiscal com o recebimento do DANFE e do QR Code que é impresso nele.

Os contadores também se beneficiam com a flexibilidade do formato digital desse documento, que torna a escrituração contábil e fiscal mais simples.

Mais segurança

O QR Code que mencionamos acima é um código de barras bidimensional que a NFC-e possui e que pode ser lido por qualquer celular, fazendo com que a verificação e conferencia da validade da nota e sua legalidade possam ser feitas pelo consumidor de forma fácil e prática, aumentando sua segurança a respeito da compra.

Além dessas vantagens que citamos, a NFC-e possui várias outras, beneficiando o consumidor, as empresas emitentes, o fisco, os contadores, a sociedade e até o meio ambiente. Para saber mais sobre NFC-e, NF-e e muitas outras dicas para o sucesso de sua empresa, fique de olho no nosso blog, e qualquer dúvida, você pode entrar em contato através da nossa seção de comentários, logo abaixo!

Sistema online

TagPlus é o sistema ideal
para a gestão da sua loja!

Controle seu estoque, financeiro, clientes,
notas fiscais, venda online e muito mais.

Imagem ilustrativa monitor com o Sistema Tagplus
Foto do perfil do autor ou autora

Escrito por

  • Meu modelo de venda e movel venda porta a porta. Saio com as mercadorias com nfe cod 5904 parana, nao sei como proceder para emissao da nfc_e, seria muito importante emitir a nota para meu cliente. Alguma solucao/sugestao de como preoceder com equipamentos e programas

    • Olá Sidney, tudo bem?
      Você pode experimentar o sistema da Tagplus, gratuitamente por 15 dias sem nem a necessidade de informar método de pagamento, para ver se atende as suas necessidades! Clique aqui para experimentar!

Deixe o seu Comentário

Categorias