Qual a diferença entre markup e margem de lucro?
Conceitos como markup e margem de lucro ajudam as empresas a entenderam os níveis de rentabilidade que podem atingir e a precificar seus produtos de maneira adequada. Contudo, é preciso ter cuidado para não confundir os cálculos.
Para que você entenda cada um dos conceitos, suas principais diferenças e como eles se relacionam, preparamos este post. Ainda vamos realizar o cálculo das fórmulas com alguns exemplos práticos. Boa leitura!
O que é margem de lucro?
A margem de lucro, como o próprio nome indica, é a porcentagem de lucro que o empreendedor deseja obter com as vendas de um produto ou serviço — após a retirada dos gastos que foram necessários para produzir o elemento vendido.
A margem de lucro é representada pela seguinte fórmula:
Margem de lucro = Lucro bruto ÷ vendas × 100
O lucro bruto, da fórmula, é representado ao valor das vendas feitas, menos os custos totais de produção dos itens vendidos.
O que é markup?
O markup é um indicador utilizado para a precificação de produtos e serviços. Por considerar as despesas e a margem de lucro esperada pelo empreendedor, é uma excelente métrica para fazer uma precificação adequada e que leva em conta os custos de produção. A fórmula do markup é:
Markup = 100÷ [100 — (CF + CV +L)]
As siglas representam os seguintes conceitos:
- CF, custos fixos;
- custos variáveis;
- lucro estimado ou margem de lucro.
Também é muito importante entender que o markup leva em conta os gastos de produção para levar um único produto aos clientes. Assim, para que a conta seja feita adequadamente, tudo o que envolve o desenvolvimento daquela mercadoria entra na fórmula. Então, estamos falando de:
- custos fixos (CF, na fórmula), que são aqueles que sofrem menos variação. Alguns exemplos são o aluguel de loja, salários dos colaboradores, contas de água e luz, entre outros.
- custos variáveis, são aqueles, com o nome indica, que têm valores variáveis. Aqui, entram tributação, comissões aos colaboradores e o frete pago aos fornecedores pelos insumos, por exemplo;
- margem de lucro.
Qual é a diferença de margem e markup?
A principal diferença é que a margem de lucro é um percentual, enquanto o markup é um indicador. De qualquer modo, ambos ajudam empreendedores a precificar os produtos e/ou serviços de maneira precisa.
Na prática, o markup mostra a porcentagem que deve ser aplicada ao preço de venda para que o empreendedor consiga manter a margem de lucro desejada por ele. Para calcular ambos, é preciso analisar as informações financeiras do negócio.
Como converter margem para markup
A margem de lucro é um dos componentes da fórmula do markup, como veremos a seguir. Por isso, o ideal é que ela seja calculada antes, para facilitar o uso das fórmulas.
Como calcular a margem de lucro?
Como já conhecemos a definição de margem de lucro e a fórmula, podemos pensar em um exemplo prático para reforçar o entendimento. Então, vamos imaginar um e-commerce que venda equipamentos de informática.
No último mês, essa empresa vendeu R$ 30.000 em produtos. Já os seus custos totais, que envolvem despesas fixas e variáveis, além dos custos de produção, ficaram em R$ 21.000. Primeiro, vamos calcular o lucro bruto:
Lucro bruto = Receitas — menos custos totais;
Lucro bruto = R$ 30.000 — R$ 21.000,00;
Lucro bruto = R$ 9.000,00.
Por fim, com esse valor conhecido, podemos aplicar a fórmula da margem de lucro:
Margem de lucro = Lucro bruto ÷ vendas × 100
Margem de lucro = R$ 9.000÷ R$ 30.000,00 × 100;
Margem de lucro = 0,3 × 100;
Margem de lucro = 30%.
Esse resultado afinal atesta que, a cada produto que essa loja vende por mês, ela tem um lucro de 30%, um ótimo percentual para a rentabilidade do empreendimento.
Qual é a fórmula do markup e como calcular?
De maneira simplificada, a fórmula do cálculo pode ser representada da seguinte forma:
Markup = 100 ÷ [100 × (CF + CV +L)]
Vamos continuar com nosso exemplo anterior, aquele da loja de informática. Para calcular o preço da venda de um produto com base no markup, você pode começar separando os percentuais do lucro bruto referente aos custos fixos e variáveis. A margem de lucro, por sua vez, nós já encontramos: 30%.
Nesse sentido, vamos supor que os percentuais do lucro bruto de cada produto são de 30% e o das despesas variáveis são de 5%. Nesse sentido, temos:
- CF: 30%;
- CV: 5%;
- ML (também representada como L em outras variações da fórmula): 30%
Agora, já podemos aplicar a fórmula do markup. É importante notar que os números representados são expressos em porcentagem, e não em valores reais.
Markup = 100 ÷ [100 – (CF + CV + L)]
Markup = 100 ÷ [100 – (30 + 5 + 30)]
Markup = 100 ÷ [100 – (65)]
Markup = 100 ÷ 35
Markup = 2,86 (valor arredondado)
Com um markup encontrado de 2,86, chegou a hora de aplicar a fórmula do preço de venda, para que a precificação seja bem feita.
Para usar o valor do markup para calcular esse preço de venda, basta multiplicar o número encontrado pelo custo de produção do produto. Vamos imaginar uma mercadoria que custe R$ 40 em insumos, isto é, o seu custo de produção total. Nesse caso:
Preço de venda = custo de produção × markup
Preço de venda = 40 × 2,86
Preço de venda = R$ 114,4
Em tal situação, o preço ideal para que a empresa tenha lucratividade é de R$ 114,4. Caso ela reduza a margem de lucro de 30% para 20%, por exemplo, ela ainda terá uma boa rentabilidade em relação às vendas.
Afinal, com uma margem de lucro de 20%, o markup seria de 2.22. Multiplicando pelo custo dos insumos daquele produto (R$ 40), teríamos R$ 88,8, o que significa que essa loja ainda teria um lucro de R$48,8.
Qual é o markup ideal?
O markup ideal é aquele que mostra que o preço de venda praticado pela empresa é satisfatório, levando em conta os custos e também os valores dos concorrentes.
Caso os valores não correspondam às suas expectativas, é importante ajustar a sua margem de lucro: nesse sentido, você deve considerar quais despesas podem ser cortadas, assim como considerar buscar novos fornecedores de insumos, com preços mais em conta.
Agora que você entendeu o que é markup e margem, as diferenças entre os dois e como fazer os cálculos, já pode utilizar esses conceitos em seu negócio para entender melhor como cobrar pelos seus produtos e serviços, além de mapear os gastos para produzir os itens para venda e atingir o equilíbrio econômico.
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Escrito por
Eduardo Luiz
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