Microempreendedor: registros e estatísticas

Acompanhe em nosso Blog, todas as estatísticas e estudos que envolvem o microempreendedor individual!

Registros e Estatísticas

Foi realizada uma pesquisa nacional pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) através de Amostra de Domicílios (Pnad) 2014 de informações ligadas aos microempreendedores individuais.

No estudo foi constatado que a Região Sul apresentou o maior percentual de pessoas cadastradas no programa MEI (15,4%). As regiões Norte (4,7%) e Nordeste (6,9%) registraram percentuais menores que a média nacional (10,4%).

Os registros representam o montante de pessoas cadastradas com ocupação por conta própria ou que tinham somente um empregado, em atividade não agrícola ou nos serviços auxiliares da atividade agrícola no trabalho principal. Os números descrevem que 10,4% dos 18,2 milhões de pessoas de 16 anos de idade ou mais, estão enquadradas no sistema. De 1,9 milhão de pessoas cadastradas no programa Microempreendedor Individual (MEI), 15,4% eram do comércio e reparação, maior percentual entre os setores, e 13,8% pertenciam ao grupamento outros serviços coletivos, sociais e pessoais.

Ainda, nessa linha, segundo o IBGE, o rendimento médio mensal do trabalho principal dos cadastrados no MEI foi de R$ 2.448, 51,7% maior que o das não cadastradas, de R$ 1.614.

Dados operacionais de empréstimos

Também foi realizado um levantamento estatístico de microcrédito. Das 19,6 milhões de pessoas de 16 anos de idade ou mais que trabalhavam por conta própria ou eram empregadoras com até cinco empregados, em atividade não agrícola ou nos serviços auxiliares da atividade agrícola no trabalho principal, 4,4% (870 mil) procuraram empréstimo de microcrédito em instituição financeira para o trabalho principal, no período de referência de três anos. Cerca de 4% do total conseguiram o dinheiro.

Apenas 2,1% das pessoas sem rendimento a meio salário mínimo obtiveram microcrédito. Esse percentual foi de 7,3% para os que recebiam mais de cinco salários mínimos. Na região nordeste, houve os maiores percentuais de procura e de obtenção do microcrédito (5,9% e 5,5%, respectivamente), enquanto na região norte, os menores (3,1% e 2,5%, respectivamente).


Gostou da postagem? Quer saber mais? Acompanhe nosso Blog ou deixe suas dúvidas nos comentários!

E confie sempre no TagPlus, o melhor e maior sistema de Gestão Comercial, também para a micro e pequena empresa. Clique aqui e teste grátis por 15 dias.

Fonte: Ag.Senado

Imagem: Freepik

Sistema online

TagPlus é o sistema ideal
para a gestão da sua loja!

Controle seu estoque, financeiro, clientes,
notas fiscais, venda online e muito mais.

Imagem ilustrativa monitor com o Sistema Tagplus
Foto do perfil do autor ou autora

Escrito por

Nenhum comentário

Deixe o seu Comentário

Categorias