Aprenda como emitir NF-e de devolução com ST e IPI

Se você tem dúvidas sobre a emissão de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e) para Devolução de Compras e Trocas quando há ICMS (imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação), ST (Substituição Tributária ) e IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), esse artigo é para você! Ensinaremos como emitir NF-e de devolução nesses casos.

NF-e de devolução

Quando emitimos uma nota fiscal de devolução, esta deve ser uma cópia fiel da nota fiscal de compra no que diz respeito aos valores de itens e tributos.

Empresas do ramo varejistas, quando compram de um Substituto Tributário ou Contribuinte do IPI, não devem devolver a nota destacando o IPI e a ST, nos campos próprios, mas ao invés disso informar os valores no campo dados adicionais da NF-e. Com as alterações da NT a SEFAZ passou a validar a totalização da NF-e e com isso os arquivos XML gerados pelo sistema estavam sendo rejeitados.

Como emitir nota fiscal de devolução com IPI e ST

Para emitir a nota corretamente, simplesmente informe:

  • O fornecedor para o qual está sendo efetuada a devolução;
  • você deve preencher a NF-e de Devolução observando atentamente o CFOP (se a mercadoria a ser devolvida tiver ST o CFOP a utilizar é o x.411 (5.411 para dentro do Estado e 6.411 para fora do Estado) se a mercadoria tem tributação normal (sem ST) utilize o CFOP 5201 (para devolução produção industrial) ou 5202 (para mercadorias do comercio) dentro do Estado e 6201 ou 6202, para fora do Estado, conforme seja devolução para indústria ou comercio, respectivamente. O CFOP independe de regime tributário das empresas;
  • produtos a serem devolvidos com os valores exatamente como na nota de compra;
  • valor do produto;
  •  ICMS próprio(para empresas do regime normal;
  •  não informe IPI e ST nos campos próprios;
  •  informe CST 00 para empresas do regime normal e CSOSN 102 para empresas do simples nacional.
  • some os valores de IPI e ST de todos os itens a serem devolvidos e informe no campo “Outras despesas acessórias”;
  • informe o valor de IPI e ST nos dados adicionais da nota fiscal;
  • emita a NF-e de Devolução exatamente pelo valor unitário do produto cobrado na(s) NF-e(s) de origem, sem ST e sem IPI;
  • informe em “Dados Adicionais” o(s) numero(s) da(s) NF-e(s) e a chave de acesso da(s) NF-e(s) de origem e a data dela(s).

Pronto! Assim você conseguirá emitir a NF-e de devolução!
Ainda não entendeu? Escreva suas dúvidas para a gente na seção de comentários!

Sistema online

TagPlus é o sistema ideal
para a gestão da sua loja!

Controle seu estoque, financeiro, clientes,
notas fiscais, venda online e muito mais.

Imagem ilustrativa monitor com o Sistema Tagplus
Foto do perfil do autor ou autora

Escrito por

  • Sou indústria do simples nacional, emiti uma nota fiscal destacando icms st, entretanto esta nota fiscal foi devolvida e quando devolveram a nota fiscal só veio com o valor do produto, está correto?
    Eu devo pagar o ICMS ST de uma nota fiscal que foi devolvida????

  • Boa tarde.
    Efetuei uma nota de devolução com apenas um item que contém ST de 4,88. Para que os valores pudessem ser apurados, dividi esse valor pela quantidade de produtos e adicionei ao preço de custo, fechando um valor X. Ainda coloquei nas informações adicionais que o ICMS está contido no valor dos produtos e especifiquei de quanto era o valor. Ainda assim, minha nota não foi aceita e preciso realizar outra. Como devo fazer essa nova nota?

  • PRECISO EMITIR UMA NOTA DE DEVOLUÇÃO PARA DENTRO DO ESTADO MINHA EMPRESA É OPTATANTE PELO LUCRO PRESUMIDO E MEU FORNECEDOR QUER QUER QUE EU EMITA UMA NOTA SEPARADA PARA O RESSARCIMENTO DA ST EU POSSO EMITIR DESSA FORMA?
    PRECISO SABER SE NÃO TEREI PROBLEMAS JUNTO A RECEITA.

  • Boa tarde,
    Se eu conseguir validar a nota de devolução com a ST e com o IPI, eu posso, ou é errado?

  • Olá,minha empresa é do simples,e não gera ICMS,mas a nota de devolução foi rejeitada,pq não preenchi esse campo,como faço nesse caso?

  • Sou varejista e estou emitindo nota de devolução com produtos de substituição tributária e empresa está recusando a nota por não ter destacado a alíquota ,tenho que destacar a alíquota ?

  • quero emitir nota fiscal de forma manual com desta de ICMS e ST/IPI qual porcentagem ou como emitir se possível me envie um PDF para ter uma ideia de como fazer esta emissão manualmente
    grato.

  • Meu cliente é uma indústria de confecção no ES, sob regime normal (lucro presumido), aqui, o ramo de atividade dele não paga IPI sobre as roupas confeccionadas, ele fez uma compra de matéria prima que veio com IPI destacado pelo fornecedor, porém foi necessário devolver a mercadoria, como devo proceder pois como não posso destacar no campo próprio, pelo que li, deve ser informado o valor em Despesas Acessórias, porém quando destaco nesse campo, o valor é somado a base de cálculo do ICMS ficando diferente da nota original, o que fazer?

  • Boa tarde,
    Na NF de devoluçãom Empresas do Lucro Real podem destacar o imposto nos campos proprios? ou a regra de não destacar serve para todos os regimes?
    desde ja agradeço.

Deixe o seu Comentário

Categorias