Como montar um negócio com pouco dinheiro para investir
Sabemos da grande dificuldade em estruturar, montar e abrir um negócio dentro da legalidade burocrática e que seja condizente com a realidade de cada um. Temos conhecimento também da complexa situação financeira em que o país se encontra e como isso afeta diretamente empresas de todos os portes.
Neste texto, vamos dar alguma dicas básicas para quem quer começar um negócio próprio, mas que tem pouco dinheiro para investir.
7 dicas para começar um negócio com pouco dinheiro
1. Otimize seu investimento
Na hora de criar, montar e executar um negócio, é ideal que se tenha conhecimento profundo sobre o tema. Isso, com certeza, vai facilitar e muito, a definir seu segmento de atuação, a entender as dores e necessidades do seu publico alvo e a conquistar fiéis clientes.
Por isso, a dica é: faça o que gosta e sabe de melhor. E lembre-se, nunca deixe de adquirir conhecimento.
2. Opte por negócios digitais
A abertura de uma loja física requer um investimento financeiro muito maior do que negócios apenas digitais.
É claro que todo tipo de negócio, seja ele físico ou digital, requer um investimento básico. Uma loja virtual, por exemplo, gasta tempo e dinheiro para definir o domínio, servidor, plataforma, etc. Mas em compensação não tem gastos como aluguel, conta de luz, de água, etc.
Além do mais, o marketing digital é um importante aliado na divulgação e captação de clientes.
3. Escolha segmentos pouco concorridos
Essa dica é para aqueles que ainda estão na dúvida do que vender.
Se você tem a certeza de que quer ser dono do próprio negócio, mas não sabe em qual segmento atuar, opte por nichos pouco explorados e que apresentam uma solução inovadora e inédita.
4. Tenha um bom plano de negócios e planejamento estratégico
Um negócio bem estruturado desde o começo, vai caminhar sempre equilibrado, necessitando apenas de ajustes normais.
5. Não misture o caixa pessoal com o da empresa
Esse é um dos maiores erros cometidos por micro e pequenos empreendedores. É extremamente necessário manter os dois caixas separados e também um fundo de reserva para ambos.
O principal fator de fechamento de empresas é a má gestão, como um todo. Não cometa esse erro, contrate a TagPlus.
6. Seja sempre comprometido
Se engana muito quem acha que o proprietário de uma empresa vive uma vida de ouro. É preciso muita coragem, comprometimento e responsabilidade para gerir um negócio.
Por isso, nunca “deixe para depois” suas responsabilidades como empreendedor. Esteja em dia com o fisco, com os documentos e com o funcionamento pleno da sua empresa.
7. Construa uma persona e seja fiel a ela
Importantíssimo ponto. Como sua empresa vai se portar e relacionar com os consumidores, qual postura vai ser adotada? Mais despojada, séria, dinâmica, tímida? Defina sua identidade e siga-a, isso vai criar identificação com o público e te dar credibilidade.
Sistema online
TagPlus é o sistema ideal
para a gestão da sua loja!
Controle seu estoque, financeiro, clientes,
notas fiscais, venda online e muito mais.
Escrito por
Renata Scaff
Nenhum comentário