Como um bom layout na loja física pode aumentar suas vendas
Um bom layout no ponto de venda é capaz de influenciar o cliente desde a entrada à sua loja até a decisão final de compra do produto ou serviço oferecido por sua marca. Essa escolha também é importante para fazer com que os consumidores passem mais tempo ali, o que aumenta as chances de que comprem mais.
Nesse sentido, um ponto de venda deve ser todo planejado para que o consumidor percorra exatamente o caminho determinado pelo visual merchandising, ou seja, pelos pontos estratégicos de acessos a determinados expositores e produtos.
Por isso, neste post explicaremos como otimizar o espaço no ponto de venda, além de apresentar algumas dicas estratégicas para posicionar os seus produtos e aumentar a visibilidade das mercadorias e das ofertas. Boa leitura!
Importância da otimização do espaço no PDV
A partir do momento em que você tem conhecimento do trajeto do cliente na loja, é possível identificar quais são os pontos quentes e frios. Os pontos quentes são aqueles que têm maior fluxo de pessoas e, consequentemente, os produtos que ficam ali expostos têm maior facilidade de saída.
Já os pontos frios são aqueles pontos que escapam do fluxo natural da loja — consequentemente, há menos vendas das mercadorias posicionadas.
O que precisa ser feito é realocar os produtos de maior saída em pontos de menor circulação, induzindo o consumidor a circular por espaços que antes não eram de seu conhecimento. Dessa forma, outros produtos serão vistos.
Garantir uma boa visibilidade para promoções e descontos também são boas estratégias para chamar a atenção para os produtos desses pontos.
Além de monitorar o fluxo do cliente na hora compra, observe se o acesso ao caixa é facilitado, para aqueles momentos em que ele espera o fechamento da compra, no momento de saída da loja.
Não se esqueça de manter seu estoque atualizado e organizado. Essa prática ajuda os consumidores a encontrar o que procuram e facilita a manutenção do espaço.
Dicas de como criar layout para o ponto de venda (PDV)
Agora que falamos de formas de otimizar o seu PDV, chegou o momento de mostrar algumas dicas básicas para que seus produtos fiquem bem visíveis e acessíveis aos consumidores. Vamos conhecer os segredos de layout no ponto de venda.
1. Posicione estrategicamente os produtos
É muito importante que você deixe os produtos comprados por impulso perto do caixa. Um exemplo: supermercados e farmácias costumam montar um corredor de chocolates e outros comestíveis em um espaço que leva ao caixa.
Desse modo, como é comum que pessoas precisem aguardar algum tempo na fila, é natural que o impulso de adquirir alguns desses produtos cresça.
2. Organize as mercadorias por categorias e subcategorias
É muito importante organizar os produtos em categorias e subcategorias. Para isso, lembre-se de posicionar estrategicamente algumas mercadorias que se complementam.
Um exemplo: fraldas e talco, que costumam ser comprados juntos. Essa estratégia garante que as pessoas não deixem de levar uma mercadoria complementar por esquecimento ou pela falta de orientação sobre a localização dos produtos.
3. Preste atenção às datas de vencimento dos produtos
Além de estar sempre vigilante em relação ao vencimento dos produtos, elabore estratégias de acordo com essas datas. Caso algum lote esteja prestes de vencer, disponibilize-o à vista de todos e coloque placas para sinalizar.
4. Reabasteça estrategicamente as gôndolas
Na hora de reabastecer as gôndolas e o estoque, mantenha os produtos antigos na frente, mais destacados, e os novos atrás. Desse modo, você garante que os clientes peguem primeiro os que estão mais próximos do vencimento, evitando a perda de produtos e, consequentemente, o prejuízo.
5. Tome cuidado com o posicionamento adequado
Produtos de maior destaque devem ficar à altura dos olhos dos consumidores. Por isso, nada de colocar aquela mercadoria que vende muito lá na última prateleira, dificultando o acesso e a visibilidade.
Além disso, essa prática ainda pode causar acidentes, com as pessoas tentando se apoiar nas prateleiras para alcançá-los.
6. Deixe os rótulos bem destacados
Organize os produtos na loja de forma que o rótulo fique sempre visível e próximo ao preço. Lembre-se de que você precisa simplificar os procedimentos.
Assim, imagine que um cliente encontre a sua marca preferida, mas leve muito tempo para descobrir o preço da mercadoria. Isso só servirá para irritar o consumidor, que precisará ficar se deslocando para lá e para cá para buscar informações. Será muito difícil manter a fidelização dessa pessoa.
7. Garanta a visibilidade de promoções e descontos
Cuide para que placas relacionadas a descontos ou promoções estejam atualizadas e disponibilizadas nos locais corretos. Para um cliente, poucas coisas são mais frustrantes do que descobrir as ofertas já no caixa — ou nem ficar sabendo delas e pagar mais caro em outras mercadorias.
Contudo, é preciso ter cuidado para que não haja uma enxurrada de placas de promoções, de modo que elas se confundam ou que algumas cubram o espaço dedicado a outras. Pense em um posicionamento estratégico, distribuindo as placas de acordo com cada setor e levando em conta produtos com muita saída.
8. Cuide da limpeza
Um ambiente organizado e limpo é obrigatório, já que deixa a sua loja bem mais respeitável. Remova embalagens danificadas, mantenha o chão livre de sujeiras e garanta que as prateleiras estejam sempre arrumadas, com os produtos bem separados.
Conclusão
A disposição de produtos, gôndolas, caixas e fundo de loja interfere completamente no fluxo dos clientes dentro do estabelecimento. Por isso, preste bastante atenção no modo com que você usa o espaço da sua loja.
Estude e observe a entrada, identificando os caminhos que as pessoas costumam tomar e para onde elas costumam olhar. Fazendo isso, será mais fácil entender como conduzi-las para os pontos quentes da sua loja.
Como vimos no artigo, o layout no ponto de venda do estabelecimento comercial é tão importante quanto os preços que você pratica e as técnicas de fidelização de clientes.
Gostou do artigo e quer conhecer mais dicas sobre como otimizar as operações dentro do seu negócio? Então, não deixe de conferir nosso post especial sobre logística!
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Escrito por
Isabella TôrresAnalista de Marketing e Criadora de Conteúdo com foco em estratégias de awareness. Experiência em temas como empreendedorismo, marketing, vendas e SaaS para o varejo.
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