Itens básicos para criar uma loja virtual

Quer entrar no mercado crescente que é o virtual, mas ainda não sabe como montar sua loja online?

Então hoje vamos mostrar a você o que você precisa para criar sua loja virtual e começar a ganhar dinheiro com suas vendas online!

Na hora de montar um e-commerce, os itens básicos para a criação do seu site de vendas são a escolha da plataforma, pagamentos, segurança, frete e logística, marketing e suporte. Vamos conferir um pouco mais sobre esses pontos.

Plataforma

A plataforma é a base da sua loja, e isso faz com que a escolha dela seja uma das primeiras e mais importantes decisões a serem tomadas na hora montar sua loja virtual.

Existem 3 tipos de plataformas para sua loja online no mercado: gratuitas, que são muito limitadas e não permitem customização, de código aberto, que também são gratuitas mas precisam que você tenha conhecimento para montar sua loja ou contrate um especialista, e as pagas, que além de possuírem suporte permitem a customização.

Na hora de escolher, tenha em mente que é necessário uma plataforma flexível e que atenda suas demandas a longo prazo também, para que o crescimento do seu negócio não seja prejudicado.

Pagamentos

É preciso definir como você vai receber os pagamentos no seu site de vendas online.

Para quem está começando agora, a melhor e mais recomendada opção é utilizar intermediadores de pagamento, como o PayPal ou o PagSeguro, que oferecem várias opções de pagamento ao cliente e transpassam segurança pois assumem o risco de fraudes, tanto para os clientes quanto para o lojista.

Segurança

Os consumidores se preocupam com a segurança na hora das compras online e você não conseguirá clientes se não tiver segurança no seu site. É obrigação da loja virtual proteger os dados de compra dos seus clientes, e você deve deixar claro sobre a segurança do seu cliente em seu site.

As ferramentas fundamentais para segurança em lojas virtuais são a SSL (Secure Socket Layer) e o Scan de Aplicação e IP.

A SSL é obrigatória, e funciona como uma proteção para todos os dados que seus usuários inserem em formulários.
O Scan de Aplicação e IP busca vulnerabilidades e aponta as falhas que devem ser corrigidas para prevenir o acesso ao banco de dados e roubo de informações do site.

Marketing

Para conseguir visitantes na sua loja virtual, você precisa fazer com que as pessoas saibam que ele existe, e isso é feito através do marketing.

No mundo digital, as melhores formas de marketing são criação de conteúdo relevante, anúncios pagos e Google Adwords, páginas em redes sociais e e-mail marketing.

Suporte

A loja online é obrigada a fornecer suporte para os seus clientes. Você pode oferecer o suporte através de telefone, chat online, e-mail, entre outras opções.

Sistema de Gestão ERP

Para ter qualidade e organização na sua loja virtual, você precisa de um Sistema de Gestão ERP. Uma ferramenta de ERP se conecta a plataforma da sua loja virtual e automatiza o controle e processos necessários, como recebimento de pedidos de venda, verificação de pagamentos, emissão de notas fiscais, acompanhamento da entrega de pedidos, entre outras funções.

Logística e Frete

Crie um sistema de logística e entrega de seus produtos. De início, você mesmo pode levar o produto vendido até o Correio, mas com o aumento de demanda, é necessário contratar o serviço de coleta dos produtos.
Outra forma é combinar a entrega diretamente pelo seu fornecedor.

Esses são os passos básicos e necessários para abrir sua loja virtual. Se você quer saber mais, continue seguindo o nosso blog, ou entre em contato com o Consultor TagPlus através dos comentários logo abaixo!

Sistema online

TagPlus é o sistema ideal
para a gestão da sua loja!

Controle seu estoque, financeiro, clientes,
notas fiscais, venda online e muito mais.

Imagem ilustrativa monitor com o Sistema Tagplus
Foto do perfil do autor ou autora

Escrito por

Nenhum comentário

Deixe o seu Comentário

Categorias