Negócios promissores para 2023: tendências e o que está dando lucro
Ser bem-sucedido no universo do empreendedorismo depende de vários fatores, como aproveitar os benefícios de um sistema de gestão e focar as tendências. Neste ano, é previsto que alguns nichos específicos alcancem mais destaque, crescendo ainda mais nas próximas décadas.
Ao conhecer os negócios promissores para 2023, você terá mais embasamento para tomar decisões acertadas com relação ao mercado em que pretende investir. Inclusive, é isso que qualquer gestor — de pequenos ou grandes empreendimentos — deve fazer para garantir a satisfação do público, que vem se tornando mais exigente com o tempo.
Quer saber quais são os setores mais promissores atualmente? A seguir, listamos alguns negócios lucrativos nos quais vale a pena apostar. Continue a leitura e informe-se!
Negócios digitais
Com a pandemia da COVID-19, muitos negócios digitais se popularizaram. Afinal, o processo de compras e vendas mediado digitalmente não demanda contato físico, o que não era mesmo recomendado pelas autoridades médicas durante a crise sanitária.
Assim, as empresas que já atuavam no meio físico apostaram ainda mais na transformação digital com o intuito de manter o público satisfeito e vender online. Como reflexo, vimos um investimento mais significativo:
- em chatbots para agilizar o atendimento ao cliente;
- no aumento da presença institucional nas redes sociais para manter um relacionamento próximo com os consumidores;
- na estratégia omnichannel, que integra diferentes canais (online e offline) com a finalidade de unificar a experiência do público;
- no desenvolvimento de serviços delivery para que o cliente pudesse comprar as soluções comercializadas sem precisar sair de casa etc.
Além disso, muitos empreendimentos digitais começaram a se desenvolver lentamente no início da pandemia, em 2020. No entanto, agora, já em 2023, as companhias que não tiverem recursos tecnológicos básicos amadurecidos provavelmente serão preteridas pelo público.
Por exemplo: ao diversificar os meios de pagamento, oferecendo o boleto e o PIX, o seu negócio tende a aumentar o volume de clientes. Afinal, muitos não têm cartão de crédito e/ou têm receio de sofrer golpes ou fraudes ao cadastrá-lo em plataformas digitais.
Inclusive, hoje em dia, até os vendedores ambulantes em geral possibilitam o pagamento pelo PIX. Portanto, ignorar esse e outros recursos tecnológicos, como um sistema de gestão, pode implicar a perda de oportunidades que o meio digital geralmente proporciona.
Consciência ambiental
Esqueça a ideia tradicionalmente difundida de que o desenvolvimento econômico deve estar acima do ambiental. Isso é essencial, em primeiro lugar, porque essa prática não se sustenta a longo prazo devido ao desgaste dos recursos naturais, como a água e o solo.
Em segundo lugar, é preciso levar em conta que os consumidores estão cada vez mais atentos e críticos em relação às empresas que negligenciam a sustentabilidade. Assim, a sua marca pode facilmente ser boicotada e/ou enfrentar dificuldades para crescer no mercado ao não se alinhar a essa ideia.
Nesse sentido, é fundamental:
- dar preferência a fornecedores que sejam preocupados com a sustentabilidade;
- garantir melhores destinos para os resíduos produzidos pela companhia;
- planejar as ações institucionais de forma ética e ambientalmente consciente etc.
Além disso, deixar a consciência ambiental de lado pode gerar perdas de oportunidades, já que talentos, consumidores, fornecedores e investidores valorizam cada vez mais a sustentabilidade. Ou seja, a consciência ambiental melhora a imagem corporativa diante do público em geral.
Nesse contexto, é importante considerar que existem diversas ideias de negócios associadas à sustentabilidade. Você pode, por exemplo, abrir um brechó tradicional e reaproveitar resíduos, como tecidos e estofados. O ideal é analisar o que mais faz sentido para a sua realidade.
