6 estratégias infalíveis para reduzir carrinhos abandonados no seu e-commerce

No comércio eletrônico, os carrinhos abandonados são um desafio comum enfrentado pelos lojistas. Muitos clientes chegam até a etapa final do processo de compra e desistem antes de finalizar a transação. Mas por que isso acontece?

Segundo uma pesquisa da plataforma Yampi, recentemente, mais de 68% de carrinhos foram abandonados na etapa de entrega, revelando que algumas das causas podem ser o valor do frete e os prazos de recebimento. Porém, também existem outros fatores capazes de influenciar na decisão do cliente.

Neste post, vamos explorar os principais motivos que levam as pessoas a abandonarem seus carrinhos de compras e apresentar 6 estratégias eficazes para reduzir essa incidência, para melhorar a conversão de vendas no seu e-commerce. Vamos lá!

Por que as pessoas abandonam o carrinho?

Para saber os motivos das pessoas abandonarem o carrinho de compras no seu e-commerce é necessário avaliar uma variedade de aspectos, incluindo:

Custos adicionais inesperados

Valor do frete, acréscimo de impostos, taxas de processamento e condições de pagamento desfavoráveis ao cliente, como inserção de juros no parcelamento, quando são reveladas apenas no final do processo de checkout podem desencorajá-los a finalizar a compra.

Complicações no processo de checkout

Formulários longos e complicados, que solicitam muitos dados, e múltiplas etapas de checkout podem tornar o processo de compra frustrante e transmitir insegurança para os clientes, que desistem de finalizar a compra.

Prazos de entrega longos

Em alguns casos, o cliente precisa do produto com urgência, inclusive estando disposto a pagar mais por uma entrega rápida, com isso acaba optando por comprar em marketplaces que possuem o benefício de uma entrega antecipada, causando o abandono do carrinho em lojas virtuais.

Falta de opções de pagamento

A falta de opções de pagamento, também pode ser um empecilho. Talvez o cliente queira parcelar sua compra, e não exista essa possibilidade, ou em outro caso, pode se sentir inseguro em inserir os dados do cartão de crédito, o que pode gerar obstáculos para realizar a transação.

A desistência também pode ocorrer caso o site utilize um meio de pagamento de terceiros, que necessite que o cliente faça um novo cadastro ou login em outra plataforma, além do que já fez no site de compra, deixando o processo mais longo, complicado e passível de desconfiança.

Dúvidas sobre o produto ou empresa

A indecisão, falta de informações detalhadas sobre o produto, políticas de devolução pouco claras ou desconfiança com relação a idoneidade da empresa, bem como preocupações com a segurança dos dados, podem fazer com que os clientes hesitem em finalizar a compra.

Distrações ou interrupções durante o processo de compra

Interrupções externas, como receber uma ligação telefônica ou perder a conexão com an internet, pode levar os clientes a abandonarem o carrinho antes de finalizar.

A pessoa que está no site também pode não ser o decisor da compra, deixando o produto no carrinho para avaliar em outro momento.

Comparação de preços ou busca por promoções

Os clientes podem abandonar o carrinho para pesquisar preços em outros sites ou procurar por cupons e promoções, antes de tomar uma decisão final de compra.

Também pode ocorrer do cliente deixar o produto propositalmente na esperança de receber algum desconto da própria empresa em algum momento mais tarde.

Como reduzir o abandono de carrinhos

Agora que você avaliou quais aspectos podem fazer com que o seu cliente não finalize a compra, chegou a hora de conhecer as estratégias para reduzir o abandono de carrinhos em um e-commerce. É fundamental implementar métodos eficazes que facilitem o processo e incentivem os clientes a finalizarem suas compras.

Com isso, vamos às 6 estratégias para reduzir carrinhos abandonados no seu e-commerce.

1. Simplifique ao máximo o seu processo de checkout

Remova etapas desnecessárias e minimize a quantidade de informações que os clientes precisam fornecer para concluir a compra. Ofereça opções de checkout rápido, como o pagamento com um clique.

2. Aumente a transparência nos custos que o cliente terá

Deixe as informações de frete claras em seu site, inclusive quando oferece alguma condição especial, como o frete grátis acima de um valor.

Os custos totais precisam ficar bem visíveis, incluindo taxas de envio e impostos, desde o início do processo de compra para evitar surpresas que irão decepcionar o cliente no final.

3. Implemente a recuperação de carrinho abandonado

Nas próprias plataformas de e-commerce atuais é possível implementar ferramentas que relembrem o seu cliente sobre os produtos que deixou no carrinho, por meio de notificações ou e-mails.

Os e-mails automatizados para enviar lembretes são excelentes alternativas. Com eles, sua loja pode oferecer incentivos, como descontos, brindes, produtos semelhantes ou frete grátis, para estimular clientes a retornarem e concluir a compra.

4. Melhore a experiência do usuário

Otimize o desempenho do site, garantindo que ele seja rápido e responsivo em todos os dispositivos.

Atualmente, boa parte dos acessos acontece pelo smartphone, por isso, seu site deve estar pronto para receber clientes de diferentes dispositivos.

Facilite a navegação e a busca de produtos, com filtros de pesquisa e categorização clara. Invista em uma boa descrição de produto e imagens detalhadas, para que o cliente tenha mais segurança em sua compra.

Faça testes e pergunte ao seu cliente se há algo que poderia fazer para melhorar.

5. Ofereça suporte ao cliente

Disponibilize opções de suporte ao cliente durante o processo de compra, como chat ao vivo, telefone ou WhatsApp, para ajudar os clientes com dúvidas ou problemas que possam surgir.

O WhatsApp tem sido uma excelente ferramenta de vendas e suporte, atualmente. Invista em um ótimo atendimento e não perca nenhuma venda.

6. Gere senso de urgência na finalização

Acrescente um cronômetro em seu checkout para gerar um senso de urgência em ofertas oferecidas por tempos limitado. Selos como: “últimas unidades”, “X unidades em estoque” ou “X pessoas compraram esse produto nas últimas 24 horas”, também são eficazes para que o cliente não postergue a compra.

Conclusão

Implementar estratégias eficazes para evitar carrinhos abandonados é crucial para o sucesso de um e-commerce.

Ao adotar abordagens como simplificar o processo de checkout, oferecer opções de pagamento variadas, utilizar remarketing personalizado, otimizar a experiência mobile e fornecer um excelente suporte ao cliente, você pode reduzir significativamente a taxa de abandono de carrinhos e aumentar as chances de conversão.

Priorizar a conveniência, personalização e atendimento pode fazer toda a diferença na retenção de clientes e no crescimento do seu e-commerce.

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Escrito por

Bacharel em Comunicação formada pela PUC Minas, certificada em Marketing Digital pela mesma instituição. Escrevo especialmente sobre empreendedorismo, marketing e varejo oferecendo conteúdo educativo para profissionais desses setores.

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