A fidelidade do consumidor em tempos de crise
Em tempos de crise, como o surto do novo Coronavírus, coloca em evidência um cenário econômico instável e turbulento por todo o mundo. As medidas são tomadas visando o combate ao vírus e a proteção da população, principalmente quando se trata da saúde.
Não importa o porte da sua empresa, sua produção e caixa irão sentir a diferença. Diversos investimentos que iriam ocorrer em 2020 foram adiados ou suspensos até que haja maior segurança dos próximos eventos. Até agora, o modo ativado é o de sobrevivência dos negócios e das pessoas.
Das dificuldades, nascem grandes ideias. Diante disso, as empresas buscam incessantemente por maneiras de garantir a fidelidade de seus clientes, e aumentar a possibilidade de sobrevivência ao fim dessa crise.
Atente-se aos seus funcionários
O principal contato da empresa com o consumidor é feito através de seus funcionários. Se eles estão bem e concentrados, a qualidades dos serviços e produtos ofertados melhoram.
Para evitar a queda brusca de comprometimento por parte dos funcionários, as empresas devem demonstrar apoio à equipe e garantir o engajamento de suas funções.
O stress e o medo podem paralisar algumas pessoas, sendo assim, quase inevitável que mudem seus comportamentos e rendimento nas atividades desenvolvidas. A pressão psicológica de uma pandemia afeta à todos, sem exceção de grupos.
Seja flexível
Um dos grandes problemas de uma crise como a que estamos vivenciando, é que para alguns segmentos, há uma alta taxa de cancelamento de pedidos, assim como alteração ou reembolso de serviços que não serão mais realizados.
É importante lembrar que todos estão inseguros e é um diferencial a empresa que consegue ser flexível na hora de fazer um acordo com o cliente. Dessa forma, além de manter o cliente por perto, ganha sua admiração. Consequentemente, ele será leal a empresa e ainda a indicará como marca de confiança.
Consumidores
Da mesma forma que afeta os funcionários, essa crise afeta os consumidores. O comportamento de compra se altera e as necessidades mudam.
As empresas que conseguirem tratar seus clientes com empatia, compreensão e suporte através de um atendimento diferenciado, terão mais chances de segurar esses clientes futuramente.
Redes sociais
O contato da marca com o consumidor pelas redes sociais traz a sensação de intimidade e confiança. Disponibilize conteúdos a respeito do seu segmento no mercado, e como a empresa está se comportando em relação à crise. Utilize textos, poemas, vídeos e outros.
Mostre para seus clientes que eles não estão sozinhos e que passarão por essa juntos!
Dicas
Cada empreendimento está fazendo o que pode para reverter o quadro atual e conseguir sair da crise sem maiores complicações.
Para isso, algumas dicas podem ser úteis, como por exemplo, a criação de cartão fidelidade e descontos para quem adquirir.
Alguns bares e restaurantes, um dos segmentos mais afetados, criaram os vouchers que são adquiridos agora e consumidos posteriormente. Esta prática levará mais movimento ao negócio no futuro.
Serviços de delivery também tem se mostrado bastante efetivo para as empresas. Invista!
Image by Freepik
Sistema online
TagPlus é o sistema ideal
para a gestão da sua loja!
Controle seu estoque, financeiro, clientes,
notas fiscais, venda online e muito mais.
Escrito por
Renata Scaff
Nenhum comentário