Compensa investir em um ECF hoje?

Com tantas alterações na legislação a respeito de emissão de documentos fiscais o Cupom Fiscal e o ECF (emissor de cupom fiscal) ficaram um pouco de lado.

Isso ocorre porque o sistema deixará de existir em breve. Mas quando? E será que ainda compensa comprar uma impressora fiscal?

Vamos falar sobre esse tema a seguir:

Análise de fatos

Tudo vai depender da legislação vigente em seu estado, o lojista deverá estar atento as normas para não perder os prazos de implementação de novos documentos fiscais.

Para não perder dinheiro com a compra de equipamento fiscal você deve observar se a essa será realizada para utilização em novo empreendimento que será inaugurado antes da obrigatoriedade de uso de novas tecnologias prevista nas legislações estaduais, cujo faturamento previsto se enquadre na faixa em que o uso do ECF é obrigatório.

Nesse caso, o varejista deve adquirir todo o equipamento fiscal para estar de acordo com sua legislação.

Mas se o foco é apenas trocar os equipamentos que já existem em seu estabelecimento o empreendedor deve analisar os seguintes tópicos:

  • O Estado em que seu comércio está instalado é um dos que mudarão a tecnologia de emissão de cupom fiscal nos próximos doze meses? Há imposição de novos sistemas como o CF-e ou a NFC-e?
  • Os equipamentos em operação atualmente dispõem de memória suficiente para operar até que a nova tecnologia seja implantada de forma obrigatória? Se não, é possível trocar apenas as memórias, reduzindo custos?
  • Qual o custo/benefício de colocar novas impressoras fiscais, considerando os custos do equipamento, obrigatoriedade de intervenções técnicas, manutenções etc.?

Atenção

A maior parte dos estados de nossa Federação já possui obrigatoriedade na imposição de um novo sistema fiscal e a maior parte dessas tecnologias não precisam de impressoras específicas.

Assim, é preciso avaliar se o período de tempo para uso do ECF ainda é vantajoso para o lojista.


Fique por dentro de todas as novidades e mudanças na legislação! Acompanhe nosso blog e tire também suas dúvidas.

Além disso, tenha um sistema que otimiza os processos e automatiza as legislações em vigor. Conheça o TagPlus. Clique aqui e teste grátis por 15 dias.

Sistema online

TagPlus é o sistema ideal
para a gestão da sua loja!

Controle seu estoque, financeiro, clientes,
notas fiscais, venda online e muito mais.

Imagem ilustrativa monitor com o Sistema Tagplus
Foto do perfil do autor ou autora

Escrito por

Nenhum comentário

Deixe o seu Comentário

Categorias