Migrar de loja virtual: saiba o que levar em consideração

Você abriu sua loja em uma plataforma de e-commerce, por exemplo, mas não sabe o que é preciso para suprir as necessidades iniciais, e então contratou uma que possui baixa complexidade operacional. Ao longo de sua caminhada como empreendedor, percebeu que essa plataforma deixou de atender, visto que seu crescimento foi superior ao que ela oferece. E agora?
Se identificou? Vem que vamos mostrar o que levar em consideração na hora de migrar de plataforma!

A partir do momento que a plataforma utilizada não supre mais suas necessidades enquanto empresa, é chegada a hora de procurar novas alternativas que contenham funcionalidades extras, como integração com aplicativos de gerenciamento de pedidos, layout responsivo, múltiplos usuários e maior estabilidade e capacidade de navegação para o fluxo de clientes que acessa sua loja diariamente. Para isso, você deve migrar de plataforma, ação que acompanhará o crescimento de sua marca, sem perder dados importantes como cadastros de clientes, produtos, domínio, layout e outros. O sistema TagPLus é um ERP que se conecta por completo com algumas plataformas, fazendo com que todos os seus dados migrem com sucesso. 

6 fatores importantes na hora de migrar de plataforma

1. Tecnologia 

A busca por melhor tecnologia é um dos principais fatores para que o empreendedor queira mudar de plataforma. O ideal é que esta tenha conexão com todos os sistemas utilizados por sua empresa atualmente.

2. Backup

Para que a migração ocorra sem nenhum desgaste, é interessante a importação completa de todos os dados da plataforma antiga: cadastros, conteúdos da loja, produtos, compradores, fornecedores, parceiros, etc.

3. Layout

“Já que mudei de plataforma, também quero alterar meu layout do site”. Sim, sabemos da vontade de alterar tudo e dar uma cara 100% nova, mas o recomendado é deixar essas mudanças radicais para outro momento. Os clientes já vão ter uma certa dificuldade na nova plataforma, as vezes é melhor alterar o layout posteriormente.

4. Comunique a mudança de forma clara e objetiva

Quem nunca entrou em site que está habituado e se deparou com uma versão completamente nova? Para que não haja esse susto, comunique seus clientes sobre a migração de plataforma, seja via e-mail ou na própria home do site. Para aguçar ainda mais o interesse dos clientes, disponibilize descontos para compras no novo site.

5. Dia do lançamento

Faça todos os testes possíveis, a fim de evitar maiores transtornos posteriormente. Verifique se está tudo de acordo para ir ao ar. Planeje com antecedência a data do lançamento e tenha todos os envolvidos de prontidão para solucionar quaisquer imprevisto.

6. Redirecionamento da URL (redirect 301)

A estrutura da URL muda, mas a página deve permanecer a mesma, para garantir, assim, que seu site não perca ranqueamento no campo de busca orgânica do Google.

Migre com a TAGPLUS

O sistema TagPlus possui integração com sincronização automática, a partir da contratação dos serviços, com quatro plataformas de e-commerce.


O interessante da sincronização automática de dados, como é feito em algumas dessas plataformas, é que o empreendedor não precisa gastar seu precioso tempo, se preocupando com entrada de pedidos no ERP ou em dar baixa no estoque de sua loja virtual.

A TagPlus conta com uma base de ajuda para conteúdos teórico e prático que pode ser acessado por qualquer pessoa. Não perca essa oportunidade, e tire suas dúvidas!


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