A fidelidade do consumidor em tempos de crise

Em tempos de crise, como o surto do novo Coronavírus, coloca em evidência um cenário econômico instável e turbulento por todo o mundo. As medidas são tomadas visando o combate ao vírus e a proteção da população, principalmente quando se trata da saúde.

Não importa o porte da sua empresa, sua produção e caixa irão sentir a diferença. Diversos investimentos que iriam ocorrer em 2020 foram adiados ou suspensos até que haja maior segurança dos próximos eventos. Até agora, o modo ativado é o de sobrevivência dos negócios e das pessoas. 

Das dificuldades, nascem grandes ideias. Diante disso, as empresas buscam incessantemente por maneiras de garantir a fidelidade de seus clientes, e aumentar a possibilidade de sobrevivência ao fim dessa crise.

Atente-se aos seus funcionários

O principal contato da empresa com o consumidor é feito através de seus funcionários. Se eles estão bem e concentrados, a qualidades dos serviços e produtos ofertados melhoram.

Para evitar a queda brusca de comprometimento por parte dos funcionários, as empresas devem demonstrar apoio à equipe e garantir o engajamento de suas funções.

O stress e o medo podem paralisar algumas pessoas, sendo assim, quase inevitável que mudem seus comportamentos e rendimento nas atividades desenvolvidas. A pressão psicológica de uma pandemia afeta à todos, sem exceção de grupos.

Seja flexível

Um dos grandes problemas de uma crise como a que estamos vivenciando, é que para alguns segmentos, há uma alta taxa de cancelamento de pedidos, assim como alteração ou reembolso de serviços que não serão mais realizados.

É importante lembrar que todos estão inseguros e é um diferencial a empresa que consegue ser flexível na hora de fazer um acordo com o cliente. Dessa forma, além de manter o cliente por perto, ganha sua admiração. Consequentemente, ele será leal a empresa e ainda a indicará como marca de confiança.

Consumidores

Da mesma forma que afeta os funcionários, essa crise afeta os consumidores. O comportamento de compra se altera e as necessidades mudam.

As empresas que conseguirem tratar seus clientes com empatia, compreensão e suporte através de um atendimento diferenciado, terão mais chances de segurar esses clientes futuramente.

Redes sociais

O contato da marca com o consumidor pelas redes sociais traz a sensação de intimidade e confiança. Disponibilize conteúdos a respeito do seu segmento no mercado, e como a empresa está se comportando em relação à crise. Utilize textos, poemas, vídeos e outros.

Mostre para seus clientes que eles não estão sozinhos e que passarão por essa juntos!

Dicas

Cada empreendimento está fazendo o que pode para reverter o quadro atual e conseguir sair da crise sem maiores complicações.

Para isso, algumas dicas podem ser úteis, como por exemplo, a criação de cartão fidelidade e descontos para quem adquirir.

Alguns bares e restaurantes, um dos segmentos mais afetados, criaram os vouchers que são adquiridos agora e consumidos posteriormente. Esta prática levará mais movimento ao negócio no futuro.

Serviços de delivery também tem se mostrado bastante efetivo para as empresas. Invista!

Image by Freepik

Sistema online

TagPlus é o sistema ideal
para a gestão da sua loja!

Controle seu estoque, financeiro, clientes,
notas fiscais, venda online e muito mais.

Imagem ilustrativa monitor com o Sistema Tagplus
Foto do perfil do autor ou autora

Escrito por

Nenhum comentário

Deixe o seu Comentário

Categorias