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Uma forma de facilitar o controle de seus custos é separá-los em fixos e variáveis, tomando como base o padrão de comportamento em relação a produção e  atividade realizada. O custo total variável altera de acordo com a produção, e os custos fixos são sempre os mesmos, não importa o quanto produza.

Custos fixos

Os custos fixos são aqueles que tem todo mês, não sofrem alteração de valor e, portanto, não se relacionam com as vendas e nem dependem do volume de produção para existir. São conhecidos como custos de estrutura, como por exemplo, aluguel de equipamentos e instalações, salários, segurança, limpeza, entre outros.

Custos variáveis

Custos variáveis são aqueles que dependem de outros fatores para se alterar, isso significa que as despesas variam de acordo com o número de vendas. Como exemplo, podemos citar a matéria prima, as comissões de vendas e insumos produtivos (água e energia).

Precificação e concorrência 

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A etapa de precificação é  uma importante estratégia de vendas para manter a empresa no mercado de forma competitiva e sustentável. Para chegar a um valor viável para o consumidor e o microempreendedor, as empresas devem calcular os custos para chegar a uma definição do valor da mercadoria

Um modo de facilitar na hora de definir a precificação do produto e/ou serviço, é saber exatamente seus gastos e ganhos, o quanto eles variam por período e quais são os que não podem ser alterados, mediante o que foi gasto para produzir sua mercadoria ou prestar o serviço. Elementos externos também devem ser levados em consideração, como por exemplo, os preços praticados pela concorrência.

Definir preços com base nos concorrentes é uma estratégia de vendas aplicada onde existe a oferta de vários produtos/serviços de qualidade similar e que tem como um dos principais benefícios, a implantação de uma constante observação do mercado no qual a empresa está inserida, estando assim, sempre antenado a tudo que acontece a seu redor. Sendo assim, as estratégias de vendas e precificação estão diretamente ligadas ao desempenho do negócio, capazes de definir seu posicionamento diante dos concorrentes e de seu público-alvo.

Valor agregado

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Pode ser explicado como a percepção que um cliente tem de um produto ou serviço que atenda suas necessidades e desejos, levando em consideração seus benefícios e preços em comparação a concorrência. É um atributo de qualidade (não tangível) agregado/somado a um produto ou serviço (bem), que na percepção do cliente justifica sua escolha entre demais bens substitutos ofertados no mercado

Produtos parados e descontos 

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Produtos parados são considerado assim, a partir do momento que o produto é ofertado no mercado e não tem demanda o suficiente para que ele saia, seja por motivo do excesso de produto no estoque ou por falta de necessidade por parte do consumidor. Por isso, a primeira ação recomendada é analisar todos os itens em estoque, classifique-as por preço, quantidade, espaço ocupado no estoque e, em casos de produtos alimentícios, a data de validade.

Para conseguir se livrar do estoque parado há muito tempo, as promoções e descontos são bem vindas.  No caso das promoções, você garantirá a entrada de recursos no caixa e otimização do capital de giro. Descontos atraem compradores e os ‘combos” incentivam a compra. Além disso, datas comemorativas  e vendas nacionais, como o Black Friday, são excelentes oportunidades de giro. E não se esqueçam, o importante é vender, mesmo que diminua a margem de lucro desses produtos.

Fiquem ligados nos próximos conteúdos da série.

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Ecóloga, estudante de Publicidade e Propaganda. Na TagPlus, é Auxiliar Analista de Marketing e Publicidade, com ênfase em redação.

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