MEI: 7 perguntas e respostas para você não ter mais dúvidas!

Microempreendedor Individual (MEI) é a pessoa que trabalha por conta própria e que se formaliza como pequeno empresário. Vamos tirar algumas dúvidas sobre o MEI?

Perguntas e Respostas sobre o MEI

MEI e vendas pela internet: É preciso de alvará de funcionamento?

Em termos gerais, o Microempreendedor Individual não precisa de alvará de funcionamento quando não mantém estoques de mercadoria, no entanto, é bom conferir quais são as atividades que dispensam alvará de funcionamento, tendo em vista que as regras mudam de acordo com as leis de cada município.

Nome fantasia: Pode cadastrá-lo na hora da inscrição do MEI?

Ao fazer o cadastro como MEI pelo Portal do Empreendedor, você pode cadastrar o nome fantasia da sua empresa no momento da inscrição, sim!

O MEI pode prestar serviço para um órgão público?

Sim. De acordo com a lei, não há impedimentos sobre o empreendedor ser Microempreendedor Individual nessa questão. No entanto, fique atento as exigências do órgão público, pois cada instituição possui determinados pré requisitos que devem ser cumpridos para assinar o contrato.

É possível se cadastrar como MEI mesmo quando o indivíduo já está empregado?

Sim, mesmo que o indivíduo tenha registro como CLT, legalmente não há nenhum impedimento nessa questão, contanto que ele não tenha sócio nem seja sócio em nenhuma empresa.

Qual é a forma mais fácil para tirar o CNPJ? E para legalizar/registrar a empresa do MEI?

A forma mais rápida e também a melhor de se resolver isso enquanto MEI é através do Portal do Empreendedor.

É possível começar a exercer o trabalho como pessoa física e depois se tornar pessoa jurídica?

Sim, no entanto fique atento se essa decisão realmente vale a pena na questão dos tributos. Cheque também se a atividade exercida está regulamentada para o setor.

Qual é o limite de crédito para quem é MEI?

O limite de crédito para MEI depende de banco para banco. Uma sugestão é fazer simulações de financiamento através do site do Banco do Povo, que oferece linha de crédito para pessoa jurídica, física, e permite escolher a forma de pagamento, valor de parcelas, e afins.

Estas são apenas algumas dúvidas referentes a modalidade Microempreendedor Individual. Se você deseja saber mais sobre, fique de olho no nosso blog, que possui dicas sobre MEI e muito mais, para você ter a certeza de ficar informado sobre a sua empresa e ter mais sucesso. E lembre-se, qualquer dúvida, é só escrever pra gente, através da seção de comentários, logo abaixo!

Sistema online

TagPlus é o sistema ideal
para a gestão da sua loja!

Controle seu estoque, financeiro, clientes,
notas fiscais, venda online e muito mais.

Imagem ilustrativa monitor com o Sistema Tagplus
Foto do perfil do autor ou autora

Escrito por

Nenhum comentário

Deixe o seu Comentário

Categorias