Anteriormente, havia um senso comum de que o reaproveitamento reduzia o valor dos produtos a serem comercializados. Hoje, porém, vemos um cenário oposto, já que empreendimentos que adotam esse modelo são um dos tipos de negócios promissores para 2023.
Inclusive, vale a pena destacar que aderir a esse “movimento” envolve a vantagem de reduzir custos. Afinal, não é necessário comprar itens do zero, o que torna a ideia também bastante acessível para pequenas empresas.
Comercialização de produtos e serviços para pets
O Brasil é o 3º país com a maior quantidade de pets no mundo, levando o setor a faturar R$ 52 bilhões. Os dados são do censo do IPB (Instituto Pet Brasil) de 2022.
Isso sinaliza a possibilidade de investir em produtos e em serviços voltados para esse público. Ou seja, pode ser interessante abrir petshops, administrar hotéis para cães, oferecer serviços de adestramento etc.
Afinal, os dados mostram que os brasileiros têm uma relação próxima com os pets — mesmo em meio às dificuldades financeiras que muitos podem enfrentar. Você tem interesse em apostar no segmento? Se sim, é possível se diferenciar ao:
- buscar boas avaliações dos clientes e usá-las como uma prova social no marketing digital, exibindo-as nas redes sociais e no site institucional;
- fazer parcerias com ONGs e corporações especializadas para ampliar os negócios;
- inovar na comunicação com o cliente para aumentar as chances de fidelização;
- visar a uma proximidade maior com o tutor para transmitir mais confiança etc.
Setor de saúde e autocuidado
Nos últimos anos, assuntos relacionados ao autocuidado ganharam cada vez mais popularidade. Você já percebeu?
Essa tendência ganhou força para 84% dos brasileiros, segundo pesquisas do IBOPE. Isso ocorreu em meio à pandemia da COVID-19, uma crise sanitária que afetou o bem-estar de diversas pessoas.
Assim, negócios do setor de saúde e autocuidado surgiram para contornar essa situação e incentivar os indivíduos a cuidarem mais de si mesmos.
Como reflexo, vimos um “boom” de lojas de suplementos alimentares, de aplicativos e de espaços voltados à prática de exercícios físicos (como yoga, beach tennis, artes marciais etc.), entre outras tendências que podem se tornar pequenos negócios que dão lucro. Contudo, considere que nem todos os interessados em saúde e em autocuidado conseguem priorizar esses aspectos por variadas razões.
Logo, para que o seu empreendimento seja promissor nesse segmento, é importante se diferenciar. Nesse caso, vale a pena, por exemplo, oferecer cosméticos naturais, aliados à ideia de sustentabilidade, e que também podem ser mais benéficos para a pele.
Franquias
As franquias são negócios originados a partir de outros preexistentes, de modo que não é necessário criar uma marca totalmente do zero. É o caso, por exemplo, da O Boticário, a maior rede de franquias do país, seguida pelo McDonald’s.
Na prática, os investidores dessas marcas aproveitam o público já fiel, toda a comunicação e os outros fatores previamente desenvolvidos para abrir negócios promissores.
Trata-se de um caminho menos arriscado do que começar um empreendimento do zero, embora exista uma autonomia reduzida na gestão do estabelecimento, que deve ser considerada. O fato é que estamos falando de um mercado de sucesso.
E então? O que achou dos negócios promissores para 2023 listados neste post? Como visto, existem tendências de mercado para variados segmentos. Assim, você pode escolher aquela com a qual tem mais afinidade, considerando as suas habilidades, a sua experiência e outros pontos importantes para uma trajetória bem-sucedida.
A leitura foi produtiva? Aproveite para compartilhar o post nas redes sociais e deixe outras pessoas por dentro das informações sobre os atuais negócios mais lucrativos!
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Escrito por
Isabella TôrresAnalista de Marketing e Criadora de Conteúdo com foco em estratégias de awareness. Experiência em temas como empreendedorismo, marketing, vendas e SaaS para o varejo.
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